A Ford anunciou recentemente importantes mudanças para as versões acessíveis dos SUVs elétricos Explorer e Capri europeus. As alterações aplicadas visam aquecer a demanda pelos modelos e deixá-los atrativos perante os concorrentes chineses. Agora, eles contam com mais autonomia e desempenho aprimorado.
Os Capri e Explorer Standard Range são os mais baratos das linhas e únicos a lidarem com as alterações. Eles já tinham bateria de 52 kWh de capacidade, mas agora ela passa a ser de fosfato de ferro e lítio. Segundo a marca, a adoção do composto químico permite que os condutores possam carregar seus modelos com maior frequência sem degradar rapidamente as células da bateria.
Nos dois casos, a autonomia foi ampliada em 70 km, segundo o Carscoops. Agora, o Explorer mais acessíveis dispõe de 444 km de alcance e o Capri roda até 464 km, conforme as normas do ciclo WLTP. A diferença no alcance dos SUVs está relacionada à aerodinâmica, já que o Capri tem desenho cupê e o Explorer opta por linhas mais quadradas. Vale lembrar que eles usam a plataforma MEB da Volkswagen.
![Ford Explorer EV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ford_explorer_245_edited-1200x719.jpg)
Outros destaques
A montadora ainda mexeu na motorização. O motor elétrico instalado no eixo traseiro dos SUVs passou por melhorias e agora entrega 190 cv e 35,6 kgfm de torque. Mais potentes do que os modelos anteriores, eles passam a cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de oito segundos.
Ambos seguem sendo produzidos em Colônia, na Alemanha. A Ford não revelou se fez alterações na lista de itens de série dos SUVs elétricos. Desse modo, eles seguem apostando em amplo espaço interno, central multimídia atualizada e itens de condução semiautônoma para atraírem a clientela. Seus preços também não foram revelados.

E não há previsão para que eles cheguem ao mercado brasileiro. Por aqui, a montadora oferece apenas o esportivo Mustang Mach-E como elétrico. Ele tem visual imponente, 487 cv e sai por R$ 486 mil. Mas, para quem não quer um elétrico, pode levar a Maverick Lariat Hybrid ou esperar pela futura Ranger híbrida plug-in flex.
Você acha que agora os elétricos da Ford vão emplacar de vez? Conte nos comentários


