A Fiat Toro Ranch 2.2 4×4 e a Ram Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel, ambas linha 2026, chegam praticamente juntas ao mercado. As duas usam a plataforma Small Wide da Stellantis, o mesmo motor 2.2 turbodiesel e até compartilham dimensões muito próximas. Mas, apesar das semelhanças, a proposta e o pacote de cada uma entregam diferenças que podem pesar na hora da compra.
O novo facelift da Toro é o segundo desde 2016. Ganhou grade com elementos verticais, faróis pixelados, lanternas redesenhadas e novas rodas. No interior, a principal novidade é o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold.
Já a Rampage na sua linha 2026 permanece idêntica, desde seu lançamento em 2023, apenas com a mudança na versão BigHorn de sensores dianteiros. Vamos ver quais são as diferenças das picapes intermediárias.
Preço e motorização

A comparação da Toro Ranch e Rampage BigHorn faz total sentido, já que ambos modelos têm uma diferença no preço final de R$ 1.500. A Toro Ranch custa R$ 228.490, enquanto a Rampage Big Horn sai por R$ 226.990.
Ambas usam o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, acoplado ao câmbio automático de nove marchas com conversor de torque e tração integral sob demanda. O 0 a 100 km/h é praticamente igual — 9,8 segundos para a Toro e 9,9 s para a Rampage. A velocidade máxima divulgada é de 201 km/h para a Toro e 196 km/h para a Rampage.

No peso, a Fiat marca 1.945 kg contra 1.926 kg da Ram, resultando em relação peso/potência de 9,73 kg/cv e 9,63 kg/cv, respectivamente, curiosamente. A suspensão é a mesma nas duas, McPherson na dianteira e multilink na traseira, o que prioriza conforto e estabilidade, sem a aspereza de um eixo rígido.
Ou seja, podemos tomar a conclusão, nesse caso, empate técnico para as duas picapes intermediárias. São números extremamente pequenos uma em relação à outra para tomar partido, ou seja, ninguém sai na frente aqui.
Dimensões e capacidades

Nas dimensões, as diferenças também são pequenas. A Toro mede 4,95 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e tem entre-eixos de 2,98 m. Já a Rampage tem 5,02 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e entre-eixos de 2,99 m. O ângulo de ataque é de 25º na Toro e 25,8º na Rampage, enquanto o ângulo de saída é de 28º para a Fiat e 27,4º para a Ram.
A caçamba da Toro comporta 937 litros contra 980 litros da Rampage. A carga útil é praticamente a mesma, 1.010 kg para a Toro e 1.015 para a Rampage, diferença de apenas 5 kg que na prática não muda absolutamente nada. Nos pneus, a Toro utiliza medidas 225/60 R18 e a Rampage 235/65 R17.

Ou seja, aqui também temos empate técnico, com as duas picapes oferecendo praticamente o mesmo porte e capacidade.
Equipamentos, interior e cabine
É aqui onde as diferenças estão visíveis, já que por mais que não seja tão grande, há ressalvas. Ambas oferecem freios a disco ventilados nas quatro rodas (algo que a Toro não vinha no modelo passado) com ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Os faróis têm refletores duplos e luzes de neblina. Porém, cada modelo traz vantagens próprias. A Rampage Big Horn tem a regulagem de altura dos faróis e saídas de ar para o banco traseiro, ausentes na Toro.
Por outro lado, a Toro Ranch conta com assistente de segurança maiores, como farol alto automático, alerta e assistência de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, retrovisor interno fotocrômico, bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista com apoio lombar e acendimento automático dos faróis.

No conforto e conveniência, as duas contam com chave presencial, partida remota, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, direção elétrica, volante multifuncional com paddle shifts, ajuste de altura e profundidade, vidros e travas elétricas com função one-touch e retrovisores com rebatimento elétrico.
A diferença está na central multimídia e no painel de instrumentos. A Rampage oferece uma tela horizontal de 14,5 polegadas e painel digital de 10,3 polegadas, enquanto a Toro traz uma central vertical de 11 polegadas e painel digital de 8 polegadas. Ambas têm Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

No acabamento, a Rampage leva vantagem clara, com materiais macios no painel e nas portas, enquanto a Toro ainda utiliza plástico rígido em áreas superiores, mesmo na versão topo de linha. Isso dá à Ram uma sensação de maior refinamento, porém a Fiat compensa oferecendo mais equipamentos de segurança ativa pelo preço.
Qual vale no final?
O veredito é que, em desempenho, dimensões e capacidade, há um empate técnico. Em comodidade, a Rampage Big Horn entrega o acabamento mais sofisticado e itens como as saídas de ar traseiras, mas a Toro Ranch oferece mais equipamentos, sistemas de segurança avançados e comodidades por apenas R$ 1.500 a mais.

Se o foco for tecnologia e pacote de equipamentos, a Toro se mostra mais vantajosa. Já se o acabamento e a sensação de refinamento forem prioridade, a Rampage continua como a escolha.
E você, ficaria com a Toro mais completa ou a Rampage mais caprichada no acabamento? Deixe sua opinião nos comentários!
![Fiat Toro Ranch Diesel 2026 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/08/Fiat-Toro-Ranch-Diesel-2026-21-1320x743.webp)


Eu ficaria com a Toro. Mas infelizmente a Toro matem a porta da casamba bipartida, isso é o que me desagrada na picape. Tenho uma 2025 mas só vou trocar quando mudarem essa tampa da mala. E vou testar a rampege.
Então irá continuar por muitos anos.
A Toro não vai ter tampa de caçamba convencional como as outras. O intuito é a diferenciação e não mais do mesmo. Faça o teste na ram e boa troca.
dúvidas entre uma e outra, mais a segurança pra mim leva vantagem na Fiat touro
Vou na Toro Ranch!
Mais completa, mais bonita, do que a rampage, que é mai basica e .mais feia
E qual a desvalorização entre elas? Qual das duas perde o valor já que o valor é praticamente o mesmo
Eu ficaria com a Rampage por causa da capacidade de caçamba em litros maior e também pelas dimensoes do pneu que para estrada de terra são mais apropriados.
A quantidade de carga que vc carrega, um Fiat Mobi lhe atende muito bem.
São lindas,porém é questão de tempo pra alguma luz acender no painel,sem contar a desvalorização que é rápida,o 4×4 não é dos melhores, enfim pelo preço quem não puder comprar a Hilux que além de boa não cai no preço nunca compra uma dessas!
A Hilux é o dobro do preço.
Percebe-se o quanto conhece de veículos intermediários.
A dúvida permanece, porém depois que a gente se acostuma com os equipamentos que a Toro oferece e que a Rampage nesta versão não tem nem como opcionais, vou continuar com a Toro
Ficaria com a Toro , meu sonho de consumo sou apaixonado pelo seu designer e sofisticação.
Está difícil escolher mas ainda ficaria com a Toro por causa da segurança e já faz desdo lançamento da Toro que tenho Toro estou satisfeito com ela
A toro me conquistou desde o lançamento e agora mais bonita, más a RAN me conquista pelo capricho do acabamento e por ser aparentemente maior, sem falar do preço… Mais é muito difícil pra qualquer mortal se decidir, parabéns pra todos que tomaram isso possível; Só lamento por ainda não ter condições de comprar uma é um sonho distante…
Prioridade sempre será segurança e conforto e a toro entrega isso. O acabamento não é ruim, porém, algumas coisinhas poderia ser melhor, o que não tira o mérito da Toro.
Tive a oportunidade. De ter uma rancho, e excepcional o que ela entrega em termo de.motor , conforto e segurança , já a rampage ainda e uma novidade que pode ou não dar certo, mas a Toro e top
Tive a oportunidade. De ter uma ranch
, e excepcional o que ela entrega em termo de.motor , conforto e segurança , já a rampage ainda e uma novidade que pode ou não dar certo, mas a Toro e top
Olá, eu acho que a Fiat deveria ter mantido a grade frontal toda cromada, ficaria muito mais bonita
Toro pra mim dispensa comentários fico com a toro
Estou na terceira toro tive uma tive aprimeira Vulcano 2021 e uma ultra 2022 e
Agora tenho uma Ranch 2022 e vou comprar outra Ranch 2026 com esse canhão de motor que tem nem hilux,S10,frontie,Ranger,e amarok v6 dão para o treino curva velocidade e tudo mais !!!!
Além da economia da toro 17 com litro !
E tem mais ainda todas elas cortam a 180 e a Toro 2.2 vai a 205 km e tem 9 marchas !!!!!!
Indiscutível ela é melhor que todas !
Kkkkkkk
A um detalhe esqueci de comentar a Ranpage pula que nem canguru !
A Toro tem estabilidade olha bem entre todas inclusive a própria titano !
Dali Toro e deixa todas no chinelo!!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk