A BYD revelou oficialmente, nesta terça-feira (28), o Racco, seu primeiro kei car totalmente elétrico desenvolvido especialmente para o mercado japonês. A apresentação aconteceu antes da abertura oficial do Salão do Automóvel de Tóquio 2025, que será inaugurado ao público nesta quarta-feira (30). O modelo será o menor carro elétrico da fabricante chinesa e marca a estreia da BYD dentro do segmento.
Medidas para o Japão
O Racco será o carro de entrada da BYD no Japão e deve custar cerca de 2,6 milhões de ienes (aproximadamente R$ 91 mil). Ele foi projetado dentro das regras rígidas do segmento Kei, que limita o tamanho ae 3,40 metros de comprimento, 1,48 metro de largura e 2 metros de altura, exatamente dentro dos limites e motores (ou baterias) pequenos.
Os Kei Cars representam hoje 38% das vendas no Japão, com destaque para modelos como Honda N-Box, Suzuki Spacia e Daihatsu Tanto. Com o Racco, a BYD pretende disputar espaço nesse nicho dominado há décadas pelas marcas japonesas, como é o caso da Honda, líder do segmento com o N-Box que custa 1,78 milhão de ienes (R$ 62 mil).


As imagens mostram o pequeno e simpático veículo com pintura branca, colunas pretas que dão o efeito de teto flutuante e rodas de liga leve cinza com múltiplos raios.
Visual simpático
Ele também tem portas traseiras corrediças, faróis arredondados, retrovisores e lanternas escurecidos. Além disso, o teto completamente plano ajuda a ampliar o espaço interno. Mas, o interior ainda não foi mostrado em detalhes, podendo ter volante de três raios e multimídia flutuante. A motorização 100% elétrica não teve a potência revelada, mas usa bateria LFP de 20 kWh. A autonomia estimada é de 180 km (WLTC).

A BYD vai conseguir conquistar os japoneses com um carro chinês em território com diversas marcas locais? Deixe sua opinião nos comentários!



