A Chevrolet oficializou nesta quarta-feira (12) o nome do seu próximo lançamento no Brasil — Sonic. O modelo, previsto para 2026, marcará a entrada da marca no segmento de SUVs subcompactos, competindo diretamente com Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e o também futuro Jeep Avenger.
Produzido no Complexo Industrial de Gravataí (RS), o novo Sonic usará a mesma plataforma do Onix e vai se posicionar abaixo do Tracker. Segundo Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, o modelo vai preencher uma lacuna importante no portfólio da marca.
“O novo modelo virá para completar a gama da Chevrolet e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca: o dos SUVs compactos de entrada.”
A proposta da GM é oferecer um SUV com design esportivo, eficiência energética e conectividade avançada, mas a um custo mais acessível. O Sonic será o primeiro modelo a compor essa nova fase da Chevrolet no Brasil, que aposta em SUVs menores para atrair o público jovem.
Nome com lembranças mistas
Apesar de ser de um segmento novo da GM e visual inédito, o nome Sonic não é novo. Ele já batizou um hatchback subcompacto lançado no Brasil em 2012, importado da Coreia do Sul. O antigo Sonic trazia o motor 1.6 Ecotec de até 120 cv, bom acabamento e pacote de equipamentos, mas teve vendas fracas e manutenção cara por ser importado.
![Chevrolet Sonic [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/chevrolet_sonic-1320x792.jpg)
O modelo enfrentou recalls e críticas de consumidores, especialmente nas versões automáticas, além de perder espaço rapidamente para o Onix, que oferecia mais tecnologia e preço mais competitivo. Em poucos anos, em 2014, o Sonic foi retirado do mercado e acabou ofuscado pelo sucesso do hatch nacional e não decolou nas vendas.
Mecânica e plataforma conhecidas
O novo Chevrolet Sonic será baseado na plataforma GEM, a mesma utilizada por Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Isso significa que ele deve repetir o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com 116 cv e 16,8 kgfm, acoplado ao câmbio manual ou automático de seis marchas.

A ideia é posicionar o Sonic abaixo do Tracker, oferecendo um SUV de entrada com dimensões mais compactas e proposta urbano. O design seguirá a nova identidade visual da Chevrolet, com faróis divididos, grade em formato de colmeia e lanternas traseiras interligadas em LED.
Acha que a volta do nome Sonic pode dar certo agora que ele virou SUV? Deixe seu comentário!





Se continuar com essa porcaria de correia banhada a óleo não vai passar nem perto dos outros. Vai perder feio, aliás já vem perdendo desde que adotou essa bendita!!!! Olhe que eu sou fã da chevrolet e tenho um Onix activ 1.4 que é show de bola.
Enquanto essa correia banhada a óleo for o padrão dos motores, GM ficará longe da minha garagem!
Minha posição é a mesma acima,estou para comprar um SUV desses novos,mas correia(borracha)banhada a óleo,nem pensar.
Concordo em número, gênero e grau… Conforme reportagem mas com um pequeno ajuste, será uma nova estratégia porém com recursos errados.
Com a famosa correia no azeite qualquer nome serve não vou comprar mesmo
Se vim com correia banhada a óleo vai só perder tempo e dinheiro.
A VW agradece. O Tera continuará sendo o mais vendido no seu segmento.
O Tera continuará sendo o mais vendido no seu segmento.
Quem tem tracker como eu e cuida das manutenções do carro, não tem o que reclamar da correia banhada a óleo! Afinal quando vejo alguém falar fico sem entender o porquer desta reclamação , pois qual fabricante da uma garantia da 240.000 km em uma correia?
Mas para quem quer um carro só para rodar e falar do que não tem conhecimento, melhor comprar uma carroça, pelo menos o burro só pucha mesmo!
Tudo que muda paravmelhorvincomoda mesmo!
Com correia banhada a óleo nem pensar. XContinuo com a VW T Cross.
Correi banhada no azeite nem pensar a vw vai agradecer oa novo esparringue kkkk
Enquanto tiver aquela famigerada correia banhada a oleo vou continuar com. Meu Prosma 1.4 e mais tarde se trocar de carro pegarei um Fiat ou WV
Vão dizer que é IA, robô o diacho, mas se vir com a correia banhada a óleo como os outros vai ficar encalhado.
Burrice é persistir no erro e quando só o dono do burro fala que ele bom.
Desconfie!
Eu ouço muito sobre essa correia banhada a óleo, mas se manter manutenção correta e usar o carro para o que foi feito apenas (rodar) sem dar pau, não entendo a preocupação. O problema maior é de quem dá a garantia e não do consumidor. Minha opinião.
Deixei de comprar GM por conta da correia pastel, enquanto insistir com a correria banahada a oléo esquece, tô fora.
240k de garantia na correia, a montadora se garante, já tive o Ônix e tenho Tracker, problema zero.