Definitivamente, o Chevrolet Bolt é o carro mais azarado do mundo. Isso porque a Chevrolet mal ressuscitou o modelo e já marcou a data para ele sair de linha. Apesar de ser extremamente importante para a estratégia de eletrificação da GM, o novo Bolt vai sair de linha em um ano e meio.
Segundo informações da Bloomberg, o Chevrolet Bolt 2027, com produção já iniciada nos EUA, já tem os dias contados para ser interrompida. Ele sobreviverá por apenas 18 meses, quando a fábrica de Kansas City deixará de fazer o Bolt para ampliar a capacidade produtiva do Equinox e produzir um SUV da Buick (hoje fabricado na China).
Mudanças na estratégia da General Motors e o impacto no Chevrolet Bolt
Esse movimento tem algumas explicações. Segundo uma fonte interna da Chevrolet, “quando nós revelamos o Bolt em outubro, dizíamos que seria um carro com produção limitada, que só trouxemos ele de volta por conta da demanda dos consumidores”. De fato, houve muita demanda, mas não havia ficado claro por parte da marca essa produção curta.

Afinal, ninguém vai querer comprar um carro que já é sabido que sairá de linha. Isso prejudica diretamente o valor de revenda, além de haver a sensação de que está comprando um produto fadado ao fracasso. Lembrando que, no Brasil, quando a Chevrolet lançou o Bolt EUV, uma semana antes ela anunciou o fim da produção do modelo nos EUA.
A fonte continua relatando que a volta do Bolt tem uma importância gigante pois “dissemos que ele [o Bolt] vai ajudar muito no volume de vendas de elétricos da Chevrolet em 2026, junto do Equinox EV”. Ou seja, o modelo só retorna para ajudar no volume, mesmo que tenha uma vida bem curta.

Equinox e Enclave se deram bem
No final das contas, a General Motors fez a lição de casa e percebeu que teria muito mais rentabilidade produzindo o Equinox nos EUA do que trazendo o Bolt de volta à vida. Esse movimento só foi feito porque Donald Trump muda as tarifas de importação a cada hora e constantemente ameaça o México por conta de carros chineses.
E o Equinox é o carro de passeio mais vendido da Chevrolet nos EUA, tendo toda sua produção concentrada no México. Enquanto o Buick Envision é o modelo mais vendido da marca.. A GM não pode perder seus principais produtos no mercado para uma guerra de tarifas. Com isso, melhor sacrificar o Bolt, que é mais antigo e menos rentável, do que as galinhas dos ovos de ouro.

Você compraria um Chevrolet Bolt sabendo que ele vai sair de linha? Conte nos comentários.


