A Chevrolet tem diversos motivos para comemorar em 2025. Além de completar 100 anos de atuação no Brasil, a linha Onix acaba de bater a marca de três milhões de unidades fabricadas. O valor engloba a variante hatch e o sedan Onix Plus. Com este marco alcançado, o Onix deixou modelos icônicos como Celta, Opala e Corsa babando.
A unidade especial que ajudou nessa missão foi a variante RS do hatch compacto. Ela se destaca na multidão pelo desenho com ar mais agressivo e usa o motor turbo. Aliás, recentemente a linha dos compactos passou por mudança visual. Assim, a marca norte-americana espera aumentar os índices de vendas de ambos perante concorrentes como Volkswagen Polo e Fiat Cronos.
Santiago Chamorro, presidente da GM para América do Sul, contou que a empresa está orgulhosa do feito e que a linha de produção dos modelos no Brasil gera empregos, valoriza a cadeia produtiva nacional e movimenta a economia. Vale lembrar que os Chevrolet Onix e Onix Plus são fabricados em Gravataí, Rio Grande do Sul. O executivo revelou que o hatch é um projeto global, mas com DNA brasileiro e que foi projetado para atender as necessidades locais.

Quais são os preços?
A primeira vez que os brasileiros viram o Onix hatch de perto foi em 2012. Ele chegou ao lado de rivais como Hyundai HB20 e Toyota Etios. Sua missão era substituir o Corsa. Se destacou ao já vir equipado com a central multimídia e tempos depois incorporou o sistema MyLink. Câmbio automático e assistência OnStar estão entre as novidades que ele trouxe para brigar com Volkswagen Gol e Fiat Palio, ícones do segmento na época.
Hoje, o Onix pode ser comprado com motor 1.0 aspirado flex de 82 cv e câmbio manual ou ter propulsor 1.0 turbo flex de 115 cv e transmissão automática. Ambas transmissões possuem seis marchas. Ele mede 4,16 m de comprimento e tem 2,55 m de entre-eixos, se posicionando na média da categoria. Seus preços variam de R$ 102.990 da versão Sem Nome manual e chegam em R$ 130.190 da variante RS.

Já o Onix Plus chegou um pouco mais tarde, em meados de 2019. Veio para ficar no lugar do Prisma. Conta com 4,47 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, ficando ao lado de rivais como Honda City e Nissan Versa. Tem a mesma motorização e transmissão do hatch. Só que, seus preços variam de R$ 106.790 da versão Sem Nome manual e chegam em R$ 136.490 da variante Premier automática turbo.

Até o Opala tem inveja
Além de produzir a linha Onix, a Chevrolet produz no Brasil a Spin, a S10, o Tracker, o Trailblazer e a caminhonete intermediária Montana. Com o marco alcançado pela linha dos compactos, o ranking dos carros da fabricante mais produzidos no país sofreu uma reviravolta inesperada. Agora, o campeão é o Onix com três milhões de unidades montadas.
Em segundo lugar, veio o hatch compacto Corsa, que viveu entre 1994 e 2016 e acumulou 2,9 milhões de unidades produzidas. Fechando o pódio está o Celta. Ele foi oferecido entre 2000 e 2015 e alcançou 2,1 milhões de carros montados. A lista ainda é composta por Chevette, S10, Opala, Monza, Astra, Vectra e Montana, nesta ordem.
![Chevrolet Onix Seleção [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/chevrolet_onix_selecao_edited-1200x719.jpg)
Você gosta do Chevrolet Onix ou prefere o Fiat Argo? O que acha do Onix Plus? Conte nos comentários


