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Esqueça da antiga!

Fiat Titano 2026 muda da água para o vinho — e não é exagero

A Fiat Titano 2026 estreia com motor mais potente, suspensão recalibrada, direção elétrica e novos itens de segurança

5 min de leitura

Lançada no ano passado, a Fiat Titano chegou com a missão de disputar espaço entre as caminhonetes médias de Chevrolet, Ford, Toyota, Mitsubishi e Nissan. Apesar de ter sido oferecida desde o início em três versões, o utilitário conviveu com críticas voltadas ao desempenho do motor turbodiesel e ao ajuste das suspensões. Mas isso mudou: a linha 2026 estreia com atualizações importantes nos pontos mais sensíveis.

A primeira grande mudança foi de origem. Antes fabricada no Uruguai, a Fiat Titano agora é importada de Córdoba, na Argentina, e mantém as versões Endurance manual (R$ 233.990), Volcano automática (R$ 263.990) e Ranch automática (R$ 285.990).

Boa parte das melhorias da linha 2026 está longe dos olhos, mas onde o corpo e a alma sentem. Sob o capô, a picape recebeu o novo motor 2.2 Multijet turbodiesel, que trabalha em conjunto com uma nova transmissão automática de oito marchas fornecida pela ZF. A dupla entrega 200 cv de potência e 45,8 kgfm.

Fiat Titano Ranch 2026 cinza de frente na lama
Fiat Titano Ranch 2026 [Divulgação]

Novo fôlego para a Fiat Titano 2026

O conjunto substitui o antigo motor 2.2 turbodiesel herdado do furgão Ducato, que, com a caixa automática de seis marchas, gerava 180 cv e 40,8 kgfm. A evolução é clara nos números: a aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 12,4 para 9,9 segundos, e a velocidade máxima passou de 175 km/h para 180 km/h.

A versão Endurance continua com câmbio manual de seis marchas. Segundo o fabricante, a potência é mantida em 200 cv, mas o torque cai para 40,9 kgfm em razão da relação da transmissão manual. Mesmo assim, a caminhonete média da Fiat, na versão de entrada, vai de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e atinge os mesmos 180 km/h de máxima.

Fiat Titano Ranch 2026 cinza em movimento na estrada
Fiat Titano Ranch 2026 [Divulgação]

Falando do consumo, houve ganhos expressivos. Aliás, nos trajetos urbanos, a Fiat Titano 2026 faz 9,9 km/l (antes, 8,5 km/l), e na estrada, alcança 10,8 km/l (antes, 9,2 km/l).

Não foi só o motor que mudou

O novo motor, que já equipa Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage, não é a única novidade. A linha 2026 da caminhonete média Fiat Titano traz ainda nova calibração nas suspensões dianteira e traseira, o que melhorou o comportamento dinâmico e o conforto a bordo para até cinco ocupantes.

Mais plantada no chão, a Titano reduziu o “pula-pula” do eixo traseiro e passou a rodar com mais equilíbrio, tanto no asfalto quanto no off-road. Entre as mudanças estão novas molas, amortecedores e uma nova suspensão de cabine, que garantem melhor conexão entre chassi e carroceria.

Fiat Titano Ranch 2026 [Divulgação]

Outros avanços incluem a direção agora eletricamente assistida, substituindo a antiga hidráulica, e freios a disco nas quatro rodas com acionamento mais progressivo do pedal. Além disso, uma outra novidade é a adoção do freio de estacionamento eletrônico liberando espaço no console central.

A versão Ranch, topo de linha, vem equipada com pacote ADAS, incluindo frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo. Tudo isso se soma aos seis airbags, alerta de saída involuntária de faixa, sensor de pressão dos pneus, assistentes de descida e de partida em rampas.

Interior da Fiat Titano Ranch 2026
Fiat Titano Ranch [Divulgação]

Cabine renovada com mais tecnologia

Dentro da cabine, destacam-se a nova alavanca de câmbio — que lembra a manete de aceleração de um avião — e o painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas (na Ranch). A central multimídia de 10 polegadas oferece conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e exibe as imagens da câmera 360° off-road com quatro câmeras espalhadas ao redor da carroceria.

Logo à frente da alavanca de câmbio está o seletor giratório dos modos de tração. E a Fiat Titano 2026 passa a contar com tração integral permanente (AWD), que alterna automaticamente entre 4×2 e 4×4 conforme a necessidade, proporcionando mais segurança em diferentes tipos de terreno.

Pensada para encarar o fora de estrada, a caminhonete média da Fiat oferece ângulos de ataque e saída de 29º e 27º, respectivamente, com altura livre do solo de 23,5 cm. Visualmente, a única mudança perceptível aos olhos é o skid plate frontal, redesenhado para abrigar o radar do sistema ADAS. No mais, o design externo segue o mesmo.

Medidas e capacidade da Fiat Titano 2026

Nas dimensões, a Fiat Titano mede 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,89 m de altura (com barras longitudinais) e tem 3,18 m de entre-eixos. A caçamba comporta até 1.210 litros (até o limite da carroceria) e tem capacidade de carga de 1.020 kg. O espaço mede 1,63 m de comprimento, 1,60 m de largura e 51,6 cm de altura.

A linha 2026 também ganhou novas opções de cores: cinza Silverstone e branco Alaska, disponíveis nas versões Volcano e Ranch. Visualmente semelhante à antecessora, mas amplamente atualizada onde os olhos não enxergam, mas o corpo sente a Fiat Titano 2026 agora está muito mais preparada para encarar a dura briga no segmento de caminhonetes médias.

Fiat Titano Ranch 2026 cinza parada de traseira com a tampa da caçamba aberta
Fiat Titano Ranch 2026 [Divulgação]

E você, o que achou da Fiat Titano 2026? Levaria ela para a sua garagem ou optaria por outra rival do segmento? Deixe sua opinião nos comentários!


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1 comentário em “Fiat Titano 2026 muda da água para o vinho — e não é exagero”

  1. RAPHAEL VITORASSI

    FIAT DEVERIA LANCAR UMA VERSÃO PÉ DE BOI CABINE SIMPLES PARA TABAR A LACUNA ENTRE A STRADA E AS CAMIHONETES CARAS DA CONCORENCIA. 255 MIL UM HILUX CABINE SIMPLES COM VIDRO A MANIVELA É SACANAGEM

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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