Ao vivo
Home » Novidades » Confirmado: Nova geração da Volkswagen Amarok será híbrida

Novidades

Não quer peder tempo

Confirmado: Nova geração da Volkswagen Amarok será híbrida

Volkswagen confirma motorização eletrificada para a picape, que estreia em 2027 com desenvolvimento sul-americano e base chinesa

3 min de leitura

Não é só Ford e Toyota que estão eletrificando suas picapes médias. A Volkswagen confirmou nesta terça-feira (5) que a próxima geração da Amarok também será híbrida e totalmente reformulada para o mercado sul-americano.

A novidade foi anunciada em uma reunião com o Ministro da Economia da Argentina, país que receberá o investimento de US$ 580 milhões (R$ 3,3 bilhões) para viabilizar a produção do novo modelo a partir de 2027.

Batizado internamente como Amarok South America, o projeto será inédito por aqui. Em vez de seguir a Amarok global, produzida na África do Sul, que compartilha base com a Ford Ranger, a nova geração feita na Argentina terá plataforma chinesa e eletrificação. 

Nova geração da Volkswagen Amarok rodando com camuflagem no Brasil
Nova geração da Volkswagen Amarok [@placaverde/Reprodução]

O governo da Argentina soltou um comunicado comentando sobre o projeto:

“O Ministro da Economia, Luis Caputo, e o Secretário de Coordenação da Produção, Pablo Lavigne, realizaram uma reunião no Ministério da Economia com representantes da Volkswagen Argentina. Durante a reunião, eles discutiram o investimento de 580 milhões de dólares da empresa para desenvolver a nova pick-up Amarok Hybrid na fábrica localizada em General Pacheco”.

A Volkswagen decidiu usar como base a Maxus Interstellar X , modelo desenvolvido pela sua parceira com a SAIC e vendido na China com versões diesel e 100% elétrica.

A confirmação da hibridização vem em boa hora, já que a Amarok ficou para trás na corrida de picapes médias. Enquanto a Ranger já tem versão híbrida plug-in na Europa e a Toyota Hilux o sistema micro-híbrido na Ásia, a VW agora se prepara para entrar no jogo com uma picape pensada para atender o RIGI — regime argentino que incentiva modelos eletrificados.

Maxus Interstellar X [divulgação]

Motorização ainda é incógnita

A nova plataforma permite desde opções a combustão até motorizações híbridas e elétricas. A marca ainda não detalhou qual será o sistema híbrido adotado, mas é difícil que o V6 turbodiesel 3.0 (258 cv e 59,1 kgfm) continue na nova geração, devido às regras de emissões cada vez mais exigentes. Também existe a possibilidade de versões mais baratas com motor 2.0 turbodiesel e câmbio manual de seis marchas.

Os protótipos já em testes revelam proporções generosas, lanternas verticais em LED e linhas que remetem ao modelo chinês. Mesmo assim, todo o design e acerto final serão feitos por equipes da Volkswagen na América do Sul, com assinatura do designer brasileiro José Carlos Pavone. A expectativa é que a nova Amarok tenha o visual robusto, mas ganhe acabamento e tecnologias mais refinadas.

Maxus eTerron9 [Divulgação]

A Maxus, usada como base, tem 5,50 metros de comprimento e entre-eixos de 3,30 m — medidas superiores às da Amarok atual e da maioria das rivais diretas. 

Além disso, a nova geração deve finalmente aposentar a tração integral permanente e o eixo rígido com feixe de molas na traseira, adotando tração sob demanda e soluções mais modernas de suspensão.

O que você achou dessa virada da Volkswagen Amarok? A picape híbrida sul-americana tem chance de encarar Ranger e Hilux? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar