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Qual você leva?

Fiat Toro Ranch 2.2 4×4 ou Ram Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel: qual vale mais a pena?

Ambas usam a mesma plataforma e motorização, mas há diferenças importantes em equipamentos, acabamento e refinamento

5 min de leitura

A Fiat Toro Ranch 2.2 4×4 e a Ram Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel, ambas linha 2026, chegam praticamente juntas ao mercado. As duas usam a plataforma Small Wide da Stellantis, o mesmo motor 2.2 turbodiesel e até compartilham dimensões muito próximas. Mas, apesar das semelhanças, a proposta e o pacote de cada uma entregam diferenças que podem pesar na hora da compra.

O novo facelift da Toro é o segundo desde 2016. Ganhou grade com elementos verticais, faróis pixelados, lanternas redesenhadas e novas rodas. No interior, a principal novidade é o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold. 

Já a Rampage na sua linha 2026 permanece idêntica, desde seu lançamento em 2023, apenas com a mudança na versão BigHorn de sensores dianteiros. Vamos ver quais são as diferenças das picapes intermediárias. 

Preço e motorização

Ram Rampage 2025 Big Horn prata estacionada
Ram Rampage Big Horn [divulgação]

A comparação da Toro Ranch e Rampage BigHorn faz total sentido, já que ambos modelos têm uma diferença no preço final de R$ 1.500. A Toro Ranch custa R$ 228.490, enquanto a Rampage Big Horn sai por R$ 226.990. 

Ambas usam o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, acoplado ao câmbio automático de nove marchas com conversor de torque e tração integral sob demanda. O 0 a 100 km/h é praticamente igual — 9,8 segundos para a Toro e 9,9 s para a Rampage. A velocidade máxima divulgada é de 201 km/h para a Toro e 196 km/h para a Rampage.

Motor 2.2 da Fiat Toro Ranch
Motor 2.2 turbo diesel da Fiat Toro Ranch [Divulgação]

No peso, a Fiat marca 1.945 kg contra 1.926 kg da Ram, resultando em relação peso/potência de 9,73 kg/cv e 9,63 kg/cv, respectivamente, curiosamente. A suspensão é a mesma nas duas, McPherson na dianteira e multilink na traseira, o que prioriza conforto e estabilidade, sem a aspereza de um eixo rígido. 

Ou seja, podemos tomar a conclusão, nesse caso, empate técnico para as duas picapes intermediárias. São números extremamente pequenos uma em relação à outra para tomar partido, ou seja, ninguém sai na frente aqui.

Dimensões e capacidades

Caçamba da Fiat Toro Freedom 2026 cinza com tampas abertas
Caçamba da Fiat Toro 2026 [Divulgação]

Nas dimensões, as diferenças também são pequenas. A Toro mede 4,95 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e tem entre-eixos de 2,98 m. Já a Rampage tem 5,02 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e entre-eixos de 2,99 m. O ângulo de ataque é de 25º na Toro e 25,8º na Rampage, enquanto o ângulo de saída é de 28º para a Fiat e 27,4º para a Ram. 

A caçamba da Toro comporta 937 litros contra 980 litros da Rampage. A carga útil é praticamente a mesma, 1.010 kg para a Toro e 1.015 para a Rampage, diferença de apenas 5 kg que na prática não muda absolutamente nada. Nos pneus, a Toro utiliza medidas 225/60 R18 e a Rampage 235/65 R17.

caçamba da ram rampage

Ou seja, aqui também temos empate técnico, com as duas picapes oferecendo praticamente o mesmo porte e capacidade. 

Equipamentos, interior e cabine

É aqui onde as diferenças estão visíveis, já que por mais que não seja tão grande, há ressalvas. Ambas oferecem freios a disco ventilados nas quatro rodas (algo que a Toro não vinha no modelo passado) com ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. 

Interior com revestimentos em marrom da Fiat Toro Ranch 2026
Fiat Toro Ranch 2026 [Divulgação]

Os faróis têm refletores duplos e luzes de neblina. Porém, cada modelo traz vantagens próprias. A Rampage Big Horn tem a regulagem de altura dos faróis e saídas de ar para o banco traseiro, ausentes na Toro.

Por outro lado, a Toro Ranch conta com assistente de segurança maiores, como farol alto automático, alerta e assistência de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, retrovisor interno fotocrômico, bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista com apoio lombar e acendimento automático dos faróis.

Interior da Ram Rampage Big Horn
Ram Rampage Big Horn [divulgação]

No conforto e conveniência, as duas contam com chave presencial, partida remota, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, direção elétrica, volante multifuncional com paddle shifts, ajuste de altura e profundidade, vidros e travas elétricas com função one-touch e retrovisores com rebatimento elétrico. 

A diferença está na central multimídia e no painel de instrumentos. A Rampage oferece uma tela horizontal de 14,5 polegadas e painel digital de 10,3 polegadas, enquanto a Toro traz uma central vertical de 11 polegadas e painel digital de 8 polegadas. Ambas têm Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

No acabamento, a Rampage leva vantagem clara, com materiais macios no painel e nas portas, enquanto a Toro ainda utiliza plástico rígido em áreas superiores, mesmo na versão topo de linha. Isso dá à Ram uma sensação de maior refinamento, porém a Fiat compensa oferecendo mais equipamentos de segurança ativa pelo preço.

Qual vale no final?

O veredito é que, em desempenho, dimensões e capacidade, há um empate técnico. Em comodidade, a Rampage Big Horn entrega o acabamento mais sofisticado e itens como as saídas de ar traseiras, mas a Toro Ranch oferece mais equipamentos, sistemas de segurança avançados e comodidades por apenas R$ 1.500 a mais. 

Se o foco for tecnologia e pacote de equipamentos, a Toro se mostra mais vantajosa. Já se o acabamento e a sensação de refinamento forem prioridade, a Rampage continua como a escolha.

E você, ficaria com a Toro mais completa ou a Rampage mais caprichada no acabamento? Deixe sua opinião nos comentários!

20 comentários em “Fiat Toro Ranch 2.2 4×4 ou Ram Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel: qual vale mais a pena?”

  1. Moisés Góes

    Eu ficaria com a Toro. Mas infelizmente a Toro matem a porta da casamba bipartida, isso é o que me desagrada na picape. Tenho uma 2025 mas só vou trocar quando mudarem essa tampa da mala. E vou testar a rampege.

    • Carreiro

      Então irá continuar por muitos anos.
      A Toro não vai ter tampa de caçamba convencional como as outras. O intuito é a diferenciação e não mais do mesmo. Faça o teste na ram e boa troca.

  2. César

    dúvidas entre uma e outra, mais a segurança pra mim leva vantagem na Fiat touro

  3. Antonio Carlos

    Vou na Toro Ranch!
    Mais completa, mais bonita, do que a rampage, que é mai basica e .mais feia

    • Ronaldo Moreira filho

      E qual a desvalorização entre elas? Qual das duas perde o valor já que o valor é praticamente o mesmo

  4. Sergio

    Eu ficaria com a Rampage por causa da capacidade de caçamba em litros maior e também pelas dimensoes do pneu que para estrada de terra são mais apropriados.

    • Carreiro

      A quantidade de carga que vc carrega, um Fiat Mobi lhe atende muito bem.

  5. Bianocar

    São lindas,porém é questão de tempo pra alguma luz acender no painel,sem contar a desvalorização que é rápida,o 4×4 não é dos melhores, enfim pelo preço quem não puder comprar a Hilux que além de boa não cai no preço nunca compra uma dessas!

    • Carreiro

      A Hilux é o dobro do preço.
      Percebe-se o quanto conhece de veículos intermediários.

  6. Valdinei Castilho Pinto

    A dúvida permanece, porém depois que a gente se acostuma com os equipamentos que a Toro oferece e que a Rampage nesta versão não tem nem como opcionais, vou continuar com a Toro

  7. Ricardo

    Ficaria com a Toro , meu sonho de consumo sou apaixonado pelo seu designer e sofisticação.

  8. Gilmar José Ruffato

    Está difícil escolher mas ainda ficaria com a Toro por causa da segurança e já faz desdo lançamento da Toro que tenho Toro estou satisfeito com ela

  9. Luciano José da silva

    A toro me conquistou desde o lançamento e agora mais bonita, más a RAN me conquista pelo capricho do acabamento e por ser aparentemente maior, sem falar do preço… Mais é muito difícil pra qualquer mortal se decidir, parabéns pra todos que tomaram isso possível; Só lamento por ainda não ter condições de comprar uma é um sonho distante…

  10. Ivanildo Amorim de Oliveira

    Prioridade sempre será segurança e conforto e a toro entrega isso. O acabamento não é ruim, porém, algumas coisinhas poderia ser melhor, o que não tira o mérito da Toro.

  11. Valdeci Rodrigues

    Tive a oportunidade. De ter uma rancho, e excepcional o que ela entrega em termo de.motor , conforto e segurança , já a rampage ainda e uma novidade que pode ou não dar certo, mas a Toro e top

  12. Valdeci Rodrigues

    Tive a oportunidade. De ter uma ranch
    , e excepcional o que ela entrega em termo de.motor , conforto e segurança , já a rampage ainda e uma novidade que pode ou não dar certo, mas a Toro e top

  13. Valmy

    Olá, eu acho que a Fiat deveria ter mantido a grade frontal toda cromada, ficaria muito mais bonita

  14. Costa

    Toro pra mim dispensa comentários fico com a toro

  15. Luiz Álvaro Masotti

    Estou na terceira toro tive uma tive aprimeira Vulcano 2021 e uma ultra 2022 e
    Agora tenho uma Ranch 2022 e vou comprar outra Ranch 2026 com esse canhão de motor que tem nem hilux,S10,frontie,Ranger,e amarok v6 dão para o treino curva velocidade e tudo mais !!!!
    Além da economia da toro 17 com litro !
    E tem mais ainda todas elas cortam a 180 e a Toro 2.2 vai a 205 km e tem 9 marchas !!!!!!
    Indiscutível ela é melhor que todas !
    Kkkkkkk

  16. Luiz Álvaro

    A um detalhe esqueci de comentar a Ranpage pula que nem canguru !
    A Toro tem estabilidade olha bem entre todas inclusive a própria titano !
    Dali Toro e deixa todas no chinelo!!!!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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