Desde seu lançamento em 2016, o Jeep Compass tem passado por constantes atualizações. Contudo, a nova geração, que deveria usar plataforma europeia foi descartada. Por outro lado, teremos o novo Peugeot 3008 nacional.
Após a saída de Carlos Tavares, a gigante automotiva optou por manter e estender a vida útil da arquitetura Small Wide. A mudança de planos foi confirmada por um executivo da alta cúpula da Stellantis nessa semana em visita ao QG do Brasil. Um dos principais motivos é que essa plataforma se alinha melhor ao DNA da Jeep, sendo mais robusta e compatível com tração 4×4 com eixo cardã — algo que a EMP2 não permite.

Outro fator determinante são os investimentos da Stellantis em eletrificação no Brasil voltados para a Small Wide. Embora a EMP2 suporte sistemas híbridos HEV, PHEV, MHEV e até 100% elétrico, a Small Wide também pode acomodar esse tipo de propulsão (exceto EV). Dessa forma, a Stellantis considera que ainda não faz sentido descontinuar a plataforma, que atualmente serve de base para modelos como Renegade, Compass e Toro.
Como fica o novo Compass?
A terceira geração do Jeep Compass será desenvolvida globalmente sobre a Small Wide, adotando um design reformulado já antecipado por conceitos vazados. Essa estratégia não é inédita no setor — a Hyundai, por exemplo, já adotou abordagem semelhante com o HB20.

Os principais mercados para o modelo serão Brasil e Estados Unidos, mas a Stellantis fará adaptações para atender também ao público europeu e aumentar sua participação na região. A nova geração do Jeep Compass será lançada no final de 2027, como modelo 2028. Durante um período de transição, a versão atual e a nova conviverão até o início de 2028.
O que esperar do novo Peugeot 3008 brasileiro?

A Peugeot está desenvolvendo uma versão exclusiva do 3008 para o mercado brasileiro, que será produzida sobre a plataforma Small Wide. O modelo será feito em Goiana, Pernambuco, por conta do parentesco com o Jeep Compass.
Trata-se de um projeto de extrema importância para a marca, que precisará posicionar o SUV estrategicamente para evitar a canibalização das vendas do Jeep Compass — por isso, o modelo poderá adotar um design mais aos moldes de um SUV cupê.
Enquanto o novo Peugeot 3008 não estreia, a fabricante importará a versão elétrica do modelo. A nova geração do SUV usará a mesma base Small Wide dos SUVs e picapes feitos em Pernambuco. A ideia é fortalecer a presença da Peugeot no Brasil. A previsão é que a estreia do 3008 brasileiro aconteça após o lançamento do Jeep Compass reformulado.



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Agora a notícia do 3008 brasileiro sob a Small Wide que foi noticiada há um tempo faz sentido! Fico satisfeito com isso, é uma plataforma que provou ser muito competente e seus produtos sempre foram elogiados pela segurança. Há muito que eu vinha falando que a Peugeot precisava nacionalizar o 3008 e parece que finalmente estamos caminhando pra isso.
Porém… Final de 2027? Não sei se o modelo atual aguenta esperar isso tudo não.
A Stellantis ja estava semi-perdida sob a gestão do Tavares. Após a saída dele, o conglomerado piorou de vez. A Italo-americana deveria contratar o Ex-CEO da Mercedes, Dieter Zetsche, pra colocar ordem na casa o quanto antes.
É uma plataforma segura que permite instalação de equipamentos modernos, incluindo eletrificação leve e hibrida plena. Não fazia sentido trocar plataforma por trocar. Iria perder robustez e a tração pra simplesmente nada. Perderia a essência da Jeep.
Acho que a Stellantis acerta nessa. A única coisa que precisa ser feita é talvez aumentar um pouco o entre-eixos pra privilegiar espaço interno. Creio que isso não seja difícil, visto que Commander, Toro e Rampage tem essa medida maior que o Compass.
Entendo que uma segunda geração "de verdade" precisaria de uma plataforma nova pra ser chamada assim. Porém, a manchete dá a entender uma coisa totalmente diferente do que é falada no texto. Os clicks vêm aí… hehe
E os flagras do modelo já pronto na STLA Medium e a fabricação na Itália, cancelaram isso também? Tá muito estranha essa história.
Essa matéria está muito estranha. Ainda mais com esse título sensaciolista. A Smal Wide pode ser boa, mas é muito antiga, é uma evolução da plataforma do Punto.
Cara, essa manchete absurdamente sensacionalista e doida por clickbait.
Os italianos que trouxeram essa plataforma pro Brasil chamavam ela de Grande Punto SUV. É realmente uma plataforma antiga e cansada.
Desenvolver um Peugeot que não esteja em linha com a Europa pode não dar certo, especialmente em carros de maior valor agregado. A Small Wide realmente ainda tem lenha pra queimar, e faz sentido manter, mas fazer um 3008 nela só faria sentido se fosse usada globalmente.
Matéria confusa sensacionalista e pouco confiável
Os Peugeot são normalmente muito bonitos, porém a Stellantis tem optado por dota-los de motores fracos para seu porte e peso. To juntando uma grana pois está chegando a hora de trocar de carro e espero que a ideia de motorecos nos Peugeot mude pois gostaria de vir a adquirir um.
Acho que não seria uma boa escolha, pois o bigodão não se deu muito bem com Chrysler. Tanto que uma das suas primeiras medidas para reestruturar a MB foi vender a Chrysler por um valor simbólico.
Acho que o próximo CEO da Stellantis precisará ser americano para mostrar que os donos, europeus, darão autonomia para ramo americano da empresa. Seria uma forma de equilibrar as coisas.
Se isto for verdade. Se Brasil e EUA não receberem este novo modelo, seria sensato que este novo carro destinada a Europa recebesse outro nome que não Compass.
Se for verdade a Peugeot deveria dar outro nome para o carro destinado ao Brasil. Pessoalmente eu abandonaria essas designações de 4 algarismos em favor de nomes. Poderiam dar aos SUVs nomes de felinos: Tiger, Lion, Lynce, Puma, Guepard, etc.