Enquanto o mundo se movimenta e se reorganiza por conta do tarifaço de Donald Trump, a BYD no Brasil pediu ao Governo Federal que reveja os impostos a serem cobrados futuramente. Com o plano de fabricar carros híbridos e elétricos no Brasil, a marca chinesa quer começar com a montagem antes da fabricação de fato.
Segundo reportagem da revista Quatro Rodas, a BYD solicitou ao Governo Federal uma revisão dos impostos que serão cobrados no Brasil para carros montados no Brasil. A ideia inicial da marca chinesa é que alguns de seus produtos venham em regime SKD e CKD – ou seja, totalmente ou parcialmente desmontados para montagem final no Brasil.
Esse tipo de regime não torna o carro fabricado nacionalmente, pois ele necessita de um índice de nacionalização de pelo menos 55% dos conteúdos. Ou seja, mais da metade dos componentes de um carro precisam ser fabricados no Brasil para ele ser considerado nacional. Algo que os regimes SKD e CDK não possibilitam.

Contudo, existe um regime de impostos mais baixos para esses carros, mas que o governo vai aumentar até junho de 2028. Hoje, os carros elétricos que são montados no Brasil a partir de kits pré-feitos (SKD) pagam 18%, enquanto os completamente desmontados (CDK) tem cobrança de 5%.
Já para híbridos, os SKD pagam 20%, enquanto os CKD ficam com 7%. O aumento de impostos será gradual até julho de 2028, onde todos os tipos de motorização e de montagem pagarão o mesmo imposto. O primeiro aumento acontece agora em julho, com os CDK dobrando de alíquota, enquanto os SKD terão aumento mais leve.

Além disso, caminhonetes, quer sejam elétricas ou híbridas plug-in, pagam 35% de imposto desde já. A ideia da BYD é que todas as categorias paguem 10% de imposto no regime de produção SKD e de 5% no caso do CKD. A ideia, segundo a marca, é que “a estratégia inicial de montagem completa dos veículos no Brasil permite uma introdução rápida no mercado”.
Além disso, a BYD reforça que a estratégia acaba “maximizando a competitividade e contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional. Em linha com esse objetivo de incremento da nacionalização de componentes e fortalecimento da indústria local, a BYD pretende inicialmente importar veículos no modelo SKD”.

“Na medida em que os fornecedores locais estejam homologados e aptos a atender a demanda, passar a incorporar peças nacionais nesse SKD importado”, completa a marca em seu pleito enviado ao governo.
Do lado oposto, temos a Anfavea rebatendo argumentos da BYD. Márcio Lima Leite, presidente do órgão, afirmou que “esses pedidos não podem prosperar. O que queremos é produção no Brasil e, por isso, estamos atentos aos movimentos que representam prejuízos à indústria local”.
Você acredita que o Brasil se beneficiaria da redução de impostos ou o pedido da BYD não é justo? Conte nos comentários.



Sempre a mesma enrolação, como fizeram no mundo todo, ela não quer ter fábrica aqui, e nunca vai ter. O que ela quer é trazer os pedaços, encaixar tudo aqui e tirar o nosso dinheiro. Pior que tem gente que compra dessa fabriqueta chinesa.
Não estou defendendo a Byd, mas porque essa desgraça de Anfavea, não luta para reduzir o imposto da indústria nacional?????, para que dessa forma, o produto brasileiro fique interessante e com preço justo? Não,ela fica exigindo que o governo aumente mais o imposto, é de uma imbecilidade sem tamanho, ai fica um carro "popular" de 80 mil reais, com acabamento de plástico de balde, esse país é uma máfia atrás de outra.
mas com a redução de impostos o carro não ficará mas acessível
Tem que fabricar aqui, para fuder os carros Brasileiros, que são carroças, bem vindo os Chineses são 10 anos à frente
Há décadas que os fabricantes de automóveis estrangeiros, especialmente norte-americanos e europeus, fabricam automóveis aqui praticando um lucro maior do que nos países de origem, muitas vezes nos empurrando goela abaixo modelos menos avançados e indesejados em outras nações e curiosamente quase ninguém reclama. Agora chegaram os chineses com veículos tecnologicamente avançados e mais baratos e vem as reclamações de quem se acomodou e/ou fez uma gestão incompetente e eternamente dependente de subsídios e isenções.
Um fez uma fábrica aqui trazendo empregos e o outro não…
E invéz de pedir redução de imposto pra eles, pedem é pra taxar mais os concorrentes, da um Google
Essa aí tá sendo acusada de trabalho escravo. Joga no Google. Tem no youtube. Os caras dormiam em tábuas e bebiam água da torneira. https://youtu.be/P4RtQqR2_BM?si=ZDdQfFu35z8IlNXk
vc nunca vê a anfevae pedindo pedido redução de imposto ne, a pouco tempo atrás eles tavam pedindo pra sobretaxar os byd, pq não pedem diminuição dos impostos dos carros ja fabricados aqui? esses p*t*s não gostam é de concorrência.