Em busca de criar carros elétricos de baixo custo e acessíveis às massas, a Europa planeja um movimento de incentivos semelhante aos kei cars japoneses. E nisso, quem pode se dar bem é a Fiat. Especialista em carros pequenos, uma das líderes da Stellantis planeja um carro elétrico mais barato e menor do que o brasileiro Fiat Mobi
Ainda em vias de ser aprovado, a ideia do projeto de lei da Europa é beneficiar carros que tenham até 400 kg de peso total sem contar a massa das baterias para elétricos. Além disso, eles não podem ter mais de 20 cv. A ideia é criar uma categoria de veículos baratos e essencialmente urbanos.
Contudo, serão modelos maiores e mais seguros do que automóveis como Citroën Ami e Fiat Topolino, que são vistos como quadriciclos por muitos órgãos. Com isso, a Fiat pretende criar um tipo de carro nesses moldes e que terá de ser menor que o Mobi, o atual menor e mais barato carro que a marca italiana vende no mundo. Claro, considerando carros de fato.

Mobi mini?
A informação veio da revista Auto Express, que diz que os planos da Stellantis só darão certo se a lei prever descontos para carros de até 15 mil euros com desenvolvimento local. É uma maneira de evitar que os kei cars japoneses ou que modelos chineses invadam a Europa se aproveitando desta lei.
Além disso, Jean-Phillippe Imparato, responsável pela Stellantis na Europa, já havia afirmado que o timing de desenvolvimento é tenso. “Precisamos de menos discussões e mais ações”, revelou o executivo sobre os planos do governo europeu. “A questão é que em 2030 e 2025, as metas de CO2 são inatingíveis. O mercado não existe, os consumidores não existe, a estrutura de carregamento não existe e o preço é impossível”.

Só que a luz no final do túnel pode ser bem positiva para a Stellantis. Segundo Gaetano Thorel, CEO da Fiat Europa, “existem vários sinais positivos. Primeiro porque a Comissão Europeia percebeu que a indústria da Europa está em perigo. Agora, eles precisam decidir como ajustar a indústria automotiva sem quebrar a cara”.
E justamente como o segmento de carros pequenos será o maior beneficiado, Thorel acredita que a Fiat tem a maior vantagem. “Não esqueça que a Fiat é mestre em carros urbanos. Veja o segmento A na Europa. A Fiat é a numero um, com distância”, afirmou o executivo.
Você acredita que há espaço para um Fiat menor que o Mobi, mas 100% elétrico? Conte nos comentários.


