A Chevrolet está prestes a fazer uma das mudanças mais polêmicas dos seus últimos anos. Depois de remover Apple CarPlay e Android Auto dos seus carros elétricos, a fabricante agora confirmou que vai encerrar o suporte também nos modelos a combustão.
A informação foi dada pela CEO da General Motors, Mary Barra, em entrevista ao podcast Decoder, do The Verge, que foi publicada na última quarta-feira (22). A executiva explicou que a decisão faz parte de uma transição dentro do grupo, que pretende adotar uma nova plataforma nativa em toda a linha, além de adotar isso nas marcas GMC, Buick e Cadillac.
Um futuro sem espelhamento de celular
Segundo Barra, o fim do Apple CarPlay e do Android Auto será gradual e acompanhará os novos lançamentos da montadora. Isso significa que os próximos carros a gasolina também deixarão de ter projeção de smartphone, substituindo o sistema por uma plataforma própria, desenvolvida pela GM.

Temos mais de 40 modelos no portfólio. Não dá para atualizar todos de uma vez, mas à medida que novos veículos forem lançados, vocês verão essa mudança acontecer. Tomamos a decisão de priorizar nossos veículos elétricos, e agora isso se estenderá a todo o portfólio, disse Mary Barra.
Na prática, a GM quer que o motorista use apenas o sistema nativo do carro, chamado Ultifi, baseado no Android Automotive. Essa interface promete trazer uma experiência mais rápida, com acesso a aplicativos do Google, como o Maps, o Assistant e até o Gemini, assistente de IA.
Por que a GM está fazendo isso?

De acordo com a montadora, o uso de Apple CarPlay e Android Auto afeta o desempenho de alguns recursos avançados do carro, especialmente sistemas semiautônomos de condução, como o Supercruise, um sistema de direção semi-autônoma sem as mãos presente em diversos carros do grupo no EUA.
Além disso, a GM diz que ter o sistema próprio ajuda o veículo a se comunicar melhor com dados internos, como nível de carga, ar-condicionado, autonomia e manutenção. Também durante a entrevista, Sterling Anderson, chefe de produtos da GM, disse que o novo sistema é uma evolução necessária:
“Muitos motoristas preferem o CarPlay e o Android Auto porque as interfaces atuais das centrais multimídias são ruins. O que estamos fazendo é resolver exatamente isso.”
Uma decisão polêmica

Enquanto a GM aposta em um ecossistema fechado, outras montadoras estão ampliando o suporte para Apple e Google, com versões sem fio e atualizações over the air.
Aqui no Brasil, esse sistema já está integrado no Chevrolet Blazer EV e no Equinox EV. Caso isso se espalhe para modelos vendidos no Brasil, provavelmente não veremos mais CarPlay e Android Auto em carros como Onix, Onix Plus e Tracker. A inclusão por completo desses sistemas, porém, ainda vai demorar um pouco. A expectativa é que a nova plataforma da GM estreie em 2028.
E você, o que acha dessa estratégia da GM? Vai dar certo? Deixe sua opinião nos comentários!




Acredito que dará certo, haja vista esses sistemas atuais apresentarem bastante lentidão e falhas.
Porém, o sistema a ser implantado deve ser entregue com tecnologia superior e eficácia necessária para os dias atuais. Se apresentar problemas no início a imagem, e na esteira, as vendas irão cair e muito.
Utilizo Android Automotive em um Volvo XC60 em Luxemburgo. Há prós e cons.
O lado positivo é que você tem um full OS (sistema operacional completo) no seu carro. A enorme comunidade de desenvolvedores Android também ajuda a criar um ecossistema de aplicações. Roda-las nativamente, instaladas diretamente, tem suas vantagens. Aplicações que rodam independente do seu telefone, a melhor captação de sinal da antena veicular (GPS e GSM)…
Mas nem tudo são flores. O Android não é nem de longe meu sistema preferido. Uso o ecossistema da maçã e me sinto muito satisfeito. O Android Automotive não tem nem de longe a mesma estabilidade que um bom sistema fechado rodando o CarPlay. Por vezes perco o sinal da câmera do carro, sensores de estacionamento, e outros recursos que me obrigam a parar o veículo e forçar uma reinicialização manual. Não é o que você espera quando compra Volvo. Mas da para esperar do Android.
Acho que um bom investimento em sistemas próprios e a possibilidade de usar o CarPlay nativamente seria muito mais interessante. Ainda mais, considerando o mercado de cá, onde Apple é uma questão de escolha… não de status. iPhone realmente é commodity aqui.
Se você usa o apple car play. Como passa por tudo isso com o android?
Algumas decisões que são tiro no pé: Correia banhada a oleo ( diminuiu a confiabilidade do carro e o pretexto.que é melhor que corrente não procede) e agora retirar Androide auto e Apple Car Play. O que os consumidores querem? Nokia na sua arrogancia de lider , não atendeu aos desejo dos consumidores por telefones de tela sensível e tentou forçar o Symbian que não era bom para isso e faliu. Mais tempo, a Sony tentou.emplacar seu sistema Betamax e perdeu o mercado para o VHS. A GM vai para o mesmo caminho Olha que meus 10 primeiros carros, 8 eram GM.
Sim toda tequinologia e bom mas ela vai cobrar pôr toda essa tequinologia
Não dou um ano para essa pratica. Mais uma vez a GM passando pelo momento “das Auto”. Empresas e CEOs com ego é prejuízo forte na certa.
Eu acho que o sistema próprio da GM vai ajudar a monitorar o funcionamento da correia sincronizadora frita em óleo de pastel. Coisa que o Android Auto não faz.
Na verdade, estão fazendo o que já era esperado, oi seja, pegando o que o Android disponibiliza e ajustando para os produtos da GM
Tiro no pé 👣.
Oséas Cavalcante Mota 71 cardiopata e cirurgia de catarata o maior sonho ganhar um carro 9 marchas automático
Acho que é risco pois o Brasil está preparado pra aceitar uma tecnologia fechada e tem suporte para o veículo da GM,se fechar para o mundo as vezes um risco muito grande , acredito que o usuário da marca fica refém da marca e pode se tornar um problema futuro….
Se eu posso cobrar uma taxinha extra por quê não vou né? Vendiam carro com wifi mas era um chip soldado no chassis e você não podia usar o seu qie já pagava me salidade. Burros.
Tiro no pé em 3…2…1… não se mexe em time que ta ganhando. Querendo ou não, vai ter que ser muito… mas muito melhor quebo Android e o Apple. Vai perder freguês.
Já deixou de se opção por ser americano. Agora sem espelhamento do celular, adeus!
Tiro no pé em 3.2.1. Querendo ou não, vai ter que ser muito… mas muito melhor que o Android e o Apple. Vai perder freguês.
Vai falir muito mais rápido, depois os executivos irão dizer que tentaram, ao invés de pegarem uma cpu mais robusta e fazerem um cluster separado, preferem acabar com o que esta todo mundo usando e se dando bem, parabéns aos executivos que irão ajudar a afundar as antigas montadoras.
Acredito que o objetivo seja começar a cobrar por esse serviço como fazem com o onstar.
Já tive diversas blazers e atualmente tenho trailblazer, se não tiver mais android auto não vejo problema, passarei a comprar uma suv de outro fabricante que tenha.
QUE BOLA FORA!
Bastante arriscado. Mexer em time que está ganhando?
Se for para meljorar, ótimo, mas pelo jeito é mais uma armadilha da GM tal qual a correia banhada em óleo. Não confio mais na marca depous que fui lesado na revisão do meu Onix. Se não mudarem a mentalidade e a qualidade dos carros eu não compro mais GM.
Como diria aquele personagem famoso de desenho animado: Não vai dar certo…
Toda essa discussão é apenas uma desculpa utilizada pela fabricante. Penso que esta é a maneira que a Chevrolet encontrou para cobrar pelo uso da interface. Muitos motoristas usam a interface através dos andróides como Google maps, telefone etc.
Cara se nosso em Brasil tem esses problemas em óleo falsificasdos tem vários poblemas porque fabricam carros tão frágil aos consumidores?
Mais um tiro no pé!
Tiro no pé!! Igual motor 3 cilindros correia banhada á óleo.
Penso que a Chevrolet, sempre foi líder, e como líder, anda a frente. Vai brilhar e ser seguida por outras montadoras. Tendo o seu sistema.
E mostrando o caminho.
Pois toda a unanimidade é burra.
Por mim não compraria nenhum modelo da GM.
Se nao tem capacidade de gerenciar o dispositivo CarPlay, mostra inferioridade aos seus concorrentes que usam.
Vergonha GM.
Deveriam se preocupar com o motor e caixa, como tambem na outras partes mecanicas. O automovel evoluí para pior. Carro fraco, exige manutencao mais regulares a custo enorme. Quebram facil e sem dizer a politicá de manutenção que uma verdadeira furada. Hoje so pensam em carro hi-tech, que é puro plastico, nao aquenta os de antigamente aguentava.temos a pior gasolina, o pior diesel, batizada na macumba e um carro que nao e raiz.
Deveriam se preocupar com o motor e caixa, como tambem na outras partes mecanicas. O automovel evoluí para pior. Carro fraco, exige manutencao mais regulares a custo enorme. Quebram facil e sem dizer a politicá de manutenção que uma verdadeira furada. Hoje so pensam em carro hi-tech, que é puro plastico, nao aquenta os de antigamente aguentava.temos a pior gasolina, o pior diesel, batizada na macumba e um carro que nao e raiz.
Poderia deixar opcional.
Vai dar super certo, confia #sqn
Já não vendia, agora pode fechar a tampa do caixão kkkk
Sinceramente, essa justificativa não se sustenta. Se o proprietário investe em um veículo moderno, com central multimídia atualizada e conectividade, é direito dele usar o aplicativo de navegação que preferir, seja CarPlay, Android Auto ou qualquer outro aplicativo instalado diretamente na multimídia.
Dizer que sistemas como CarPlay ou Android Auto “afetam o desempenho” de funções avançadas, como condução semiautônoma, parece muito mais uma desculpa comercial do que um problema técnico real. A integração entre softwares pode ser aprimorada por atualização de sistema, não bloqueando a liberdade do usuário.
Na prática, o que as montadoras querem é controlar o ecossistema do carro, reter dados de uso, limitar a concorrência e empurrar assinaturas de serviços que os aplicativos gratuitos já fazem muito bem.
Se o veículo é do cliente, ele deveria ter armazenamento próprio e liberdade total para instalar o aplicativo de navegação que deseja. É assim que funciona em qualquer dispositivo que a pessoa compra: computador, celular, tablet, smartwatch… Por que o carro tem que ser diferente?
A tecnologia deveria servir ao consumidor, e não aprisioná-lo. Bloquear CarPlay e Android Auto atrás de justificativas vagas não agrega segurança — apenas reduz opções e desrespeita quem está pagando caro pelo produto.
Consumidor informado cobra. E cobrar é a única forma de fazer o mercado evoluir.
Olá.
Me chamo Benito.
Eu tenho uma Montana AT T RS 24/25.
Gostaria de saber, se essa mudança do Android auto é Apple carplay. Vai acontecer em meu veículo.
Eu acho importante ter mudanças no sistema de operação do rádio e aplicativos do carro.
GM indo em sentido contrário à evolução.
Ninguém que comprar um carro da Montadora Americana, vai poder usar o Waze, por exemplo !!!!
Comentar a respeito do sistema de atendimento ao cliente da Chevrolet, por gentileza.
Comentar a respeito do sistema de atendimento ao cliente da Chevrolet, por gentileza
Chama-se falha de projeto não ter isolamento entre o sistema de infotainment e o sistema de direção autônoma.
Parabéns GM !!! Não comprarei um carro que não conecta meu Smartfone, prioridade hoje é comprar um carro que conecta e sem fio ainda
Minha opiniao para chevrolet acaba com a correia a óleo, e com isso que vcs tem quer ser preocupar e nao com sistema Android ou ios.
Incensatez. Em uma época onde q vida das pessoas gira em torno do celular, todas as operações estão ali, não permitir espelhamento do celular é alienar-se ao mundo! Tem tanta coisa para aperfeiçoar! Ia voltar p Tracker, agora com essa, adeus!
Ah tá de paiassada
É simples o que ocorrerá: a Nokia tentou emplacar um S.O. “próprio” da Microsoft e não funcionou. A GM vai no mesmo caminho.
Usuários, hoje, precisam da interação entre o smartphone e o carro. Ter uma opção própria? E a conectividade? Será mantida como?
Apple Car Play e Android Auto são tecnologias firmadas e funcionais. O desenvolvimento deveria ser no que já está consolidado.
Se isso não resolver o problema da correia banhada a óleo, nada vai!