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Chevrolet Spark EUV será produzido no Brasil na fábrica da Troller

SUV elétrico será montado em SKD no Ceará e quer rivalizar diretamente com um dos modelos chinês mais vendido

4 min de leitura

A Chevrolet anunciou oficialmente a produção do Spark EUV no Brasil. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (8) por Santiago Chamorro, presidente da GM South America, durante apresentação do modelo. O SUV elétrico será montado em regime SKD (Semi Knock Down), ou seja, parcialmente desmontado e finalizado em solo nacional. 

A montagem ficará a cargo de uma empresa terceirizada, utilizando a antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE). A estratégia é uma resposta direta ao avanço das marcas chinesas no mercado brasileiro, especialmente a BYD, com o Dolphin e a GWM, com o Ora 03. 

Além disso, com a montagem no Brasil a fabricante americana se esquiva dos impostos sobre carros elétricos importados, que chegam a até 35% e serão aplicados integralmente em janeiro de 2027. Isso significa que, sem essa estratégia de produção via SKD, o Chevrolet Spark EUV, que hoje custa R$ 159.990, poderia facilmente ter esse preço aumentado nas concessionárias brasileiras. 

Chevrolet Spark EUV [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Spark EUV [Auto+ / João Brigato]

Ao produzir parcialmente o modelo no país, a GM consegue manter o preço competitivo frente a rivais como o BYD Dolphin e, ao mesmo tempo, se enquadra no programa Mover, que concede incentivos fiscais para montadoras que investem em eletrificação local.

De acordo com a Chevrolet, o Spark EUV nacionalizado terá início de montagem em breve, ainda neste ano, embora não tenha especificado nenhuma data. A empresa também confirma que o Spark produzido no Brasil chegará às concessionárias ainda em 2025, também com previsão de industrialização local de baterias. 

Chevrolet Spark EUV azul de frente
Chevrolet Spark EUV [Auto+ / João Brigato]

A operação segue um modelo de joint venture, semelhante ao que a Stellantis fez com a Leapmotor, só que no caso da GM é com a SAIC e a Wuling, parceria chamada SAIC-GM-Wuling, responsável por desenvolver carros elétricos na China que são rebatizados para o Brasil.

Como é o Spark EUV

Chamado de Baojun Yep Plus na China, o Spark EUV foi adaptado para o mercado brasileiro e chega custando R$ 159.990. Ele utiliza uma bateria de 42 kWh, que alimenta um motor elétrico de 101 cv e 18,4 kgfm de torque. A autonomia segundo o Inmetro é de 258 km, com velocidade máxima limitada a 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

Chevrolet Spark EUV azul com o teto branco parado de lateral
Chevrolet Spark EUV [Auto+ / João Brigato]

Nas medidas, o SUV compacto tem 4,00 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, com porta-malas de 355 litros.

O interior traz central multimídia de 10,1 polegadas, painel digital de 8,8 polegadas, ar-condicionado digital, acabamento macio ao toque, câmera 360°, piloto automático adaptativo com assistente de faixa e frenagem autônoma, além de seis airbags. Há ainda 28 porta-objetos espalhados pela cabine.

Painel do Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV [Auto+ / João Brigato]

O alvo mais claro do Spark EUV é o BYD Dolphin, atualmente um dos elétricos mais vendidos do Brasil. O hatch chinês custa R$ 149.800, ou seja, R$ 10 mil a menos que o Chevrolet, mas entrega números próximos. Motor de 95 cv, torque de 18,3 kgfm, bateria de 44,9 kWh e autonomia de 291 km.

A Chevrolet aposta que o apelo SUV, o espaço interno maior e o pacote de equipamentos vão convencer parte dos consumidores que hoje escolhem o hatch da BYD.

Chevrolet Spark EUV [Auto+ / João Brigato]

Segundo a GM, além do Spark EUV, outro modelo deve seguir o mesmo caminho, indiretamente confirmado como o futuro Captiva EV (Starlight S na China).

E você, optaria pelo Chevrolet Spark EUV ou BYD Dolphin? Deixe sua opinião nos comentários!


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0 comentário em “Chevrolet Spark EUV será produzido no Brasil na fábrica da Troller”

  1. Carlos

    Bom, pra começar..

    Parece o Renegade (cópia chinesa).

    10 mil mais caro que o concorrente.

    Não confio mais na Chevrolet.

  2. Dinn

    A Chevrolet cometeu dois grandes erros; a correia problemática, enterrar o melhor sedã que já produziu, o Cruze. Deveriam reestilizá-lo deixar ele elétrico para competir com o sedã da BYD. Não, aposentaram-o então, como comentaram aqui não é mais uma MARCA confiável, infelizmente.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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