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Que história é essa?

BYD usa técnica da Leapmotor e usa motor de Porsche em sedan requintado

A BYD se inspirou no projeto da Leapmotor e usou um motor bastante usado pela Porsche para criar um conjunto com extensor de alcance

3 min de leitura

A BYD se inspirou na técnica da sua rival, a Leapmotor, e ainda trouxe o motor Boxer, amplamente usado nos esportivos da Porsche, para equipar seu novo conjunto com extensor de alcance. Neste caso, o propulsor a combustão atua como gerador de energia para o sistema elétrico e faz com que o veículo tenha alcance ampliado. Será que os brasileiros vão ver um BYD REEV em breve?

O motor Boxer se destaca entre os propulsores a combustão por ter os cilindros em posição oposta. Seu layout é plano e isso ajuda no seu desempenho. A lubrificação deste motor é diferenciada, tanto para otimizar o sistema de arrefecimento quanto para reduzir o nível de ruído. Segundo a marca chinesa dona do Dolphin, o som emitido por este propulsor é apenas 1 decibel mais elevado do que um motor elétrico.

Esta motorização é amplamente usada pela Porsche, já que a dinâmica de condução é aprimorada. A ideia da BYD é que este motor Boxer atue apenas como gerador de energia para o sistema elétrico dos seus carros, tal como a Leapmotor fez para o SUV C10. Mas, os executivos da dona do Song Plus falaram que o propulsor movido a combustível pode acionar o eixo traseiro diretamente.

BYD YangWang U7 [divulgação]
BYD YangWang U7 [divulgação]

Mais detalhes

A fabricante revelou que o motor Boxer rende 272 cv e 38,7 kgfm de torque e equipará inicialmente os modelos montados a partir da plataforma e4. O primeiro carro a ter esta tecnologia é o sedan grande YangWang U7. Sofisticado, o U7 se destaca pelas linhas retas e ar mais sóbrio.

Na dianteira, ele atrai os olhares por meio do capô curvado, para-choque amplo, faróis que lembram a letra “C” e o sensor LiDAR instalado no teto. O sedan tem pouco mais de cinco metros de comprimento e se destaca na categoria pelo amplo espaço interno, tecnologia embarcada e ter mais de 1.200 cv. Seu preço inicial é de ¥ 628 mil, ou aproximadamente R$ 475 mil, para a variante híbrida plug-in.

Yangwang U7 [divulgação]

Apesar de ter apelo como ampla autonomia e ser eletrificado, a BYD não confirma a chegada do conjunto com extensor de autonomia para o mercado brasileiro. Por aqui, o foco atual da fabricante é oferecer carros elétricos ou híbridos plug-in. Estes últimos já possuem alcance amplo, mas por combinarem um propulsor elétrico com um combustão e que em breve será flex.

Você teria um carro híbrido ou com extensor de autonomia? Conte nos comentários


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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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