A BYD já prepara boas novidades para o SUV compacto Yuan Pro. Posicionado abaixo do Song Pro em porte, mas não em preço, o modelo vai ganhar uma versão híbrida para se tornar o SUV PHEV de entrada da BYD no mundo. Isso inclui o Brasil, onde potencialmente ele pode custar menos do que R$ 170 mil e brigar de frente com o Omoda 5.
Na Europa, ele é conhecido como Atto 2 e só tem versão elétrica, assim como no Brasil, onde é chamado de Yuan Pro (na China ele é chamado de Yuan Up). Mas, isso vai mudar já em 2026, pois a fabricante chinesa lançará novas variantes dele equipadas com a motorização híbrida plug-in DM-i. Será que os brasileiros vão conhecer de perto o Yuan Pro PHEV? E será que finalmente teremos um SUV compacto da BYD com preço competitivo?
O Yuan Pro DM-i terá alterações discretas se comparado com o modelo elétrico. As mudanças mais notórias estão presentes na dianteira, muito por conta da adoção de entradas de ar com novo desenho. Elas terão o intuito de ajudar no resfriamento do propulsor a combustão. Aliás, o sistema DM-i deverá ser o mesmo que equipa o irmão maior, os SUVs Song Plus e Song Pro.

Com isso, o BYD Yuan Pro híbrido plug-in poderá ter motor 1.5 aspirado ou turbo a gasolina e mais um conjunto elétrico que pode ser plugado na tomada. A autonomia elétrica ficará nos arredores de 90 km. Já o alcance combinado segundo a fabricante chinesa será de 1.020 km. O Song Plus vendido no Brasil une o propulsor 1.5 aspirado de 98 cv e um elétrico de 197 cv. Juntos, rendem 235 cv e alcance de 1.200 km.
Brasil vai conhecê-lo?
Outro detalhe do Yuan Pro PHEV será adoção de um novo tom em sua paleta. Ele poderá ser pintado na cor azul Midnight. Para passar uma imagem mais encorpada, o SUV seguirá com diversos apliques escurecidos espalhados em sua carroceria. Internamente, ele seguirá com painel de instrumentos digital, central multimídia de aspecto flutuante, volante multifuncional e acabamento requintado.

Já sua lista de itens de série não deverá passar por alterações profundas. Os equipamentos de assistência de condução semiautônoma ADAS serão destaque das novas versões. De acordo com a montadora, o BYD Yuan Pro híbrido plug-in chegará em 2026 em duas versões. A diferença entre elas ficará por conta do propulsor a combustão e da capacidade da bateria.
Ainda não há detalhes sobre precificação. E não há confirmação da vinda do Yuan Pro PHEV ao Brasil. Hoje, ele é vendido somente como elétrico. Tem 177 cv, alcance de 250 km pelo Inmetro e sai por R$ 182.990. Ou seja, uma versão híbrida poderia colocá-lo em um valor bem próximo ao Omoda 5 HEV. Com isso, seria uma opção a mais no portfólio da marca e ele poderia ser posicionado abaixo do Song Pro.
![BYD Yuan Pro [Auto+ / Rafael Pocci Dea]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/BYD-Yuan-Pro-4_edited-1320x792.webp)
Você acha que o Yuan Pro DM-i faria sucesso se viesse ao Brasil? Conte nos comentários


