O Tera é um dos lançamentos mais aguardados da Volkswagen dos últimos tempos. O SUV subcompacto chegou ao nosso mercado para tirar a paz do Fiat Pulse e do Renault Kardian, oferecendo um preço competitivo que começa em R$ 99.990, para as primeiras 999 unidades – depois sobe para R$ 103.990.
Seguindo o legado deixado tanto pelo Fusca quanto pelo Gol, o Volkswagen Tera se junta aos utilitários esportivos do fabricante ao lado do Nivus, T-Cross e Taos, sendo sustentado pela moderna plataforma MQB-A0 e oferecido nas versões MPI (R$ 99.990), TSI (R$ 116.990), Comfort (R$ 126.990), High (R$ 139.990) e High The Town (R$ 142.290).
Como o consumo é um dos fatores determinantes na compra de um carro, de acordo com o fabricante, o Volkswagen Tera com motor 1.0 MPI naturalmente aspirado mais câmbio manual de cinco marchas, com 84 cv (etanol) e 77 cv (gasolina), disponível na versão de entrada, faz na cidade 9,1 km/l e 13,2 km/l, na ordem.
Aliás, esses números sobem para 10,2 km/l (etanol) e 14,7 km/l (gasolina), na estrada. Além disso, as médias mistas cidade/estrada do motor MPI são de 9,6 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina. O tanque de combustível do Volkswagen Tera tem capacidade para 49 litros.

Consumo do Volkswagen Tera com motor 1.0 TSI
Com o motor 1.0 170 TSI turbo, versão turbo mais fraca do motor tricilíndrico da Volks, também acoplado à caixa manual MQ200, o consumo do Volkswagen Tera é de 9 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina) na cidade. Na estrada, as médias sobem para 10,3 km/l (etanol) e 15 km/l (gasolina). O consumo misto é de 9,5 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina.
Apesar disso, com motor 1.0 TSI turbo e câmbio automático automático de seis marchas (AQ160), disponível nas versões mais completas Comfort e High, o consumo do Volkswagen Tera é de 8,6 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina) na cidade. Na estrada, sobe para 10,3 km/l (etanol) e 14,5 km/l (gasolina). No ciclo misto, esse conjunto motriz garante médias de 9,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.



O que você achou do Volkswagen Tera? Acha que ele conseguirá superar o Fiat Pulse e o Renault Kardian? Escreva sua opinião nos comentários!