Ao vivo
Home » Novidades » Chery QQ troca cara fofa por modernidade com IA a bordo

Novidades

Muito diferente

Chery QQ troca cara fofa por modernidade com IA a bordo

O novo Chery QQ deixou de lado a aparência feliz em troca de linhas modernas e sistema de navegação urbana por memória

3 min de leitura

A partir de 6 de fevereiro, os chineses poderão reservar o novo Chery QQ. O compacto, vendido no Brasil de 2011 a 2020 com linhas arredondadas, assumiu ares modernos e uma silhueta que lembra vagamente o Citroën C4 Cactus. Chamado Chery QQ3EV, ele é um compacto 100% elétrico equipado com tecnologias de inteligência artificial, como a cabine inteligente AI Lingxi e sistemas avançados de direção assistida.

A carroceria mostra a dianteira fechada, faróis e entradas de ar arredondados, o que ajuda na sensação de esportividade. Nas laterais, as maçanetas embutidas auxiliam no fluxo de ar, enquanto molduras plásticas reforçam o visual. Assim como fez o Chevrolet Agile, um aplique ajuda a reduzir o tamanho da Coluna C. As lanternas seguem o mesmo formato dos faróis.

Novo Chery QQ bege parado de lateral com fundo roxo
Novo Chery QQ [Divulgação]

Novo QQ oferece um porte de BYD Dolphin

Na ponta da fita métrica, o novo carro da Chery mede 4,19 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,56 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. São dimensões muito próximas às do BYD Dolphin GS, que oferece 4,12 m, 1,77 m, 1,57 m e os mesmos 2,70 m de entre-eixos, respectivamente.

Por ser um modelo elétrico, o peso do novo Chery QQ é de 1.275 kg em ordem de marcha. Outra característica importante para o uso urbano está nos ângulos de ataque (19º) e de saída (21º). Se as linhas externas seguem o minimalismo, a cabine percorre o mesmo caminho.

Cabine inteligente e tecnologia AI Lingxi

O interior do novo Chery QQ acompanha a tendência atual dos carros chineses: uma ambientação limpa, sem a presença de comandos físicos. O painel é dominado pelo multimídia de 15,6 polegadas e o quadro de instrumentos é totalmente digital. O pacote tecnológico inclui iluminação ambiente com 256 tonalidades, carregador de smartphone por indução e interação por voz via inteligência artificial.

Em segurança, o sistema de direção assistida vai além do auxílio básico: o conjunto oferece suporte a funções avançadas de condução autônoma, como o NOA Urbano (Navegação em Piloto Automático), além de sistemas de estacionamento automatizado e navegação urbana por memória.

Novo Chery QQ [Divulgação]

Motorização e desempenho urbano

Além disso, a propulsão é garantida por um motor elétrico produzido pela Suzhou Inovance United Power System Co., Ltd, que entrega 77 cv de potência. O conjunto é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) da Guoxuan Hi-Tech. De acordo com informações do portal AutoHome, a velocidade máxima do compacto é limitada em 125 km/h, reforçando sua vocação estritamente urbana.

Novo Chery QQ bege parado de traseira com fundo roxo
Novo Chery QQ [Divulgação]

E você, o que achou do novo Chery QQ? Escreva sua opinião nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar