Home » Novidades » BYD apresenta primeiro Dolphin Mini e Song Pro nacional e dará início na produção em breve 

Novidades

Finalmente

BYD apresenta primeiro Dolphin Mini e Song Pro nacional e dará início na produção em breve 

A fábrica de Camaçari (BA) iniciou a fase de montagem com o Dolphin Mini; Song Pro e King também estão confirmados para a produção local

4 min de leitura

A BYD deu o primeiro passo concreto rumo à produção de carros no Brasil. Em um evento realizado nesta segunda-feira (1), a marca chinesa apresentou o primeiro Dolphin Mini montado em solo nacional, em caráter experimental, dentro do novo complexo industrial em Camaçari, na Bahia. A planta entra agora em fase de testes de linha, com veículos protótipos que não serão vendidos ao público.

O modelo será montado inicialmente no regime SKD, quando as peças chegam importadas e são apenas montadas localmente. Esse processo deve durar cerca de 12 meses, enquanto a fábrica se prepara para avançar às próximas fases de nacionalização.

Segundo a BYD, o galpão principal tem cerca de 156 mil metros quadrados. O polo industrial da BYD em Camaçari é o maior da empresa fora da China, segundo Stella Li, vice-presidente global da BYD.

Linha de montagem da BYD em Camaçari (BA) com Dolphin Mini branco
Linha de montagem da BYD em Camaçari (BA) [Divulgação]

O Dolphin Mini é hoje o carro elétrico mais vendido do Brasil, com mais de 34 mil unidades emplacadas, e já passou da marca de 1 milhão de unidades produzidas no mundo. A versão nacional vai ter as mesmas características do modelo importado. O hatch compacto será o primeiro carro elétrico de passeio montado em série no Brasil.

Com investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo ocupa uma área equivalente a 645 campos de futebol. A expectativa é que a planta produza até 150 mil unidades por ano já nesse primeiro estágio. A BYD não revelou quando a fábrica terá sua capacidade máxima instalada, que pode chegar a 300 mil veículos anuais. Inicialmente, serão montados três modelos: Dolphin Mini, Song Pro e o sedã King.

Linha de montagem da BYD em Camaçari (BA) com Song Pro cinza
Linha de montagem da BYD em Camaçari (BA) [Divulgação]

Durante o evento, Stella Li afirmou que a escolha pela Bahia se deu pela força da mão de obra local e pelo potencial de transformar a região em um polo tecnológico para a mobilidade elétrica na América Latina. Ela também reforçou que a empresa pretende ser neutra em carbono com o passar dos anos, mirando uma cadeia de produção mais limpa no futuro.

A planta baiana, que antes pertencia à Ford, passou por uma grande reformulação e agora conta com robôs que fazem a instalação dos vidros e das baterias. O sistema também permite rastrear em tempo real cada veículo na linha. Um software inteligente direciona os recursos de produção para os modelos com maior volume de pedidos, o que deve aumentar a eficiência e agilidade nas entregas.

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Fábrica da BYD em Camaçari (BA)

Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, a montadora está trabalhando com autoridades locais para expandir gradualmente sua produção até atingir níveis mais complexos, com estamparia, soldagem e pintura já previstas para etapas futuras. “Esse é o início da fase 1 da nossa jornada. A BYD quer ser uma marca feita por brasileiros para brasileiros”, disse o executivo.

Além disso, a BYD iniciou a homologação de fornecedores nacionais. A primeira empresa confirmada foi a Continental Pneus, também localizada em Camaçari. Ao todo, 106 fornecedores brasileiros já estão sendo preparados para integrar a cadeia de suprimentos da marca.

Linha de montagem da BYD em Camaçari (BA) com Song Pro cinza
Linha de montagem da BYD em Camaçari (BA) [Divulgação]

Outro ponto é o desenvolvimento de um motor híbrido-flex inédito, o 1.5 DM-i, capaz de rodar com etanol e gasolina. O projeto foi criado em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses e deve equipar os futuros híbridos da BYD feitos no Brasil.

Em relação à geração de empregos, mais de mil pessoas já foram contratadas pela empresa e outras três mil vagas serão abertas até o fim do ano. A planta ainda precisa completar sua equipe para operar com capacidade plena. O Governo da Bahia, em conjunto com a prefeitura de Camaçari, prepara iniciativas para priorizar a contratação de trabalhadores locais.

Você acha que a produção nacional vai deixar os carros da BYD ainda mais competitivos?


YouTube video

1 comentário em “BYD apresenta primeiro Dolphin Mini e Song Pro nacional e dará início na produção em breve ”

  1. Padofull

    Agora já estão garantidos mais 12 meses de importação em volume indiscriminado. Se o atual governo ganhar a próxima eleição, pode prolongar o processo por mais um mandato inteiro. E olha que por enquanto só estamos falando desses dois modelos, os outros, tá tudo liberado.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar