O governo do Estado de São Paulo confirmou que a isenção de IPVA para carros híbridos e a hidrogênio será encerrada após 2026. A medida, que teve início em 2025, tinha como objetivo incentivar a adoção de veículos menos poluentes, todavia agora passará por uma retomada gradual da cobrança a partir de 2027, como já era esperado.
Como será o retorno do IPVA
Com base no projeto aprovado com base na Lei nº 13.296/2008, o cronograma prevê o retorno progressivo do imposto sobre veículos híbridos e a hidrogênio. Ou seja, na prática 2026 será o último ano em que os carros enquadrados nas regras continuarão totalmente isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A partir do ano seguinte, vai entrar em vigor um cronograma de transição que prevê cobrança de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e, finalmente, a alíquota integral de 4% a partir de 2030, a mesma aplicada hoje aos carros de passeio convencionais no estado.
Limite de preço atualizado

Para 2026, o teto de valor dos veículos isentos de IPVA também foi reajustado. O limite subiu de R$ 250.000 para R$ 261.154,45, como determina o artigo 5º das disposições transitórias da lei estadual. Esse ajuste é feito anualmente com base no IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, o que permite que o benefício acompanhe a variação de preços do mercado.
Requisitos para ter a isenção
Além do valor máximo, os veículos precisam atender algumas exigências para poder ter a isenção do IPVA. Por exemplo, o sistema híbrido deve ter potência elétrica mínima de 40 kW, o equivalente a cerca de 54 cv, além de bateria com tensão mínima de 150 volts.
![Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Toyota-Corolla-Altis-Premium-Hybrid-17-1200x720.jpg)
O motor a combustão também precisa, obrigatoriamente, ser compatível com etanol, ou seja, flex. Já os veículos movidos exclusivamente a hidrogênio também estão contemplados pela regra, mas hoje não existe nenhum modelo desse tipo à venda no Brasil.
Isso faz na prática apenas três veículos compatíveis com todas essas normas: os híbridos flex da Toyota, como o Corolla Hybrid nas versões GLi HEV e Altis Premium HEV, o Corolla Cross Hybrid na versão XRX Hybrid e também o Yaris Cross Hybrid, nas versões XRE e XRX.
![Toyota Yaris Cross [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Toyota-Yaris-Cross-2026-10_edited.webp)
Todos utilizam o conjunto híbrido flex da marca japonesa, com motor elétrico e bateria de alta tensão dentro das especificações exigidas pela legislação.
Alíquotas gerais permanecem iguais
Fora desse programa de incentivo, as alíquotas do IPVA em São Paulo continuam inalteradas. Então carros de passeio continuam pagando 4%, motocicletas, caminhonetes de cabine simples, micro-ônibus e ônibus seguem com 2%, caminhões tem a taxa de 1,5% e veículos registrados em nome de locadoras pagam 1%.
E você, concorda em voltar a pagar IPVA nos carros híbridos? Deixe seu comentário!



