O BYD Tan L será uma das próximas investidas da marca para o nosso mercado, e não deve demorar para chegar, já que o SUV de sete lugares não para de ser flagrado. O último registro do modelo camuflado foi feito terça-feira, por João Brigato, editor-Chefe do Auto+. É importante explicar que o Tan L não vem para substituir o Tan, mas para somar mais um modelo ao portfólio da marca no Brasil.
O BYD Tan juntamente com o Han foram os primeiros carros da gigante chinesa por aqui. Mesmo que o portfólio da marca tenha crescido expressivamente de lá para cá, e que os modelos mais acessíveis sejam os de maior sucesso, a BYD não quer deixar de oferecer opções para os consumidores mais endinheirados.
Embora o BYD Tan tenha passado uma reestilização 2024, ele continua chamando pouca atenção do público, com a chegada do Tan L, a fabricante tem esperanças de conquistar mais clientes que estejam buscando um SUV de sete lugares elétrico. Um dos diferenciais dele em relação aos seus rivais é o espaço mais avantajado.

Embora o Mercedes-Benz EQB esteja mais próximo a ele em termos de preço, fica muito aquém no que se trata de espaço interno. O que teria um espaço páreo para o Tan ou Tan L é o Volvo EX90, mas o valor é bem mais elevado, chegando a quase R$ 900.000. No entanto se ele vier como híbrido, terá que enfrentar uma concorrência mais agressiva.
O novo BYD Tan L foi revelado na China em janeiro, mas deve desembarcar no Brasil apenas no segundo semestre. Também nesta semana o modelo foi flagrado pelo perfil no Instagram Placa Verde. O SUV estava circulando por Campinas (SP), onde fica o escritório da marca. Mas na terça-feira ele resolveu dar uma volta um pouco mais longe de casa e foi visto na Marginal Pinheiros, em São Paulo (SP).
Como será o novo BYD Tan L?

Um dos grandes destaques do BYD Tan L é a sua super autonomia. Construído com a Super e-Platform de 1.000V. Com isso, o modelo pode receber recargas de até 351 kW, o que permite recuperar 400 km de autonomia em incríveis 5 minutos. Mais empolgante que isso, só autonomia prometida pela BYD: 670 km (a depender da versão).
Na China, ele é oferecido em versões híbridas e elétricas. No Brasil, ainda não se sabe se ele virá como híbrido ou elétrico. Ambas têm números realmente empolgantes. Há versão híbrida de entrada conta com um motor 1.5 turbo de 156 cv e um motor elétrico dianteiro de 272 cv. A topo de linha acrescenta ainda um motor traseiro de 544 cv e tração integral.

Mas nada é comparado a versão elétrica. A variante mais simples é equipada com um motor de 680 cv e tração traseira e a topo de linha por um motor de 1.102 cv e tração integral. Ambas contam com uma super bateria de 100,5 kWh. A autonomia da primeira é de 670 km e da segunda é de 600 km, de acordo com o teste chinês CLTC. Podemos esperar números menos generosos.
Quanto as mudanças estéticas, é possível notar nas imagens que ele adotou uma nova identidade chamada Dynasty, inspirada em um dragão chinês. Os faróis ficaram mais finos e baixos e as lanternas agora não ficam mais grudadas no vidro traseiro. O interior ficou ainda mais minimalista, perdendo quase todos os botões. O painel foi redesenhado e ganhou novo acabamento.
Será que o BYD Tan L vai ter mais espaço no mercado que o Tan atual? Conte para nós nos comentários.