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Exclusivo: Jeep Compass de 3ª geração é cancelado, mas Peugeot produzirá novo 3008 no Brasil

A Stellantis decidiu manter a plataforma Small Wide no novo Compass, mas um inédito Peugeot 3008 será desenvolvido exclusivamente para o Brasil

3 min de leitura

Desde seu lançamento em 2016, o Jeep Compass tem passado por constantes atualizações. Contudo, a nova geração, que deveria usar plataforma europeia foi descartada. Por outro lado, teremos o novo Peugeot 3008 nacional.

Após a saída de Carlos Tavares, a gigante automotiva optou por manter e estender a vida útil da arquitetura Small Wide. A mudança de planos foi confirmada por um executivo da alta cúpula da Stellantis nessa semana em visita ao QG do Brasil. Um dos principais motivos é que essa plataforma se alinha melhor ao DNA da Jeep, sendo mais robusta e compatível com tração 4×4 com eixo cardã — algo que a EMP2 não permite.

Jeep Compass Limited flex branco com teto preto parado de frente em um estacionamento
Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]

Outro fator determinante são os investimentos da Stellantis em eletrificação no Brasil voltados para a Small Wide. Embora a EMP2 suporte sistemas híbridos HEV, PHEV, MHEV e até 100% elétrico, a Small Wide também pode acomodar esse tipo de propulsão (exceto EV). Dessa forma, a Stellantis considera que ainda não faz sentido descontinuar a plataforma, que atualmente serve de base para modelos como Renegade, Compass e Toro.

Como fica o novo Compass?

A terceira geração do Jeep Compass será desenvolvida globalmente sobre a Small Wide, adotando um design reformulado já antecipado por conceitos vazados. Essa estratégia não é inédita no setor — a Hyundai, por exemplo, já adotou abordagem semelhante com o HB20.

Jeep Compass Limited flex branco com teto preto parado de traseira em um estacionamento
Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]

Os principais mercados para o modelo serão Brasil e Estados Unidos, mas a Stellantis fará adaptações para atender também ao público europeu e aumentar sua participação na região. A nova geração do Jeep Compass será lançada no final de 2027, como modelo 2028. Durante um período de transição, a versão atual e a nova conviverão até o início de 2028.

O que esperar do novo Peugeot 3008 brasileiro?

Peugeot E-3008 azul parado de frente
Peugeot E-3008 [Foto: Divulgação]

A Peugeot está desenvolvendo uma versão exclusiva do 3008 para o mercado brasileiro, que será produzida sobre a plataforma Small Wide. O modelo será feito em Goiana, Pernambuco, por conta do parentesco com o Jeep Compass.

Trata-se de um projeto de extrema importância para a marca, que precisará posicionar o SUV estrategicamente para evitar a canibalização das vendas do Jeep Compass — por isso, o modelo poderá adotar um design mais aos moldes de um SUV cupê.

Enquanto o novo Peugeot 3008 não estreia, a fabricante importará a versão elétrica do modelo. A nova geração do SUV usará a mesma base Small Wide dos SUVs e picapes feitos em Pernambuco. A ideia é fortalecer a presença da Peugeot no Brasil. A previsão é que a estreia do 3008 brasileiro aconteça após o lançamento do Jeep Compass reformulado.

Quais são as suas expectativas para o novo Jeep Compass e o Peugeot 3008? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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13 comentários em “Exclusivo: Jeep Compass de 3ª geração é cancelado, mas Peugeot produzirá novo 3008 no Brasil”

  1. Tootsuki

    Agora a notícia do 3008 brasileiro sob a Small Wide que foi noticiada há um tempo faz sentido! Fico satisfeito com isso, é uma plataforma que provou ser muito competente e seus produtos sempre foram elogiados pela segurança. Há muito que eu vinha falando que a Peugeot precisava nacionalizar o 3008 e parece que finalmente estamos caminhando pra isso.
    Porém… Final de 2027? Não sei se o modelo atual aguenta esperar isso tudo não.

  2. MTHS

    A Stellantis ja estava semi-perdida sob a gestão do Tavares. Após a saída dele, o conglomerado piorou de vez. A Italo-americana deveria contratar o Ex-CEO da Mercedes, Dieter Zetsche, pra colocar ordem na casa o quanto antes.

  3. RO

    É uma plataforma segura que permite instalação de equipamentos modernos, incluindo eletrificação leve e hibrida plena. Não fazia sentido trocar plataforma por trocar. Iria perder robustez e a tração pra simplesmente nada. Perderia a essência da Jeep.

    Acho que a Stellantis acerta nessa. A única coisa que precisa ser feita é talvez aumentar um pouco o entre-eixos pra privilegiar espaço interno. Creio que isso não seja difícil, visto que Commander, Toro e Rampage tem essa medida maior que o Compass.

  4. Edmon

    Entendo que uma segunda geração "de verdade" precisaria de uma plataforma nova pra ser chamada assim. Porém, a manchete dá a entender uma coisa totalmente diferente do que é falada no texto. Os clicks vêm aí… hehe

  5. Luka

    E os flagras do modelo já pronto na STLA Medium e a fabricação na Itália, cancelaram isso também? Tá muito estranha essa história.

  6. Galeno Faria De Oliveira

    Essa matéria está muito estranha. Ainda mais com esse título sensaciolista. A Smal Wide pode ser boa, mas é muito antiga, é uma evolução da plataforma do Punto.

  7. Edmon

    Cara, essa manchete absurdamente sensacionalista e doida por clickbait.
    Os italianos que trouxeram essa plataforma pro Brasil chamavam ela de Grande Punto SUV. É realmente uma plataforma antiga e cansada.

  8. Vinicius Esgalha

    Desenvolver um Peugeot que não esteja em linha com a Europa pode não dar certo, especialmente em carros de maior valor agregado. A Small Wide realmente ainda tem lenha pra queimar, e faz sentido manter, mas fazer um 3008 nela só faria sentido se fosse usada globalmente.

  9. Bart

    Matéria confusa sensacionalista e pouco confiável

  10. arqueologiafurg

    Os Peugeot são normalmente muito bonitos, porém a Stellantis tem optado por dota-los de motores fracos para seu porte e peso. To juntando uma grana pois está chegando a hora de trocar de carro e espero que a ideia de motorecos nos Peugeot mude pois gostaria de vir a adquirir um.

  11. Fernan do B

    Acho que não seria uma boa escolha, pois o bigodão não se deu muito bem com Chrysler. Tanto que uma das suas primeiras medidas para reestruturar a MB foi vender a Chrysler por um valor simbólico.

    Acho que o próximo CEO da Stellantis precisará ser americano para mostrar que os donos, europeus, darão autonomia para ramo americano da empresa. Seria uma forma de equilibrar as coisas.

  12. Fernan do B

    Se isto for verdade. Se Brasil e EUA não receberem este novo modelo, seria sensato que este novo carro destinada a Europa recebesse outro nome que não Compass.

  13. Fernan do B

    Se for verdade a Peugeot deveria dar outro nome para o carro destinado ao Brasil. Pessoalmente eu abandonaria essas designações de 4 algarismos em favor de nomes. Poderiam dar aos SUVs nomes de felinos: Tiger, Lion, Lynce, Puma, Guepard, etc.

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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