A Ford revelou que fez um investimento de US$ 40 milhões em sua planta em Pacheco, Argentina. O aporte servirá para ampliar a produção na instalação e lançar novas versões da Ranger para a América do Sul. Nisso, o Brasil deve lucrar, já que a caminhonete média vem importada justamente da região argentina. Mas, quando será que vamos conhecer as novidades provenientes deste novo investimento?
De acordo com a montadora, o valor aplicado ajudará no aumento da velocidade na linha de produção. Assim, o ritmo de fabricação de unidades da caminhonete deverá superar 80 mil unidades por ano, isso representa um crescimento de 40% em relação ao valor anotado em 2024. Vale lembrar que cerca de 50% do volume de produção argentina da picape é destinado ao Brasil.
O novo investimento que a Ford fez para sua planta na Argentina vai contemplar também o lançamento das versões cabine simples e chassi. Desse modo, quando essas versões vierem ao Brasil, ela vai atazanar ainda mais a rainha do segmento, que é a Toyota Hilux. A instalação internacional chegou até a contratar mais mão de obra local no começo de 2025. Martín Galdeano, presidente da marca para Argentina e América do Sul, contou que os índices de vendas da picape impulsionaram a fabricante nessa decisão.

Mas, quando teremos novidades?
Ele revelou que o aporte financeiro ajudará a montadora a ampliar a linha de produção do modelo e assim abastecer sem problemas a demanda local e regional. A atual geração da picape média foi apresentada em meados de 2023 e trouxe renovação da instalação na época. Para lançá-la, a montadora dona do Territory aplicou cerca de US$ 660 milhões nessa linha de produção e implementou até uma nova fábrica de motores.
Desde que chegou ao país tropical, a nova geração da Ranger tem anotado expressivas vendas e se posicionado entre os modelos mais vendidos da sua categoria. Em 2024, por exemplo, ela alcançou mais de 28 mil unidades vendidas no ano. No primeiro semestre de 2025, já anota crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em junho deste ano, ela foi escolhida por 2.961 clientes, ficando a frente da veterana Chevrolet S10.

Porém, mesmo com as vendas em alta e o investimento já anunciado, a Ford não deu uma data específica para apresentar as novas versões da sua caminhonete média. Por aqui, a versão mais barata oferecida é a Black 2.0 turbo diesel de 170 cv e com câmbio automático. Ela parte de R$ 238.900. As novas versões cabine simples e chassi deverão se posicionar ao lado da versão XL e serem ofertadas como veículos comerciais leves.
Até uma versão semi-híbrida da caminhonete é estudada na planta. Mas, ainda não há confirmação da sua vinda.
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Não entendi que a Ford vai ser bom para o Brasil se a Rangel não será produzida no Brasil e sim na Argentina. Propaganda enganosa.