Ao vivo
Home » Novidades » DR é processada por mentir usando carros da Chery

Novidades

DR é processada por mentir usando carros da Chery

Nos ultimos tempos, o governo italiano está pegando no pé de várias marcas. Depois da Fiat, foi a vez da Chery sofrer as consequências

3 min de leitura

Atualmente são poucas as marcas chinesas que vendem seus carros na Europa. Só que a Chery já está presente no mercado europeu há um bom tempo através da DR Motors. A marca, descrita como legitimamente italiana, vende carros iguais aos da CAOA Chery, mas com mudanças na grade frontal e logotipos. E isso despertou a ira dos italianos.

Picuinha italiana

Em uma recente caça às bruxas, o governo italiano está proibindo diversas fabricantes de usar a bandeira do país em logotipos ou detalhes dos carros, além de implicar com nomes. A Alfa Romeo perdeu o direito de chamar seu SUV compacto de Milano só porque ele não é feito na Itália. O governo começou a implicar também com o Fiat 500, mas a Stellantis já deu o troco.

Agora, a vítima é a DR Motors. Criada em 2006 para vender carros da Chery na Itália, a DR se descreve como uma empresa de fato italiana. Algo que não está errado, visto que a marca não existe na China. O que ela faz é comprar carros chineses e vendê-los com seu logotipo na terra da pizza. Quase como a CAOA Chery faz no Brasil.

DR 7.0 [divulgação]
DR 7.0 [divulgação]

Pois o grande problema para o governo italiano é que o logotipo da DR tem a bandeira do país. Algo que, para eles, pode indicar que o local de produção dos carros é, de fato, a Itália. Isso levaria a uma “prática depreciativa”, segundo relatório visto pela Reuters. Ou seja, teoricamente, um carro com bandeira da Itália em um detalhe só pode existir se for feito lá.

Investigação Discovery

A situação foi tamanha que há um dossiê feito pela administração pública comparando imagens dos modelos da DR com os da Chery. Além disso, foi visto um carregamento de carros da Chery vindos em containers os quais chegam finalizados da China, faltando somente os logotipos.

Chery
DR 5.0 [divulgação]

Apesar de se vender como uma marca italiana, a DR nunca mentiu sobre o local de produção de seus carros. A fabricação chinesa e o uso de modelos da Chery (e alguns JAC) nunca foi omitida pela marca. Só que os italianos parecem rechaçar qualquer coisa que não seja genuinamente local. Mesmo se for um carro da Fiat feito na Polônia. 

Você está do lado da Chery ou do governo nessa briga? Conte nos comentários.



YouTube video

5 comentários em “DR é processada por mentir usando carros da Chery”

  1. Allifen Marques

    Que logo feio esse também, hein? A marca não se ajuda haha

  2. Tootsuki

    Se a Itália descobrir que todos os carros da Fiat no Brasil tem a bandeira italiana estampada…

  3. Anderson Alessandro

    Se uma empresa é multinacional, o óbvio seria que determinados produtos não seriam criados ou produzidos localmente… Se os italianos, em nome do seu "orgulho nacionalista" querem se fechar para outros fabricantes, que o governo compre a Fiat da Stellantis e arque com os custos de criar, produzir e vender carros…

  4. Ricardo Dutra

    Itália é um grande país, mas ainda carrega consigo a empáfia, mania de grandeza, especiais, herdadas do império romano e do na-zis-mo… Isso se nota até na culinária, ficam bravinhos até por você comer o macarrão e pizza do jeito que você gosta.

  5. PAULO SARACELLI

    Eu acho correto o que a Italia faz é preciso preservar seu legado e barrar os aproveitadores que usam seus nomes e referência para ganhar vendas, isso ou vai fechar a Itália ou vai trazer fabricantes para ela. Vamos ver o final dessa história.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar