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Briga dentro de casa

Fiat Argo Treeking x Pulse Drive: qual dos italianos com câmbio manual leva a melhor?

O Auto+ fez um comparativo bem familiar: Fiat Argo Trekking x Pulse Drive. Ambos contam com motor 1.3 e câmbio manual. Quem vai ganhar?

6 min de leitura

Depois de uma temporada de férias, o Fiat Argo Trekking manual voltou a ser vendido pela marca. Mas, ele trava uma briga dentro de casa com o Pulse Drive 1.3 manual. Ambos utilizam a mesma mecânica. Contudo, se diferem no estilo, na lista de itens de série e no público. Por isso, o Auto+ fez este comparativo especial para te contar qual dos Fiat equipados com câmbio manual e por menos de R$ 100 mil que vale mais a pena.

Estilos próprios

Esta é a primeira versão do Argo a contar com pegada aventureira. Na dianteira, o principal destaque da sua reestilização foi adoção do LED design nos faróis. Sua grade é escurecida, há uma barra fina que interliga os iluminadores e a parte inferior do para-choque conta com entrada de ar com estilo colmeia e faróis de neblina.

Seu capô é curvado e bem ao centro possui um adesivo exclusivo. Nas laterais, as caixas de rodas e as saias são mais salientes. Rack de teto, teto e retrovisores pintados de preto e rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de uso misto são destaques. Na traseira, ele tem as lanternas amplas, para-choque saliente e spoiler traseiro escurecido. Aliás, sua suspensão é elevada. Assim, ele enfrenta melhor as vias esburacadas.

Fiat Argo Trekking 2026 vermelho, visto de cima, com fundo claro e faróis acesos
Fiat Argo 2026 [Divulgação]

Por outro lado, o Fiat Pulse Drive tem mais destaque neste quesito. O SUV subcompacto passou por uma reestilização mais profunda neste começo de 2025. Sua grade é nova e tem aspecto parecido com os carros da Maserati. Os faróis são amplos, de LED e interligados por uma barra. O para-choque é mais encorpado. Porém, ele não tem iluminadores de neblina.

Nas laterais, as caixas de rodas e as saias são mais salientes. Uma bola fora do Pulse Drive é trazer rodas de aço de 16 polegadas com calotas. Pelo preço cobrado, já dava para ter rodas de liga leve. Rack de teto, para-choque e tampa do porta-malas mais encorpados e lanternas de LED compõe o restante do visual. Neste quesito, o Pulse leva a melhor por estar mais atualizado.

Fiat Pulse Drive 2026 branco parado de frente
Fiat Pulse Drive 2026 [Divulgação]

Mais detalhes

O Fiat Argo Trekking é montado a partir da plataforma MP1. Ele possui 3,99 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,56 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Seu porta-malas acomoda 300 litros. Com essas medidas, ele se encaixa na média de seu segmento, perdendo em alguns cm de comprimento para o Volkswagen Polo, seu maior rival e que mede 4,07 m.

O Argo é frequentemente visto como carro de aplicativo, já que ele tem um espaço interno decente para sua proposta. Já o Pulse é fabricado a partir da arquitetura MLA. Ele dispõe de 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura, 2,53 m de entre-eixos e o bagageiro leva 320 litros. Com estes valores, ele fica próximo do Renault Kardian, seu maior oponente e que conta com 4,11 m de comprimento.

Fiat Argo Trekking manual preto visto de trás
Fiat Argo Trekking manual [Divulgação]

Neste ponto, quem leva a melhor é o Argo Trekking. Como é um hatch compacto, consegue unir melhor as medidas em relação à sua categoria. O Pulse é um SUV subcompacto e se você precisa de um pouco mais espaço do que um hatch pode proporcionar, melhor ter um SUV compacto.

Fiat Pulse Drive manual preto visto de trás
Fiat Pulse Drive manual [Divulgação]

Motorização

Esta categoria é a mais esperada do comparativo. O Fiat Argo Trekking 1.3 tem o motor Firefly flex apirado. Ele rende 107 cv e 13,7 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é dianteira. Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,34. A velocidade máxima é de 173 km/h e ele precisa de 10,8 segundos para chegar aos 100 km/h. E pesa 1.130 kg.

Sobre consumo, suas médias são de 9,1 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol ou 12,6 km/l e 14,1 km/l, respectivamente com gasolina. A autonomia rodoviária com etanol é de 480 km e a com gasolina é de 677 km. Por outro lado, o Pulse Drive traz o mesmo conjunto mecânico que o Pulse. Só que, por ter uma carroceria diferente, é um pouco mais pesado que o Argo. Ele pesa 1.140 kg.

Motor do Fiat Argo Drive S-Design 1.3 CVT
Fiat Argo Drive S-Design 1.3 CVT [Auto+/Luiz Forelli]

Isso se reflete em seu consumo. Com etanol, a média da cidade é de 9 km/l e na estrada ele marca 10,3 km/l. Com gasolina, os valores são de 12,6 km/l e 14,5 km/l, respectivamente. A autonomia rodoviária é de 464 km com etanol ou 653 km com gasolina. A velocidade máxima é de 178 km/h e ele precisa de 11,7 segundos para atingir os 100 km/h. Aqui, o Argo Trekking sai um pouco na frente, já que é mais leve e consequentemente um tanto mais ágil.

Fiat Argo Trekking manual preto visto de frente com faróis e DRL's acesos
Fiat Argo Trekking manual [Divulgação]

Itens de série

O Fiat Argo Trekking traz de fábrica câmera de ré, faróis de neblina, LED design nos faróis, rodas de liga leve de 15 polegadas e outros itens. Suspensão elevada, vidros elétricos nas quatro portas, alertas de limite de velocidade, banco traseiro rebatível, central multimídia de sete polegadas e direção elétrica progressiva se destacam. Monitoramento de pressão dos pneus, Isofix, dois airbags e freios ABS com EBD são de série.

Retrovisores com regulagem elétrica e com função tilt down, DRL’s, volante com regulagem de altura também se destacam. Já o Pulse Drive conta com faróis e lanternas de LED, quatro airbags, ar-condicionado automático e digital, central multimídia de 8,4 polegadas, controles de tração e estabilidade de fábrica. Indicador de troca de marcha, piloto automático e volante com regulagem de altura são chamarizes.

Aqui, o Pulse Drive sai na frente do Argo Trekking ao trazer um cuidado a mais nos equipamentos. A lista de itens é bem parecida, mas o Pulse ganha também ao ser mais em conta do que o Argo.

Veredicto

Por oferecer um conjunto levemente mais equilibrado, o Fiat Pulse Drive 1.3 manual sai vitorioso neste comparativo. Ele tem visual mais atualizado, tem o mesmo conjunto mecânico do Argo, possui boas médias de consumo de combustível e traz diversos equipamentos de fábrica. Além disso, ele é oferecido por R$ 98.990 na cor preto Vulcano, que é sólida. O Argo Trekking na mesma tonalidade sai por R$ 99.990.

Fiat Pulse Drive manual preto visto de frente com faróis e iluminadores de neblina acesos
Fiat Pulse Drive manual [Divulgação]

No entanto, isso não quer dizer que o Argo seja um carro ruim. Ambos trazem um espaço interno competente e conjunto decente. Só que, o hatch compacto perde pela idade do projeto, mudanças bem pequenas de visual e ser mais caro. Se você não quer ter um SUV, é melhor investir um pouco mais e levar o Argo Drive ou Trekking equipados com câmbio automático do tipo CVT.

Entre o Fiat Argo Trekking manual e o Pulse Drive 1.3 manual, qual você compraria? Conte nos comentários


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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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