A Chevrolet oficializou nesta quarta-feira (12) o nome do seu próximo lançamento no Brasil — Sonic. O modelo, previsto para 2026, marcará a entrada da marca no segmento de SUVs subcompactos, competindo diretamente com Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e o também futuro Jeep Avenger.
Produzido no Complexo Industrial de Gravataí (RS), o novo Sonic usará a mesma plataforma do Onix e vai se posicionar abaixo do Tracker. Segundo Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, o modelo vai preencher uma lacuna importante no portfólio da marca.
“O novo modelo virá para completar a gama da Chevrolet e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca: o dos SUVs compactos de entrada.”
A proposta da GM é oferecer um SUV com design esportivo, eficiência energética e conectividade avançada, mas a um custo mais acessível. O Sonic será o primeiro modelo a compor essa nova fase da Chevrolet no Brasil, que aposta em SUVs menores para atrair o público jovem.
Nome com lembranças mistas
Apesar de ser de um segmento novo da GM e visual inédito, o nome Sonic não é novo. Ele já batizou um hatchback subcompacto lançado no Brasil em 2012, importado da Coreia do Sul. O antigo Sonic trazia o motor 1.6 Ecotec de até 120 cv, bom acabamento e pacote de equipamentos, mas teve vendas fracas e manutenção cara por ser importado.
![Chevrolet Sonic [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/chevrolet_sonic-1320x792.jpg)
O modelo enfrentou recalls e críticas de consumidores, especialmente nas versões automáticas, além de perder espaço rapidamente para o Onix, que oferecia mais tecnologia e preço mais competitivo. Em poucos anos, em 2014, o Sonic foi retirado do mercado e acabou ofuscado pelo sucesso do hatch nacional e não decolou nas vendas.
Mecânica e plataforma conhecidas
O novo Chevrolet Sonic será baseado na plataforma GEM, a mesma utilizada por Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Isso significa que ele deve repetir o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com 116 cv e 16,8 kgfm, acoplado ao câmbio manual ou automático de seis marchas.

A ideia é posicionar o Sonic abaixo do Tracker, oferecendo um SUV de entrada com dimensões mais compactas e proposta urbano. O design seguirá a nova identidade visual da Chevrolet, com faróis divididos, grade em formato de colmeia e lanternas traseiras interligadas em LED.
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