De olho no sucesso que os carros elétricos acessíveis da BYD, a Toyota acaba de revelar seu novo SUV elétrico barato, batizado de bZ3X. Ele será fabricado em parceria com a chinesa GAC, é compacto e tem desenho que lembra o Jeep Commander. Mas, será que pode se tornar um modelo global?
O bZ3X se encaixa lá fora como um SUV compacto. Ele mede 4,60 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,64 m de altura e o entre-eixos é de 2,76 m. Ele pesa 1.835 kg. Além disso, vai ser oferecido na China em três versões, a 430 Air+, 520 Pro+ e 620 Max. O mais barato é o 430 Air+ e traz bateria de lítio, ferro e fosfato de 50,03 kWh de capacidade.
Assim, a autonomia do SUV elétrico barato da Toyota pelo ciclo CLTC é de 430 km. Aliás, ele tem ainda um motor elétrico de 221 cv. Porém, detalhes técnicos das demais variantes não foram divulgados. A expectativa é que a nomenclatura possa estar relacionada com a autonomia do bZ3x. Desse modo, ambas versões deverão ter bateria com capacidade ampliada.
Veio para atazanar a BYD
O SUV elétrico conta com desenho com pegada mais conservadora, mesmo em se tratando de um carro elétrico. A dianteira é alta e é fechada na parte superior. Mas, há entradas de ar na parte inferior do para-choque. Os faróis são finos e interligados por uma barra iluminada. Seu para-brisa é levemente inclinado.
Ainda nesse sentido, o teto conta com uma câmera do sensor LiDAR de condução semiautônoma. Nas laterais, o novo SUV elétrico barato da Toyota opta por linhas retas e ele tem o aspecto do Jeep Commander. Embora o porte não seja nada similar. Na traseira, a tampa do porta-malas e o para-choque são mais salientes.
As lanternas são finas e interconectadas. Aliás, o bZ3X quer atrair a clientela da BYD pela lista de itens de série. Ele traz painel de instrumentos de 8,8 polegadas, central multimídia flutuante de 14,6 polegadas e mais itens. Carregador de celular por indução e sistema de som Yamaha com 11 alto-falantes também são de fábrica.
Ele será produzido a partir da joint-venture entre a marca japonesa e a GAC. Surpreendentemente, o SUV elétrico barato da Toyota terá ainda 11 câmeras, sensores ultrassônicos e até radares de ondas milimétricas para atuarem na condução semiautônoma.
As primeiras entregas acontecerão no começo de 2025 e seus preços começam em cerca de US$ 13.800 ou R$ 83 mil e chegam em US$ 27.500 ou R$ 166 mil. No entanto, não há expectativa que ele seja destinado para outros mercados além do chinês, como por exemplo o brasileiro.