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A Ford admite que as marcas chinesas estão à frente

Antes associadas às cópias ou produtos inferiores, agora as marcas chinesas aprenderam a construir carros, e isso incomoda a Ford

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Antigamente, os fabricantes chineses eram frequentemente associados a cópias ou produtos que ficavam atrás de marcas renomadas, como Chevrolet, Volkswagen e as alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz, para citar. No entanto, parece que o jogo virou.

O que antes não era considerado uma ameaça pelas concorrentes agora desperta a atenção dos rivais. Após uma visita à China, o CEO da Ford, Jim Farley, comentou ao jornal Wall Street Journal que os veículos elétricos chineses representam uma ameaça existencial. Durante essa viagem, acompanhando o diretor financeiro John Lawler, ele admitiu abertamente que “esses caras estão à nossa frente”.

A Ford já enfrentou situações semelhantes no passado, sentindo na pele a ascensão das marcas japonesas, como Toyota e Honda, que têm retirado vendas do fabricante do oval azul desde a década de 1980. Além disso, a melhora dos fabricantes chineses pode ser associada ao crescente aprimoramento dos produtos da Hyundai e da Kia nas últimas décadas, especialmente no segmento de veículos elétricos.

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Kia EV5 [divulgação]

Atualmente, a marca norte-americana está desenvolvendo uma nova plataforma dedicada a veículos elétricos de baixo custo para combater essa ofensiva chinesa, assim como a Tesla. Inicialmente, a Ford planeja lançar um pequeno crossover 100% elétrico, embora seja improvável que ele seja comercializado nos Estados Unidos. Assim, o principal mercado para o Puma-E será o europeu, onde o fabricante adiou sua meta de se tornar totalmente elétrico até 2030.

Embora a Ford tenha poucos veículos totalmente elétricos atualmente, um SUV eco-friendly estava programado para ser lançado em 2027, mas foi cancelado no mês passado. Além disso, a Ford está reduzindo seus gastos com veículos elétricos em 10% e adiando pela segunda vez a próxima geração da picape elétrica F-150. Inicialmente agendada para 2025, mas adiada para 2026 e, agora, para 2027.

Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]
Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]

Muitos governos ao redor do mundo perceberam a ameaça chinesa e estão implementando tarifas sobre veículos elétricos fabricados na China para os mercados de exportação. Na semana passada, Joe Biden anunciou um imposto de 100% sobre os carros elétricos Esse imposto de importação entrará em vigor em 27 de setembro, conforme noticiado pelo Motor1.

Na próxima semana, a União Europeia também deve votar sobre tarifas mais altas. De acordo com a Automotive News Europe, a União Europeia pretende impor uma tarifa de 36,3% à SAIC. A empresa-mãe da Volvo, Geely, pode enfrentar uma taxa de 19,3%, enquanto os carros da BYD enviados para a Europa poderiam ter uma tarifa de 17%. No entanto, a Bloomberg informa que essas taxas provavelmente serão reduzidas.

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BYD Shark [divulgação]

O que você acha dos carros chineses? Acredita que eles estão à frente dos modelos das marcas generalistas ou premium? Escreva nos comentários!



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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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