Ao vivo
Home » Novidades » BYD Shark conquista cinco estrelas em testes de colisão, mas com uma consideração

Novidades

BYD Shark conquista cinco estrelas em testes de colisão, mas com uma consideração

A BYD Shark foi submetida aos testes de colisão e, embora tenha recebido cinco estrelas, recebeu algumas observações; descubra

3 min de leitura

A BYD Shark desembarcou no Brasil em outubro do ano passado, e o utilitário híbrido plug-in (PHEV) também está à venda em outros grandes mercados consumidores de caminhonetes, como a Austrália. Por lá, o modelo foi submetido aos testes de colisão do órgão local, o ANCAP, e obteve um bom resultado.

A caminhonete da BYD recebeu a nota máxima de cinco estrelas do ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) no conjunto geral e também teve um desempenho positivo na proteção de adultos e na avaliação dos sistemas de assistência à segurança, com pontuações de 85% e 86%, respectivamente.

Esse resultado coloca a BYD Shark no mesmo nível de outros modelos já testados pelo órgão, como a Mitsubishi Triton e a JAC Hunter. Esses dois utilitários são comercializados no Brasil, com preços a partir de R$ 265.990 e R$ 249.990, respectivamente.

Embora tenha recebido cinco estrelas nos testes, a BYD Shark recebeu algumas ressalvas dos avaliadores. Em caso de colisão com outros veículos ou pedestres, a caminhonete do fabricante chinês pode apresentar um risco maior devido ao design quadrado e ao peso em ordem de marcha de 2.710 kg, segundo a ANCAP.

Essa crítica também se estendeu à proteção de ocupantes infantis. Embora tenha registrado 95% de proteção, a entidade revisou a nota final devido ao funcionamento do sistema de detecção infantil. Esse recurso ativa o ar-condicionado para reduzir a temperatura da cabine caso detecte alguém sentado no banco traseiro após a caminhonete ser desligada.

BYD Shark [ANCAP]

De acordo com a ANCAP, o sistema não atendeu aos requisitos da entidade, o que resultou em uma pontuação zero e reduziu a nota da Shark para ocupantes infantis para 87%.

O que oferece a BYD Shark?

A BYD Shark é a primeira caminhonete híbrida plug-in do Brasil. Ela mede 5,45 m de comprimento, 1,92 m de altura, 1,97 m de largura e tem um entre-eixos de 3,26 m. A caçamba pode ser um fator decisivo de compra entre as caminhonetes, e o compartimento de carga da Shark tem capacidade volumétrica de 1.200 litros e suporta até 790 kg.

O sistema híbrido plug-in (PHEV), batizado de DMO, é composto por um motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros, que trabalha em conjunto com duas unidades elétricas, entregando números combinados de 437 cv e 65 kgfm.

A energia é armazenada na bateria Blade, de 29,6 kWh, garantindo um alcance livre de emissões de até 57 km, segundo o Programa Nacional de Etiquetagem Veicular do Inmetro, enquanto consumo pode chegar a 24,6 km/l (cidade) e 19,9 km/l (estrada).

O que você acha da BYD Shark? Você aderiria à eletrificação ou continuaria com os modelos turbodiesel? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar