Citroën ë-C3 elétrico é lançado e não passa de 107 km/h

Rival do Renault Kwid E-Tech e do JAC E-JS1, Citroën ë-C3 tem mais autonomia que os rivais, mas acelera pouco

Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]
Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]

Depois do revelador teaser, a Citroën não esperou muito tempo para lançar o C3 elétrico. Produzido na Índia, ele tem foco no baixo custo e tem chances de ser vendido no Brasil como importado para brigar com Renault Kwid E-Tech, CAOA Chery iCar e JAC E-JS1. Mas a performance surpreendeu, pelo lado negativo.

Diferentemente do que era esperado, o Citroën ë-C3 não veio com um conjunto elétrico parecido com o dos Peugeot e-208 e e-2008. A Stellantis baixou bastante a performance do modelo, provendo apenas 57 cv e 14,5 kgfm de torque. Comparando ao C3 1.0 brasileiro, o elétrico tem 18 cv a menos, mas supera o torque em 4,5 kgfm.

A velocidade máxima declarada pela Citroën é de apenas 107 km/h. Ou seja, na Rodovia dos Bandeirantes onde o limite é 120 km/h, o C3 elétrico ficará para trás até mesmo de seus irmãos a combustão. Segundo a marca, são precisos 6,8 segundos para atingir os 60 km/h, mas o tempo até os 100 km/h não foi divulgado.

Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]
Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]
Comparando ao Renault Kwid E-Tech, o Citroën ë-C3 empata na aceleração até os 60 km/h, porém perde em velocidade máxima. O Renault atinge os 130 km/h de máxima. A vantagem do Citroën, contudo, é na autonomia, que bate os 320 km com carga total, enquanto o rival só chega aos 298 km no modo Eco. 

As baterias de 29,2 kWh possuem compatibilidade com carregamento rápido do tipo CCS2 o qual permite recuperar a bateria de 10% a 80% em 58 minutos. Em carregador domiciliar, chegar aos 100% partindo de 10% demora 10 horas. 

Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]
Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]
Visualmente existem pequenas diferenças entre o ë-C3 e o C3 a combustão. Na dianteira ele ganha uma sessão de plástico cinza ausente no modelo a combustão. Além disso, o bocal de carregamento fica no para-lama dianteiro, substituindo a abertura na traseira onde entra o combustível nas versões brasileiras. 

Preço ainda não foi revelado, mas a Citroën da Índia deve posicionar o ë-C3 elétrico como um dos modelos mais baratos do país movido a eletricidade. Suas vendas no Brasil ainda não foram confirmadas, mas há chance de vir nesse ano ou no próximo como parte do plano de eletrificação da Stellantis.

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