Ao vivo
Home » Novidades » Fiat planeja carro menor e mais barato que o Mobi

Novidades

Há espaço?

Fiat planeja carro menor e mais barato que o Mobi

Ideia da Fiat é ter um elétrico acessível, mas que seja menor e mais barato do que o brasileiro Mobi, mas dentro da lei europeia

3 min de leitura

Em busca de criar carros elétricos de baixo custo e acessíveis às massas, a Europa planeja um movimento de incentivos semelhante aos kei cars japoneses. E nisso, quem pode se dar bem é a Fiat. Especialista em carros pequenos, uma das líderes da Stellantis planeja um carro elétrico mais barato e menor do que o brasileiro Fiat Mobi

Ainda em vias de ser aprovado, a ideia do projeto de lei da Europa é beneficiar carros que tenham até 400 kg de peso total sem contar a massa das baterias para elétricos. Além disso, eles não podem ter mais de 20 cv. A ideia é criar uma categoria de veículos baratos e essencialmente urbanos.

Contudo, serão modelos maiores e mais seguros do que automóveis como Citroën Ami e Fiat Topolino, que são vistos como quadriciclos por muitos órgãos. Com isso, a Fiat pretende criar um tipo de carro nesses moldes e que terá de ser menor que o Mobi, o atual menor e mais barato carro que a marca italiana vende no mundo. Claro, considerando carros de fato.

Fiat Topolino verde parado de frente com casa ao fundo
Fiat Topolino [Divulgação]

Mobi mini?

A informação veio da revista Auto Express, que diz que os planos da Stellantis só darão certo se a lei prever descontos para carros de até 15 mil euros com desenvolvimento local. É uma maneira de evitar que os kei cars japoneses ou que modelos chineses invadam a Europa se aproveitando desta lei.

Além disso, Jean-Phillippe Imparato, responsável pela Stellantis na Europa, já havia afirmado que o timing de desenvolvimento é tenso. “Precisamos de menos discussões e mais ações”, revelou o executivo sobre os planos do governo europeu. “A questão é que em 2030 e 2025, as metas de CO2 são inatingíveis. O mercado não existe, os consumidores não existe, a estrutura de carregamento não existe e o preço é impossível”.

novo fiat uno 2025
Fiat Grande Panda [Divulgação]

Só que a luz no final do túnel pode ser bem positiva para a Stellantis. Segundo Gaetano Thorel, CEO da Fiat Europa, “existem vários sinais positivos. Primeiro porque a Comissão Europeia percebeu que a indústria da Europa está em perigo. Agora, eles precisam decidir como ajustar a indústria automotiva sem quebrar a cara”. 

E justamente como o segmento de carros pequenos será o maior beneficiado, Thorel acredita que a Fiat tem a maior vantagem. “Não esqueça que a Fiat é mestre em carros urbanos. Veja o segmento A na Europa. A Fiat é a numero um, com distância”, afirmou o executivo.

Você acredita que há espaço para um Fiat menor que o Mobi, mas 100% elétrico? Conte nos comentários.


YouTube video

6 comentários em “Fiat planeja carro menor e mais barato que o Mobi”

  1. Guido

    Se for de combustāo, eu sería comprador de um Fiat e menor ao Mobi.
    Mas eletricos ou chineses nāo vou comprar jamais, seja qual for a marca com a que é vendido

  2. André Luís Carvalho Silva

    Tera apenas 2 lugares, né? 😅

  3. Sergio Russo

    Com certeza. Até pq as pessoas só querem chegar com segurança, no menor custo possível, mas com conforto e ar puro. O que contaria muito é a flexibilidade interna de bancos com rotatividade e bom acabamento. Sem lixo, mas também não precisa vir pelado.

  4. Angela Casanova

    Se não fosse eletrico eu compraria.

  5. Geraldo Beltrani

    Sim! Muita gente não quer uma motocicleta, mas um carro menor, econômico e com um mínimo de segurança. Perfeito!

  6. Jair

    Como sempre vão fazer um projeto gambiarra para lançar no país.O mobi já é minúsculo imagina algo menor ainda.
    Por menor que seja o valor dificilmente o brasileiro vai comprar com uma média salarial de 2.500 reais.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar