O Salão do Automóvel retornou após um hiato de sete anos e, entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, apresentou as principais novidades do segmento. Entre elas, a chegada da Caoa Changan, nova marca fruto da parceria entre a Caoa e a chinesa Changan.
Conhecida no passado como Chana, a fabricante vendeu minivans e pequenos caminhões entre 2006 e 2016. Contudo, esta nova fase do fabricante, depois de quase uma década ausente, trará na bagagem o utilitário esportivo médio UNI-T, que chega para concorrer com o Toyota Corolla Cross e outros SUVs médios, apostando em uma fórmula diferente.
Ao contrário de outras marcas chinesas presentes em nosso mercado, o UNI-T virá apenas com motor a combustão, algo que fica evidente pelas saídas de escape aparentes. No mercado chinês, ele é oferecido com propulsor 1.5 turbo a gasolina, em trabalho conjunto com o câmbio DCT de sete marchas, entregando 188 cv e 30,6 kgfm.

O novo SUV da Changan desta vez foi flagrado pelo nosso leitor Ricardo Monteiro, junto de outro SUV o CS75 Plus, que virá como uma opção para disputar o segmento ao lado do Jeep Compass e do Tiggo 8. A novidade está na terceira geração transmitindo 4,77 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.
Changan UNI-T tem olhar de poucos amigos
Além desse propulsor, em determinadas regiões, o modelo também oferece um motor 2.0 turbo de 230 cv. No entanto, não há confirmação sobre a chegada dessa versão ao Brasil. O porte é semelhante ao do Jeep Compass, com 4,51 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Porém, uma das principais armas do Uni-T está no visual.
Com faróis extremamente afilados, posicionados próximos ao capô, além da grade frontal com 15 elementos em formato de diamante e para-choque com pegada agressiva, o SUV aposta forte no design. Ao que tudo indica, o Uni-T chegará com o interior atualizado, incluindo quadro de instrumentos e multimídia integrados, ambos com telas de 10,3 polegadas.



Há ainda carregador de smartphone por indução, câmera de 360 graus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e controlador de velocidade adaptativo. Além disso, o pacote de assistências à condução contempla assistente de permanência em faixa, frenagem automática, seis airbags e monitor de ponto cego. Com o Uni-T, tudo indica que a briga ficará interessante entre Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, GWM Haval H6 e BYD Song Pro.
Quem é o Changan CS75 Plus?
Lançado na China em 2024, o Changan CS75 passou a adotar o sobrenome Plus porque o modelo antecessor permaneceu em linha. Já em 2025, ele foi substituído pelo CS75 Pro, que é um SUV menor. Ou seja, a Changan repete uma estratégia já utilizada pela BYD com as linhas Song Plus e Song Pro, assim como Yuan Plus e Yuan Pro.
Sob o capô, o Changan CS75 Plus utiliza um motor 1.5 de quatro cilindros turbo, que entrega 192 cv e 31,6 kgfm. Mais recentemente, foi lançada na China uma variante equipada com motor 2.0 de quatro cilindros turbo, ampliando a oferta. Independentemente da motorização, a transmissão é sempre automática convencional de oito marchas.

![Changan CS75 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/changan_cs75_plus_s_24_edited-1200x719.jpg)


O preço do CAOA Changan CS75 Plus no Brasil ainda depende de diversos fatores. É tradição da CAOA Chery apostar em valores competitivos em seus modelos, porém há uma importante diferença: enquanto os veículos da CAOA Chery são fabricados no Brasil, os modelos da CAOA Changan serão importados. Ainda assim, pelo porte e proposta, o CS75 Plus deve mirar concorrentes como Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Commander, mesmo oferecendo apenas cinco lugares.
Quais são suas expectativas para o Uni-T e o CS75 Plus? Acha que ele fará sucesso? Compartilhe sua opinião nos comentários.


