Ao vivo
Home » Novidades » Chevrolet ressuscita nome que ninguém lembrava no seu mais novo SUV anti-Tera

Novidades

SUV do Onix

Chevrolet ressuscita nome que ninguém lembrava no seu mais novo SUV anti-Tera

Novo Chevrolet Sonic será um SUV subcompacto feito em Gravataí para disputar com Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian

3 min de leitura

A Chevrolet oficializou nesta quarta-feira (12) o nome do seu próximo lançamento no Brasil — Sonic. O modelo, previsto para 2026, marcará a entrada da marca no segmento de SUVs subcompactos, competindo diretamente com Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e o também futuro Jeep Avenger.

Produzido no Complexo Industrial de Gravataí (RS), o novo Sonic usará a mesma plataforma do Onix e vai se posicionar abaixo do Tracker. Segundo Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, o modelo vai preencher uma lacuna importante no portfólio da marca.

“O novo modelo virá para completar a gama da Chevrolet e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca: o dos SUVs compactos de entrada.”

YouTube video

A proposta da GM é oferecer um SUV com design esportivo, eficiência energética e conectividade avançada, mas a um custo mais acessível. O Sonic será o primeiro modelo a compor essa nova fase da Chevrolet no Brasil, que aposta em SUVs menores para atrair o público jovem.

Nome com lembranças mistas

Apesar de ser de um segmento novo da GM e visual inédito, o nome Sonic não é novo. Ele já batizou um hatchback subcompacto lançado no Brasil em 2012, importado da Coreia do Sul. O antigo Sonic trazia o motor 1.6 Ecotec de até 120 cv, bom acabamento e pacote de equipamentos, mas teve vendas fracas e manutenção cara por ser importado.

Chevrolet Sonic [divulgação]
Chevrolet Sonic [divulgação]

O modelo enfrentou recalls e críticas de consumidores, especialmente nas versões automáticas, além de perder espaço rapidamente para o Onix, que oferecia mais tecnologia e preço mais competitivo. Em poucos anos, em 2014, o Sonic foi retirado do mercado e acabou ofuscado pelo sucesso do hatch nacional e não decolou nas vendas. 

Mecânica e plataforma conhecidas

O novo Chevrolet Sonic será baseado na plataforma GEM, a mesma utilizada por Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Isso significa que ele deve repetir o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com 116 cv e 16,8 kgfm, acoplado ao câmbio manual ou automático de seis marchas. 

Chevrolet Sonic [Reprodução]

A ideia é posicionar o Sonic abaixo do Tracker, oferecendo um SUV de entrada com dimensões mais compactas e proposta urbano. O design seguirá a nova identidade visual da Chevrolet, com faróis divididos, grade em formato de colmeia e lanternas traseiras interligadas em LED.

Acha que a volta do nome Sonic pode dar certo agora que ele virou SUV? Deixe seu comentário!


YouTube video

17 comentários em “Chevrolet ressuscita nome que ninguém lembrava no seu mais novo SUV anti-Tera”

  1. Adeilton Lira

    Se continuar com essa porcaria de correia banhada a óleo não vai passar nem perto dos outros. Vai perder feio, aliás já vem perdendo desde que adotou essa bendita!!!! Olhe que eu sou fã da chevrolet e tenho um Onix activ 1.4 que é show de bola.

  2. The Aviator

    Enquanto essa correia banhada a óleo for o padrão dos motores, GM ficará longe da minha garagem!

  3. Gerson Bifi

    Minha posição é a mesma acima,estou para comprar um SUV desses novos,mas correia(borracha)banhada a óleo,nem pensar.

  4. Alessandro Zagoto

    Concordo em número, gênero e grau… Conforme reportagem mas com um pequeno ajuste, será uma nova estratégia porém com recursos errados.

  5. Andres Javier

    Com a famosa correia no azeite qualquer nome serve não vou comprar mesmo

  6. Paulo

    Se vim com correia banhada a óleo vai só perder tempo e dinheiro.

  7. Antonio Silva

    A VW agradece. O Tera continuará sendo o mais vendido no seu segmento.

  8. Antonio Silva

    O Tera continuará sendo o mais vendido no seu segmento.

  9. Luciano Silva Ferreira

    Quem tem tracker como eu e cuida das manutenções do carro, não tem o que reclamar da correia banhada a óleo! Afinal quando vejo alguém falar fico sem entender o porquer desta reclamação , pois qual fabricante da uma garantia da 240.000 km em uma correia?
    Mas para quem quer um carro só para rodar e falar do que não tem conhecimento, melhor comprar uma carroça, pelo menos o burro só pucha mesmo!
    Tudo que muda paravmelhorvincomoda mesmo!

  10. Jaime Bento Silva

    Com correia banhada a óleo nem pensar. XContinuo com a VW T Cross.

  11. João Andrade

    Correi banhada no azeite nem pensar a vw vai agradecer oa novo esparringue kkkk

  12. Gustavo

    Enquanto tiver aquela famigerada correia banhada a oleo vou continuar com. Meu Prosma 1.4 e mais tarde se trocar de carro pegarei um Fiat ou WV

  13. Lins Francisco

    Vão dizer que é IA, robô o diacho, mas se vir com a correia banhada a óleo como os outros vai ficar encalhado.

  14. Dalto Oliveira

    Burrice é persistir no erro e quando só o dono do burro fala que ele bom.
    Desconfie!

  15. Rodrigo Greger

    Eu ouço muito sobre essa correia banhada a óleo, mas se manter manutenção correta e usar o carro para o que foi feito apenas (rodar) sem dar pau, não entendo a preocupação. O problema maior é de quem dá a garantia e não do consumidor. Minha opinião.

  16. Alexandre

    Deixei de comprar GM por conta da correia pastel, enquanto insistir com a correria banahada a oléo esquece, tô fora.

  17. Renato

    240k de garantia na correia, a montadora se garante, já tive o Ônix e tenho Tracker, problema zero.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar