Quando a Ferrari quer surpreender, ela sabe como fazer. E na última segunda-feira (20), a marca de Maranello tirou da cartola uma daquelas criações que fazem qualquer pessoa apaixonada por carro virar o pescoço — a SC40, um superesportivo único, feito sob encomenda, que faz homenagem à lendária F40, o último carro aprovado pessoalmente por Enzo Ferrari.
Mas calma, não é uma nova F40. A SC40 é só mais um tributo moderno, inspirado no clássico dos anos 1980, mas com alma de 2025. A SC40 nasceu de um 296 GTB, embora isso seja quase imperceptível à primeira vista. Por isso, a carroceria foi completamente redesenhada pelo Centro de Estilo da Ferrari, chefiado por Flavio Manzoni.
Um tributo sem cópia
A Ferrari não teve a ideia de copiar o passado, e sim reinterpretar. A SC40 traz linhas mais retas e angulosas, fugindo das curvas fluidas do 296 GTB e lembrando o estilo bruto da F40. As entradas de ar laterais fazem referência direta aos dutos NACA do modelo dos anos 80, e a asa traseira fixa, com o nome SC40 gravado na lateral, é uma piscada do ícone que a inspirou.



Outro toque nostálgico está na tampa traseira com persianas de Lexan fumê, que guarda o motor V6 híbrido, como a F40 mostrava o V8 biturbo na época. A pintura branca exclusiva e as rodas de cinco raios, com o emblema amarelo da Ferrari no centro, finalizam o visual.
Motor moderno, alma clássica
E sim, o motor mudou. A SC40 não traz o velho V8 biturbo com câmbio manual em H, e provavelmente é aí que os puristas torçam o nariz. Por baixo da nova carroceria, o que temos é o conjunto híbrido plug-in do 296 GTB, com um V6 2.9 biturbo somado a um motor elétrico, entregando 830 cv no total e 75 kgfm de torque. O câmbio tem oito marchas e a bateria 7,45 kWh



Toda essa brutalidade permite a Ferrari SC40 realizar o 0 a 100 km/h em 2,9 segundos; da inércia até 200 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 330 km/h.
Interior de corrida
Por dentro, a Ferrari seguiu o mesmo espírito da F40, com pouco luxo exagerado e foco total em leveza e performance. O Kevlar, ou fibra sintética, cobre o painel, o volante e até as áreas dos pés. Os bancos concha trazem o nome SC40 bordado e usam tecido técnico vermelho com Alcântara cinza.

Esses projetos, feitos pelo programa chamado de Special Projects, costumam levar dois anos para ficarem prontos, com o cliente participando de todas as etapas de criação.
Acredita que a nova Ferrari SC40 fará muito sucesso? Deixe seu comentário!




Gente mas que Ferrari feia… Saudades do tempo que a Pininfarina , cuidava do design…
Gilson… Como diria meu amigo Roque da Nordon .” Não é horrível de tudo” rsrs… ( Saudades da PininFarina)
É só não comprar … Hahahah