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Ferrari SC40 renasce como o tributo moderno que a F40 merecia

Superesportivo feito sob encomenda, combina nostalgia, tecnologia e design exclusivo com 830 cv 

3 min de leitura

Quando a Ferrari quer surpreender, ela sabe como fazer. E na última segunda-feira (20), a marca de Maranello tirou da cartola uma daquelas criações que fazem qualquer pessoa apaixonada por carro virar o pescoço — a SC40, um superesportivo único, feito sob encomenda, que faz homenagem à lendária F40, o último carro aprovado pessoalmente por Enzo Ferrari.

Mas calma, não é uma nova F40. A SC40 é só mais um tributo moderno, inspirado no clássico dos anos 1980, mas com alma de 2025. A SC40 nasceu de um 296 GTB, embora isso seja quase imperceptível à primeira vista. Por isso, a carroceria foi completamente redesenhada pelo Centro de Estilo da Ferrari, chefiado por Flavio Manzoni.

Um tributo sem cópia

A Ferrari não teve a ideia de copiar o passado, e sim reinterpretar. A SC40 traz linhas mais retas e angulosas, fugindo das curvas fluidas do 296 GTB e lembrando o estilo bruto da F40. As entradas de ar laterais fazem referência direta aos dutos NACA do modelo dos anos 80, e a asa traseira fixa, com o nome SC40 gravado na lateral, é uma piscada do ícone que a inspirou.

Ferrari SC40 [Divulgação]

Outro toque nostálgico está na tampa traseira com persianas de Lexan fumê, que guarda o motor V6 híbrido, como a F40 mostrava o V8 biturbo na época. A pintura branca exclusiva e as rodas de cinco raios, com o emblema amarelo da Ferrari no centro, finalizam o visual.

Motor moderno, alma clássica

E sim, o motor mudou. A SC40 não traz o velho V8 biturbo com câmbio manual em H, e provavelmente é aí que os puristas torçam o nariz. Por baixo da nova carroceria, o que temos é o conjunto híbrido plug-in do 296 GTB, com um V6 2.9 biturbo somado a um motor elétrico, entregando 830 cv no total e 75 kgfm de torque. O câmbio tem oito marchas e a bateria 7,45 kWh

Ferrari SC40 [Divulgação]

Toda essa brutalidade permite a Ferrari SC40 realizar o 0 a 100 km/h em 2,9 segundos; da inércia até 200 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 330 km/h.

Interior de corrida

Por dentro, a Ferrari seguiu o mesmo espírito da F40, com pouco luxo exagerado e foco total em leveza e performance. O Kevlar, ou fibra sintética, cobre o painel, o volante e até as áreas dos pés. Os bancos concha trazem o nome SC40 bordado e usam tecido técnico vermelho com Alcântara cinza.

Ferrari SC40 [Divulgação]

Esses projetos, feitos pelo programa chamado de Special Projects, costumam levar dois anos para ficarem prontos, com o cliente participando de todas as etapas de criação.

Acredita que a nova Ferrari SC40 fará muito sucesso? Deixe seu comentário!


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3 comentários em “Ferrari SC40 renasce como o tributo moderno que a F40 merecia”

  1. Gilson

    Gente mas que Ferrari feia… Saudades do tempo que a Pininfarina , cuidava do design…

  2. Henrique Ferrari

    Gilson… Como diria meu amigo Roque da Nordon .” Não é horrível de tudo” rsrs… ( Saudades da PininFarina)

    • Douglas

      É só não comprar … Hahahah

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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