Ao vivo
Home » Novidades » BMW comemora 30 anos no Brasil e anuncia lançamento para 2026

Novidades

Investimento

BMW comemora 30 anos no Brasil e anuncia lançamento para 2026

Montadora alemã fecha 2025 com alta forte nas vendas, domina um terço do mercado premium, anuncia novos investimentos e confirma a chegada do M135i ao Brasil

4 min de leitura

A BMW está comemorando 30 anos de operação no Brasil em 2026 e vive um dos seus melhores momentos por aqui. A marca fechou o período com crescimento recorde e um dado bem curioso. Hoje, um em cada três carros vendidos no segmento premium no país leva o emblema da BMW. Esse desempenho se dá por uma combinação de produtos, produção local e estratégia para o mercado brasileiro.

Os carros que puxaram o crescimento

Entre os principais responsáveis pelo avanço da BMW no Brasil está o BMW X1, que foi o modelo premium mais vendido do país e ainda registrou crescimento de 10%. O BMW Série 3 também teve papel importante nesse resultado, assim como o BMW X5, que chamou atenção com um salto expressivo de 65% nas vendas.

Esses três modelos são produzidos na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. O índice de nacionalização varia conforme o modelo. No caso do X5, que não tem partes soldadas localmente, o índice é de cerca de 40%. Já o Série 3, que passa por processos de soldagem e conformação no país, chega a aproximadamente 60%.

BMW Série 3
BMW Série 3 [divulgação]

Um ponto reforçado pela BMW é que o padrão de qualidade dos carros feitos no Brasil é o mesmo dos modelos produzidos na Europa. A fábrica de Araquari segue os mesmos processos, controles e critérios adotados globalmente pela marca.

Isso ajuda a explicar por que, além do crescimento em vendas, a BMW também registrou aumento no índice de satisfação dos clientes. Segundo a marca, o compromisso com o Brasil vem sendo reforçado ano após ano, com uma sequência de lançamentos e atualizações de produto.

M135i confirmado e novos lançamentos a caminho

BMW M135i
BMW M135i xDrive [Divulgação]

A principal novidade anunciada no evento foi o retorno do BMW M135i ao Brasil no primeiro trimestre. O modelo desembarca no primeiro trimestre de 2026 e promete ser um dos carros mais esportivos da marca à venda no país. 

Ele vem equipado com motor 2.0 turbo a gasolina de 317 cv e 40,8 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de cinco segundos. Além dele, a BMW confirmou que terá outros lançamentos no Brasil, sempre pensando no consumidor local e na estratégia da marca para o país.

Eletrificação com cautela, mas sem fechar portas

Novo BMW X5 [divulgação]
Novo BMW X5 [divulgação]

No tema eletrificação, a BMW deixou claro que, neste momento, a intenção é produzir apenas um modelo elétrico no Brasil. Ainda assim, a fábrica de Araquari é flexível e pode se adaptar às mudanças do mercado, inclusive para ampliar a produção de elétricos se houver demanda.

Um exemplo dessa estratégia de eletrificação e adaptação é o próprio BMW X5 PHEV, que já soma 1.267 unidades vendidas no Brasil. Parte do investimento recente da marca está diretamente ligada à produção desse modelo.

Investimento bilionário 

BMW X2 [divulgação]
BMW X2 [divulgação]

Paralelamente às discussões sobre acordos entre Brasil e Mercosul, a BMW reforçou seu compromisso com o mercado brasileiro. A marca anunciou investimento de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028, voltado à produção de novos carros e à adoção de tecnologias globais.

Esse aporte inclui atualização de processos industriais, preparação para novos produtos e evolução da linha nacional.

Neue Klasse está nos planos

BMW iX3 azul
BMW iX3 [Divulgação]

A nova família BMW Neue Klasse também está confirmada para o Brasil. Ainda não há uma data definida para a chegada, mas a BMW vê essa nova geração de modelos como algo alinhado ao nosso mercado. “É uma família que faz sentido para o Brasil”, afirmou Maru Escobedo, CEO da BMW.

MINI cresce acima do mercado

A MINI, que faz parte do grupo BMW, também vive um momento positivo no Brasil. A marca cresceu acima da média do segmento premium e hoje tem um dado simbólico. Cerca de um terço das suas vendas no país já vem de modelos elétricos.

Mini Cooper S Cabrio S 2026 cinza andando com a capotada abaixada
Mini Cooper S Cabrio S 2026 [Divulgação]

Outro destaque foi a linha Mini John Cooper Works, que somou mais de 400 unidades emplacadas no Brasil. Ao todo, a BMW registrou 16.865 carros emplacados no Brasil, enquanto a MINI somou 1.591 unidades.

E você, gosta da BMW? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar