Ao vivo
Home » Novidades » Changan UNI-T e CS75 Plus são novamente flagrados em testes

Novidades

Em testes sob forte camuflagem

Changan UNI-T e CS75 Plus são novamente flagrados em testes

O Salão do Automóvel retornou após um hiato de sete anos e, entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, apresentou as principais novidades do segmento. Entre elas, a ...

4 min de leitura

O Salão do Automóvel retornou após um hiato de sete anos e, entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, apresentou as principais novidades do segmento. Entre elas, a chegada da Caoa Changan, nova marca fruto da parceria entre a Caoa e a chinesa Changan.

Conhecida no passado como Chana, a fabricante vendeu minivans e pequenos caminhões entre 2006 e 2016. Contudo, esta nova fase do fabricante, depois de quase uma década ausente, trará na bagagem o utilitário esportivo médio UNI-T, que chega para concorrer com o Toyota Corolla Cross e outros SUVs médios, apostando em uma fórmula diferente.

Ao contrário de outras marcas chinesas presentes em nosso mercado, o UNI-T virá apenas com motor a combustão, algo que fica evidente pelas saídas de escape aparentes. No mercado chinês, ele é oferecido com propulsor 1.5 turbo a gasolina, em trabalho conjunto com o câmbio DCT de sete marchas, entregando 188 cv e 30,6 kgfm.

Caoa Changan UNI-T flagrado em testes sob forte camuflagem
Caoa Changan UNI-T [Ricardo Monteiro]

O novo SUV da Changan desta vez foi flagrado pelo nosso leitor Ricardo Monteiro, junto de outro SUV o CS75 Plus, que virá como uma opção para disputar o segmento ao lado do Jeep Compass e do Tiggo 8. A novidade está na terceira geração transmitindo 4,77 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.

Changan UNI-T tem olhar de poucos amigos

Além desse propulsor, em determinadas regiões, o modelo também oferece um motor 2.0 turbo de 230 cv. No entanto, não há confirmação sobre a chegada dessa versão ao Brasil. O porte é semelhante ao do Jeep Compass, com 4,51 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Porém, uma das principais armas do Uni-T está no visual.

Com faróis extremamente afilados, posicionados próximos ao capô, além da grade frontal com 15 elementos em formato de diamante e para-choque com pegada agressiva, o SUV aposta forte no design. Ao que tudo indica, o Uni-T chegará com o interior atualizado, incluindo quadro de instrumentos e multimídia integrados, ambos com telas de 10,3 polegadas.

Interior do Changan Uni-T
Changan Uni-T [Divulgação]

Há ainda carregador de smartphone por indução, câmera de 360 graus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e controlador de velocidade adaptativo. Além disso, o pacote de assistências à condução contempla assistente de permanência em faixa, frenagem automática, seis airbags e monitor de ponto cego. Com o Uni-T, tudo indica que a briga ficará interessante entre Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, GWM Haval H6 e BYD Song Pro.

Quem é o Changan CS75 Plus?

Lançado na China em 2024, o Changan CS75 passou a adotar o sobrenome Plus porque o modelo antecessor permaneceu em linha. Já em 2025, ele foi substituído pelo CS75 Pro, que é um SUV menor. Ou seja, a Changan repete uma estratégia já utilizada pela BYD com as linhas Song Plus e Song Pro, assim como Yuan Plus e Yuan Pro.

Sob o capô, o Changan CS75 Plus utiliza um motor 1.5 de quatro cilindros turbo, que entrega 192 cv e 31,6 kgfm. Mais recentemente, foi lançada na China uma variante equipada com motor 2.0 de quatro cilindros turbo, ampliando a oferta. Independentemente da motorização, a transmissão é sempre automática convencional de oito marchas.

O preço do CAOA Changan CS75 Plus no Brasil ainda depende de diversos fatores. É tradição da CAOA Chery apostar em valores competitivos em seus modelos, porém há uma importante diferença: enquanto os veículos da CAOA Chery são fabricados no Brasil, os modelos da CAOA Changan serão importados. Ainda assim, pelo porte e proposta, o CS75 Plus deve mirar concorrentes como Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Commander, mesmo oferecendo apenas cinco lugares.

Quais são suas expectativas para o Uni-T e o CS75 Plus? Acha que ele fará sucesso? Compartilhe sua opinião nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar