Ao vivo
Home » Novidades » Chevrolet Onix pode ganhar versão 100% etanol para ficar mais barato em 2026

Novidades

Vale a pena?

Chevrolet Onix pode ganhar versão 100% etanol para ficar mais barato em 2026

GM estuda lançar o hatch em configuração movida apenas a etanol para aproveitar os incentivos do programa Mover e reduzir impostos

4 min de leitura

O Chevrolet Onix recebeu um facelift desta segunda geração, que está no mercado desde 2019. Além do visual atualizado, a marca ainda fez ajustes no motor para melhorar a eficiência e enquadrar o carro nas regras do programa de incentivo do governo federal, que prevê redução de impostos para veículos mais econômicos e menos poluentes. Contudo, a Chevrolet quer ir além.

De acordo com informações obtidas com exclusividade pela revista Quatro Rodas, a montadora estuda lançar em 2026 uma versão do Onix movida apenas a etanol, o que aumentaria os descontos e deixaria o hatch ainda mais competitivo no mercado de zero km.

A estratégia seria aplicada apenas às versões de entrada, com motor 1.0 aspirado de três cilindros e 12 válvulas. No etanol, esse propulsor entrega 82 cv e 10,6 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. 

Motor 1.0 turbo do Chevrolet Onix RS 2026
Chevrolet Onix 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A ideia da General Motors é fazer pequenas alterações, como ajustes na câmara de combustão, na abertura de válvulas e no mapeamento eletrônico, para otimizar o rendimento do combustível vegetal. O sistema eletrônico também promoveria o bloqueio da gasolina, limitando o motor a funcionar exclusivamente com etanol.

Na prática, o carro se tornaria mais eficiente dentro das regras do programa Mover do governo, que concede reduções graduais de alíquota para veículos produzidos no Brasil, mais econômicos e sustentáveis. 

Chevrolet Onix RS vermelho 2026 de traseira parado na grama
Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Hoje, a alíquota-base é de 6,3%, mas pode cair até 3% em determinados casos. Ao se enquadrar como 100% etanol, vamos dizer que Onix ganharia pontos extras, permitindo descontos de até R$ 25 mil no preço final em vendas diretas e para frotistas.

Esse movimento faz sentido para aumentar a competitividade e vendas do hatch, mas tem riscos. O programa Mover vai até dezembro de 2026. Caso não seja renovado, carros exclusivos a etanol podem perder valor de mercado rapidamente. 

Painel do Chevrolet Onix RS 2026
Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Por outro lado, o preço reduzido na compra do zero km pode atrair muitas empresas e locadoras, impulsionando as vendas de curto prazo.

Por que não existem mais carros só a etanol?

Hoje, não há nenhum carro vendido no Brasil movido exclusivamente a etanol. Isso acontece por razões técnicas e de mercado. Apesar da tecnologia ser viável, os motores flex se mostraram mais vantajosos, pois oferecem ao consumidor a liberdade de abastecer tanto com gasolina quanto com etanol, sem se preocupar com autonomia ou dificuldades em dias frios.

Fiat 147 etanol (divulgação)

A produção em larga escala de modelos só a etanol perdeu força nos anos 1980, quando os preços da gasolina caíram e os subsídios ao Proálcool foram cortados. Na época, vários carros foram lançados exclusivamente a etanol. 

O Fiat 147 Álcool em 1979 é o mais famoso por ser o primeiro carro produzido 100% movido por combustível vegetal. A Volkswagen com a Quantum CG 1.8 em 1985 também era movida somente com etanol, assim como a Fiat Panorama CL 1.3, também de 1985.

Fiat 147 etanol (divulgação)

Com a chegada da tecnologia flex a partir dos anos 2000, os motores dedicados desapareceram. Hoje, estudos indicam que um carro exclusivo a etanol poderia ser mais eficiente, mas a limitação de abastecimento e a volatilidade do preço do combustível ainda pesam contra.

Mesmo assim, há interesse renovado. Além da GM, houve especulações no fim de 2024 que a Stellantis, detentora da Fiat e da Jeep, estaria avaliando soluções 100% a etanol para frotas e projetos ambientais, embora não haja nenhuma confirmação oficial. 

Acha que um Chevrolet Onix só a etanol teria espaço no Brasil, ou o flex ainda é o mais vantajoso para o consumidor? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar