O Yangwang U8L, da BYD, é um SUV de luxo com credenciais suficientes para encarar até um cenário de apocalipse zumbi durante o fim do mundo. Afinal, ele pode andar lateralmente como um caranguejo, girar no próprio eixo e até flutuar sobre a água, algo muito útil durante os períodos de chuvas na cidade de São Paulo.
Com potência digna de supercarros, interior capaz de rivalizar com modelos da lendária Rolls-Royce e ainda oferecendo entre-eixos alongado, o utilitário esportivo ganhou mais um truque para a lista: sobreviver à queda de uma palmeira do tamanho de um prédio.
Para demonstrar sua resistência, a Build Your Dreams (BYD) realizou um inusitado teste de durabilidade usando uma palmeira real de enormes proporções, posicionada sobre o teto do SUV. Sem qualquer mágica, os engenheiros ergueram a árvore repetidas vezes, tanto na vertical quanto inclinada, e a deixaram cair três vezes sobre o YangWang U8L a partir de alturas cada vez maiores.

A força do impacto da palmeira gigante no SUV da BYD
Segundo o fabricante, o impacto alcançou 50,4 quiloJoules, equivalente a 54.000 Nm. Ou seja, segundo a mídia chinesa e o site Carscoops.com, a queda de um ar-condicionado do topo de um prédio de quarenta andares. Mas, qual foi o resultado?
O Yangwang U8L, na versão de entre-eixos estendido, sofreu apenas um dano no trilho da capota. Mesmo após o forte impacto, a porta do motorista abriu normalmente, os vidros laterais permaneceram intactos e suspensão e rodas não apresentaram avarias. Esse teste faz parte de uma campanha para reforçar que o U8L é o SUV mais luxuoso e resistente já feito na China.
Além da resistência comprovada da estrutura, o YangWang U8L é equipado com quatro motores elétricos para entregar 1.200 cv, bem como pesa 3,6 toneladas e está à venda no mercado chinês pelo equivalente a US$ 180.000 (aproximadamente R$ 964.476, em conversão direta, sem os impostos e as taxas).
Luxuoso e oferecendo grandes dimensões, o YangWang U8L mede 5,40 m de comprimento, 2,04 m de largura, 1,92 m de altura e o entre-eixos alongado transmite 3,25 m de amplitude aos ocupantes que viajam na segunda fileira de assentos. Aliás, a configuração interna de assentos possui layout 2+2+2. Portanto, pode levar até seis ocupantes.

E você, o que acha dos modelos da BYD? Compartilhe sua opinião nos comentários!




