A Chevrolet anunciou oficialmente a produção do Spark EUV no Brasil. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (8) por Santiago Chamorro, presidente da GM South America, durante apresentação do modelo. O SUV elétrico será montado em regime SKD (Semi Knock Down), ou seja, parcialmente desmontado e finalizado em solo nacional.
A montagem ficará a cargo de uma empresa terceirizada, utilizando a antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE). A estratégia é uma resposta direta ao avanço das marcas chinesas no mercado brasileiro, especialmente a BYD, com o Dolphin e a GWM, com o Ora 03.
Além disso, com a montagem no Brasil a fabricante americana se esquiva dos impostos sobre carros elétricos importados, que chegam a até 35% e serão aplicados integralmente em janeiro de 2027. Isso significa que, sem essa estratégia de produção via SKD, o Chevrolet Spark EUV, que hoje custa R$ 159.990, poderia facilmente ter esse preço aumentado nas concessionárias brasileiras.
![Chevrolet Spark EUV [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/09/Chevrolet-SparK-EUV-21-1320x743.webp)
Ao produzir parcialmente o modelo no país, a GM consegue manter o preço competitivo frente a rivais como o BYD Dolphin e, ao mesmo tempo, se enquadra no programa Mover, que concede incentivos fiscais para montadoras que investem em eletrificação local.
De acordo com a Chevrolet, o Spark EUV nacionalizado terá início de montagem em breve, ainda neste ano, embora não tenha especificado nenhuma data. A empresa também confirma que o Spark produzido no Brasil chegará às concessionárias ainda em 2025, também com previsão de industrialização local de baterias.

A operação segue um modelo de joint venture, semelhante ao que a Stellantis fez com a Leapmotor, só que no caso da GM é com a SAIC e a Wuling, parceria chamada SAIC-GM-Wuling, responsável por desenvolver carros elétricos na China que são rebatizados para o Brasil.
Como é o Spark EUV
Chamado de Baojun Yep Plus na China, o Spark EUV foi adaptado para o mercado brasileiro e chega custando R$ 159.990. Ele utiliza uma bateria de 42 kWh, que alimenta um motor elétrico de 101 cv e 18,4 kgfm de torque. A autonomia segundo o Inmetro é de 258 km, com velocidade máxima limitada a 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

Nas medidas, o SUV compacto tem 4,00 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, com porta-malas de 355 litros.
O interior traz central multimídia de 10,1 polegadas, painel digital de 8,8 polegadas, ar-condicionado digital, acabamento macio ao toque, câmera 360°, piloto automático adaptativo com assistente de faixa e frenagem autônoma, além de seis airbags. Há ainda 28 porta-objetos espalhados pela cabine.

O alvo mais claro do Spark EUV é o BYD Dolphin, atualmente um dos elétricos mais vendidos do Brasil. O hatch chinês custa R$ 149.800, ou seja, R$ 10 mil a menos que o Chevrolet, mas entrega números próximos. Motor de 95 cv, torque de 18,3 kgfm, bateria de 44,9 kWh e autonomia de 291 km.
A Chevrolet aposta que o apelo SUV, o espaço interno maior e o pacote de equipamentos vão convencer parte dos consumidores que hoje escolhem o hatch da BYD.

Segundo a GM, além do Spark EUV, outro modelo deve seguir o mesmo caminho, indiretamente confirmado como o futuro Captiva EV (Starlight S na China).
E você, optaria pelo Chevrolet Spark EUV ou BYD Dolphin? Deixe sua opinião nos comentários!




Bom, pra começar..
Parece o Renegade (cópia chinesa).
10 mil mais caro que o concorrente.
Não confio mais na Chevrolet.
A Chevrolet cometeu dois grandes erros; a correia problemática, enterrar o melhor sedã que já produziu, o Cruze. Deveriam reestilizá-lo deixar ele elétrico para competir com o sedã da BYD. Não, aposentaram-o então, como comentaram aqui não é mais uma MARCA confiável, infelizmente.