
Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 estão entre as maiores disputas da indústria automotiva. Tanto que, onde um vai, o outro também se encaminha. Contudo, a BMW aproveitou que o Mercedes-AMG C63 está causando polêmica com seu motor quatro cilindros e vendendo pouco para cutucar a rival e dizer que ela está errada.
Em entrevista à revista Drive, o CEO da divisão M da BMW, Frank Van Meel, cutucou a decisão da marca rival: “nós sempre estamos olhando para todos os tipos de conceito. Apesar do downsize, é sempre sobre performance na pista. E para uma entrega contínua de performance, seria muito difícil para um quatro cilindros na pista”.
“E, como o M3 é muito usado nas pistas, isso tirou toda possibilidade de um downsizing”, completa o executivo deixando claro que a BMW não vai usar um motor quatro cilindros na próxima geração do M3. A Mercedes-Benz, vale lembrar, trocou o V8 biturbo do C63 AMG por um conjunto híbrido plug-in com motor quatro cilindros.

Teremos um BMW M3 elétrico?
Ou seja, fãs do BMW M3 respirem aliviados porque o sedan esportivo vai manter suas raízes…parcialmente. “Nós vamos ter um [M3] elétrico, mas do outro lado vamos manter o seis cilindros em linha na próxima geração”, completa o executivo alemão. Ou seja, a BMW terá uma variante totalmente elétrica do Série 3 mais esportivo para atender ao mercado.
Contudo, manterá o motor seis cilindros em linha da atual geração para aqueles que ainda apreciam um bom motor a combustão. Porém, há uma grande possibilidade de eletrificação. Ao contrário do BMW M5 e do Mercedes-AMG C63, que se tornaram PHEV, o M3 deve adotar sistema MHEV (semi-híbrido) para baixar emissões e consumo.

Você acha que a BMW foi certeira em cutucar a Mercedes-Benz? Ou a fabricante do C63 acertou na eletrificação do seu esportivo? Conte nos comentários.