A situação da Ford na Europa não é tão favorável e preocupa seus executivos. Ela vai tirar o icônico Focus de linha ainda em 2025 e com isso sua linha de carros de passeio ficará cada vez menor. Os elétricos Explorer e Capri ainda não deslancharam nas vendas e tudo isso junto preocupa a marca. Mas, parece que seus executivos já começaram a traçar novos e importantes planos para o futuro.
O CEO da Ford, Jim Farley, quer sua equipe empenhada no desenvolvimento de mais carros de passeio e pensados especificamente para o mercado europeu. De acordo com o Automobilwoche, até um investimento já foi planejado para essas novidades. Por sua vez, o diretor geral da marca para Alemanha, Suíça e Áustria, Christop Herr, estava presente em uma videoconferência com concessionárias e abordou o tema.
No entanto, apesar de a Ford querer novos carros para compor sua linha de modelos de passeio, ela não revelou em quais categorias eles vão atuar. Nos últimos anos, a fabricante se concentrou na região europeia em cuidar da linha Pro, que é voltada aos veículos comerciais leves. Neste caso, sua gama é mais completa e é composta pela caminhonete Ranger, van Transit e os compactos Transit Courier e derivados.

Tiro no pé?
Para se ter noção, a linha Pro conquistou cerca de 20% do mercado europeu nos primeiros meses de 2025, segundo o Carscoops. Os futuros modelos que a marca do Territory lançará deverão fazer companhia para os SUVs Puma e Kuga, que seguem mais firmes em vendas. O Puma acumulou 64.212 unidades vendidas no continente europeu entre janeiro e maio deste ano, conforme a Automotive News revelou.
Todavia, apostar nos elétricos Explorer e Capri parece não ter sido a salvação da empresa. Os SUVs são desenvolvidos a partir da plataforma MEB da Volkswagen e até agora não acumularam índices expressivos de vendas. O Explorer teve 15.764 vendas entre janeiro e maio deste ano e o Capri acumulou apenas 5.068 unidades comercializadas no mesmo período.
![Ford Explorer EV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ford_explorer_245_edited-1200x719.jpg)
No Brasil, a fabricante vive um momento bem diferente. Ela fechou o primeiro semestre de 2025 com alta de 14,6% nas vendas e acumulou 22.559 unidades dos seus modelos nos seis meses deste ano. Os destaques ficaram por conta da Ranger com mais de 15 mil unidades vendias e seguida pelo Bronco Sport, picape grande F-150 e o muscle car Mustang. Vale lembrar que o modelo mais barato da sua gama hoje é o Territory Titanium, tabelado em R$ 215 mil.
Você gosta da Ford? Será que ela terá voltará a fazer sucesso na Europa com mais carros de passeio? Conte nos comentários


