Ao vivo
Home » Novidades » Citroën C4 Cactus sai de linha no Brasil

Novidades

Citroën C4 Cactus sai de linha no Brasil

A Citroën oficializou a despedida do C4 Cactus do nosso mercado após seis anos, assim como do propulsor 1.6 THP de 173 cv e 24,5 kgfm

3 min de leitura

O Citroën C4 Cactus debutou em nosso mercado no segundo semestre de 2018, exibindo um design descolado para a época, com preços iniciais a partir de R$ 68.990. O modelo oferecia dois propulsores: o 1.6 naturalmente aspirado, com câmbio manual ou automático, e o 1.6 THP (Turbo High Pressure), associado a uma caixa AT de seis marchas, que entregava saudáveis 173 cv e 24,5 kgfm.

No entanto, como tudo na vida tem um fim, a marca do duplo chevron oficializou a descontinuidade do C4 Cactus no Brasil após seis anos de mercado, focando suas atenções no Aircross e no Basalt, lançado no início de outubro deste ano.

O encerramento da vida do C4 Cactus e da sua plataforma em nosso mercado também marcou o fim da linha de motores 1.6 16V naturalmente aspirado da família EC5, que estava presente na versão de entrada do utilitário esportivo, além do 1.6 16V turbinado (THP).

Citroën C4 Cactus 2024 parado de traseira
O Citroën C4 Cactus Shine Pack com motor 1.6 THP fazia de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos [Foto: Divulgação]

No mercado europeu, o Citroën C4 Cactus estreou em 2014 e, no Brasil, somou mais de 70.000 unidades comercializadas com produção local. O SUV se despediu sem estrear uma nova geração ou passar por uma reestilização. Ao longo dos seis anos, no entanto, ofereceu versões especiais.

Edições limitadas do Citroën C4 Cactus

Entre elas, foram cinco edições: a 100 Anos (2019), C-Series (2020), Rip Curl (2021), X-Series (2021) e Noir (2023). Esta última, limitada a 1.300 unidades e baseada na versão Shine Pack, exibia um exterior escurecido, com detalhes em preto brilhante nas molduras dos faróis de neblina e nas rodas de liga leve de 17 polegadas. Além disso, trazia adesivos alusivos à configuração e, sob o capô, o motor 1.6 turbinado de 173 cv e 24,5 kgfm.

Por dentro, trazia revestimentos exclusivos, multimídia de 10 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, chave presencial, ar-condicionado de duas zonas e carregador de smartphone por indução. Em segurança, contava com frenagem automática de emergência, alerta de saída involuntária de faixa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e monitoramento da pressão dos pneus.

Você é dono de um C4 Cactus ou já teve o SUV? Caso sim, escreva nos comentários a sua experiência com a marca e o modelo!


YouTube video

1 comentário em “Citroën C4 Cactus sai de linha no Brasil”

  1. Ismael Oliveira Silva

    Por estar decretado o fim de linha do C4 CACTUS, as concessionárias não se atualizaram ao ponto de baixarem os preços destes ainda. O incrível é que o novo modelo SUV – BASALT, é mais barato que o C4 CACTUS.

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar