No próximo mês de setembro, vai acontecer a nova edição do IAA Mobility Show em Munique, Alemanha. Durante o evento, a Hyundai vai revelar o conceito do seu novo hatch elétrico compacto rival do BYD Dolphin. Ele terá desenho futurista, será elétrico e terá mais destaques. Por outro lado, é bastante provável que o novato adiante algum detalhe em relação à nova geração do HB20, a qual não deve demorar a chegar.
Provavelmente, o novo modelo elétrico da marca será batizado de Ioniq 2. Ele estará posicionado acima do Inster, que tem um tamanho próximo ao do Fiat Mobi, e abaixo do SUV Bayon. O novato será como um i20 ou um HB20, só que elétrico. Nas fotos que a própria montadora divulgou, ele terá capô levemente curvado, para-choque dianteiro encorpado e grade com tamanho amplo.
O Carscoops flagrou recentemente um protótipo que pode ser do modelo em testes. O hatch elétrico deve se apoiar em um desenho mais futurista, já que fará parte da linha de elétricos da marca. Um chamariz do Dolphin da Hyundai tem relação com a traseira. Pelas imagens divulgadas, o novato terá uma queda suave nesta parte e lanternas com desenho bem diferente, parecidas com um spoiler. Quase um cupê.

E o novo HB20 nessa história?
O interior ainda não foi revelado e nem detalhes técnicos. A fim de reduzir os custos de produção, a montadora sul-coreana pode utilizar a plataforma E-GMP para ser a base do novato. Essa arquitetura já é usada pela empresa e é compartilhada com a Kia. Modelos como os EV2 e EV3 usam essa plataforma. A expectativa é que ele chegue de fato no começo de 2026.
Desse modo, virá para tirar a paz do BYD Dolphin, Citroën ë-C3, Peugeot e-208 e outros hatches movidos a bateria. A nova geração do HB20 já está sendo desenvolvida pela empresa dona do Palisade. Inclusive, ele até já foi flagrado em testes pelo Brasil. E o novo elétrico pode adiantar detalhes estéticos do rival brasileiro do Fiat Argo e Chevrolet Onix.

A nova geração do HB20 trará estética mais atualizada, novos itens de série e provável que tenha até mudanças em relação ao tamanho, ganhando alguns centímetros. Ainda nesse sentido, ele deve chegar com algum nível de eletrificação, assim atenderia as futuras normas de emissões de poluentes. No entanto, ainda não há uma data oficial para sua revelação. Hoje, ele é achado nas concessionárias da marca com preços entre R$ 94.590 e R$ 130.590.

Está ansioso para ver o novo HB20 de perto? Conte nos comentários



gostaria que tivesse o Creta elétrico também gosto muito do Creta
Quanto mais concorrentes melhor.