Home » Novidades » BYD enfrenta denúncia por suposta influência sobre trabalhadores e sindicato

Novidades

Alvo de acusação

BYD enfrenta denúncia por suposta influência sobre trabalhadores e sindicato

A BYD é alvo de denúncia por suposta interferência em contribuição sindical em Camaçari; empresa afirma postura neutra e esclarece caso

3 min de leitura

A BYD foi alvo de uma denúncia por suposta interferência em contribuição sindical. A queixa foi encaminhada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (BA), que alega práticas antissindicais por parte da montadora.

Segundo o Automotive Business, o fabricante estaria pressionando funcionários da planta baiana a se oporem à contribuição sindical descontada em folha. A denúncia se baseia em mensagens internas enviadas pelo setor de recursos humanos a grupos de funcionários no WhatsApp.

O sindicato afirma que a marca chinesa estaria “interferindo diretamente na liberdade sindical, instigando e orientando os trabalhadores a se oporem à sua entidade de classe”, conforme noticiado pela publicação. Dessa forma, dizem os representantes dos trabalhadores, a prática contraria o artigo 8º da Constituição Federal, que versa sobre a liberdade sindical e os direitos das entidades representativas.

De acordo com o artigo, é “livre a associação profissional ou sindical”. O inciso quinto também estabelece que “ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato”. Para a entidade, a montadora estaria exercendo pressão para que os trabalhadores abram mão da contribuição sindical, o que pode ferir o texto constitucional.

Mais diálogo entre a BYD e sindicato

Em nota ao Automotive Business, o sindicato declarou que “enquanto a empresa tentar enfraquecer a organização dos trabalhadores, o sindicato seguirá firme em sua missão”. Já a BYD informou à publicação que “mantém uma postura de neutralidade em relação à contribuição assistencial, deixando a decisão inteiramente nas mãos dos colaboradores”.

A fabricante acrescentou que o comunicado interno enviado pela área de RH Global teve como objetivo apenas informar sobre o prazo para manifestação dos empregados a respeito do desconto. “Em um dos setores, uma mensagem foi erroneamente interpretada quanto à intenção original, e o caso já foi resolvido internamente.” A nota também reforça o compromisso da empresa com a transparência, o diálogo e o direito de escolha dos colaboradores.

BYD Dolphin Mini azul em movimento
BYD Dolphin Mini [Divulgação]

A produção dos modelos Dolphin Mini, Song Pro e King na fábrica de Camaçari teve início no começo de outubro de 2025. Sindicato e BYD mantêm uma relação próxima, embora alguns atritos já tenham ocorrido. Entre eles, a reclamação da entidade sobre a falta de folga aos trabalhadores durante a inauguração da planta.

O que você acha dos carros da BYD? Caso seja ou tenha sido proprietário, compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “BYD enfrenta denúncia por suposta influência sobre trabalhadores e sindicato”

  1. Carlos

    Agora a BYD vai saber o que é ter pressão de sindicato.

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar