A Ford está passando por um momento delicado na Europa. Ela tirou o hatch médio Focus de linha, enfrenta baixas vendas dos elétricos e quer voltar aos velhos tempos. Por isso, ela está desenvolvendo um novo SUV mais acessível e robusto. Ele será como um substituto do hatch e quer atrair a clientela que migrou para outras marcas depois da chegada dos Explorer e Capri elétricos.
Seu novo modelo será produzido na Espanha e ao lado do Kuga. Como sua proposta é ser mais acessível, ambos deverão compartilhar a plataforma C2. Assim, a marca reduz os custos de produção. Este novo modelo será o primeiro sob o comando do recém apresentado Jim Baumbick. Ele se tornou o chefe da divisão europeia da fabricante e tem uma dura missão pela frente.
O que acontece é que a marca perdeu bastante público nos últimos tempos na Europa. A chegada de novas marcas chinesas pode explicar essa queda. Outro ponto delicado e que deixou a Ford desnorteada foi a queda nas vendas dos elétricos, como o Capri. Os europeus lidam com a falta de infraestrutura de recarga e por isso não estão mais comprando tanto carro elétrico.

Pensando no público
Desse modo, esse novo SUV se tornará uma espécie de tábua da salvação para a fabricante. Segundo o Autocar, o novato terá como inspiração o Bronco 4×4 e a variante Sport, vendidas tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. O que os executivos querem é que este futuro modelo tenha pegada familiar, seja acessível e tenha ar mais robusto.
Jim Farley, atual CEO da Ford, esteve presente na recente edição do Salão do Automóvel de Detroit, Estados Unidos. Por lá, o executivo contou que o Bronco vai ganhar cada vez mais espaço no mercado mundial e que seu nome pode até ser usado no futuro SUV europeu. A expectativa é que o novato seja oficialmente revelado em meados de 2027.

Além disso, ele não será exclusivamente elétrico. Ele deverá ter versões híbridas, entre elas uma com conjunto híbrido plug-in. Seu projeto está cercado de expectativas e ele deverá estar entre os carros mais acessíveis que a marca oferece na região europeia. Quando chegar, o novo SUV vai tirar a paz da nova geração do Jeep Compass e companhia.
Você acha que o futuro do mercado será composto apenas por SUVs? Conte nos comentários


