![Fiat novo Punto [divulgação] Fiat novo Punto [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/02/fiat_punto_blackmotion_14_edited-990x556.jpg)
Não, você não leu errado. O atual CEO da Fiat contou em uma entrevista que o hatch compacto Punto poderia voltar a ser produzido. Mas, ele passaria a ser elétrico, ficaria mais elegante e até poderia ser esportivo. Contudo, mesmo com essa esperança, a marca italiana não está desenvolvendo nenhum projeto parecido neste momento.
Quem contou essa novidade foi Olivier François em entrevista com o Autocar. Ele havia sido questionado acerca sobre o futuro Panda, quando soltou essa história. Olivier pontuou que se o Punto fosse elegante e esportivo, estaria ligado ao futuro eletrificado. Todavia, o executivo contou que uma nova geração do hatch antecessor do atual Argo não está sendo planejado atualmente.
Lá fora, a Fiat tem modelos como o Grande Panda e o SUV compacto 600 como carros que ficaram no lugar do Punto. O hatch que conviveu com o Palio foi descontinuado em meados de 2018. Uma das razões para seu fim de linha foi a crescente busca pelos SUVs, que além de se tornarem queridinhos do público, são mais rentáveis para as montadoras do que os hatches.

Vem ou não vem?
Um dos fatores que não ajuda o Punto a ter uma nova geração revelada é seu posicionamento. O que acontece é que a Stellantis, empresa que cuida da Fiat, Peugeot, Citroën e mais marcas, tem diversos hatches compactos à venda. Um exemplo é o Peugeot 208. Se o novo Punto vier de fato, ele poderia usar a plataforma STLA Small.
Porém, ela é a mesma utilizada pelo hatch da Peugeot lá fora e ele teria praticamente seu primo como um grande rival. Outro posicionamento que o Fiat Punto poderia ter em sua nova geração era renascer como um hatch médio. Só que, ele usaria a arquitetura STLA Medium. Todavia, poderia ficar caro tanto para produzir quanto para vender e não é isso que a Fiat busca.

Há rumores que a Fiat está desenhando um novo SUV com ares de cupê para o mercado internacional e aí ele poderia receber o nome do hatch. Contudo, o projeto não se encaixa nos moldes “elegante e esportivo” que Olivier citou para o Punto. De qualquer forma, uma nova geração do hatch não deve vir tão cedo.
Aliás, ele até já tinha um substituto que estava sendo projetado em 2011. Entretanto, Olivier cancelou o projeto, já que em sua visão, esse sucessor do Punto poderia não ter vendas expressivas no mercado. No Brasil, o Punto se despediu em 2018 e o Argo tem cumprido seu papel. Pouco acima dele está o SUV compacto Pulse.

Você teria um Fiat Punto elétrico? Acha que o futuro será apenas de carros elétricos? Conte nos comentários