A Ford revelou uma nova plataforma flexível e de baixo custo que servirá de base para fabricar futuros carros elétricos, incluindo até uma caminhonete. Só que, essa arquitetura trará o fim de linha para os SUVs Escape e Lincoln Corsair muito em breve. Ambos contam com vendas expressivas, mas terão sua produção finalizada ainda este ano. A morte do Escape era um tanto esperada, já que ele teve mudanças significativas anunciadas há pouco tempo. Mas, ele pode renascer no futuro.
No começo do ano, foi anunciado que ele não seria mais ofertado em alguns estados norte-americanos. O que acontece é que o Escape não atende as normas de emissões de determinadas regiões como Califórnia e Nova York. Ainda nesse sentido, a nova arquitetura focada em veículos elétricos será fabricada na planta de Louisville, Kentucky, Estados Unidos. Esta é a instalação responsável pela montagem do SUV médio rival do Jeep Compass e do primo criado pela Lincoln.
Um porta-voz da marca revelou que a produção dos dois SUVs será interrompida ainda em 2025, quando a fábrica começar a ser reformada. Mas, ele acalmou os fãs dos modelos ao dizer que o atual estoque dos dois consegue atender a demanda até meados de 2026. O problema é que tanto o Ford Escape quanto o Lincoln Corsair possuem vendas expressivas e ajudam nos lucros das marcas.

Suspense
Para se ter noção, o Escape foi o segundo SUV da montadora dona da Ranger mais vendido no ano passado. Já o Corsair está entre os carros mais acessíveis da fabricante. No entanto, o Motor1.Com, acredita que o SUV da Ford não saia de cena de forma definitiva. Em primeiro lugar, ele pode ter sua produção transferida para outra instalação.
Por exemplo, ele já foi fabricado nas plantas de Ohio e Michigan antes de ser montado no Kentucky. Além disso, os executivos da fabricante anunciaram que novos projetos para atender o mercado de SUVs seriam revelados no futuro. Mas, eles não deram outros detalhes. Se o estoque do Ford Escape acabar antes de 2026, a marca ainda terá outro modelo para ofertar ao público.

Ela pode apresentar o Bronco Sport. SUV médio, ele se destaca pelo porte mais encorpado, ar robusto e vocação off-road. No Brasil, a fabricante norte-americana oferece três SUVs distintos. O primeiro é o Territory e que é seu carro mais barato. Ele parte de R$ 215 mil. Acima dele está o Bronco Sport, tabelado em R$ 260 mil. Inclusive, os dois passaram por mudanças em seu visual recentemente.
E a terceira opção é o Mustang Mach-E. Só que, ele é 100% elétrico e custa R$ 486 mil. Por fim, ainda não há informações acerca dos novos carros elétricos da montadora e nem confirmação de sua vinda ao país tropical.
Gostaria de conhecer o Compass da Ford de perto? Conte nos comentários



O mundo está muito chato.