Parece que o jogo virou, não é mesmo? Se antigamente as marcas chinesas eram duramente criticadas por copiar carros ocidentais – ainda que poucas insistam em seguir com essa prática – agora parece que as marcas globais querem copiar as chinesas. E quem admitiu isso foi a Chevrolet.
De acordo com o presidente da General Motors, Mark Reuss, em entrevista ao InsideEVs, a estratégia de desenvolvimento acelerado dos carros chineses é algo que a Chevrolet e demais marcas do grupo precisam aprender. Contudo, o executivo afirma que “não acho que essa ideia de uma marca copiar a outra ou precificar igual é necessariamente algo bom”.
Ou seja, a ideia da Chevrolet é tentar aprender com suas parcerias chinesas Wuling e Baojun como desenvolver carros de maneira mais rápida. O padrão da indústria é que um carro demore cerca de três a quatro anos para ser desenvolvido. Na China, a gestação de carro novo fica entre um ano e dez meses e dois anos e meio, no máximo.

A grande vantagem das marcas chinesas nesse desenvolvimento acelerado é que todos os fornecedores estão ali trabalhando em conjunto. Muitas vezes várias marcas usam os mesmos componentes, acelerando a fabricação de diversos elementos e reduzindo o tempo de desenvolvimento.
“Eles fazem um ótimo benchmarking um do outro e eles copiam as coisas e colocaram em produção. Por isso é um ciclo muito rápido”, afirma Mark. “Por isso que existem tantas marcas que chegam e vão embora. A não ser que você venda baterias, é muito difícil fazer dinheiro nessa situação na China”.

Resta saber se essa velocidade de desenvolvimento de novos modelos será colocada na prática. Especialmente agora com a aproximação da Chevrolet com as marcas chinesas do grupo General Motors.
Você acredita que as marcas chinesas são o futuro do desenvolvimento dos carros? Conte nos comentários.



A Chevrolet vai copiar os chineses, só não nos preços rs copia, mas multiplica o valor por 2, 3…