Apresentado na China, o inédito Ford Equator é o mais novo irmão do Territory. Pensado para o mercado local, mas com potencial de exportação, ele tem porte avantajado e espaço para oito pessoas. A mira é apontada diretamente para Chery Tiggo 8, Volkswagen Tiguan Allspace, Jeep Grand Commander e JAC T80.
O modelo é inédito em todos os mercados e feito junto da Jiangling. Com 4,90 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,75 m de altura e entre-eixos de 2,86 m, ele é um dos maiores SUVs produzidos pela Ford. Não chega no mesmo nível de Explorer e Expedition, mas é maior que Edge e Territory.
Comparado ao CAOA Chery Tiggo 8, o Equator é 20 cm mais longo, 7 cm mais largo, 5 cm mais alto e tem entre-eixos 16 cm mais cumprido. Isso faz com que o Ford esteja mais próximo da categoria de SUVs grandes do que de médios.
EcoBoost sem Powershift
Para dar conta de todo seu opulento tamanho, o SUV conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo EcoBoost. São 224 cv e 36,7 kgfm de torque transmitidos para as rodas dianteiras. Tração integral é opcional, mas não deve ser tão optada pelos consumidores, visto o perfil mais urbano do Ford Equator.
A transmissão é do tipo automatizada de dupla embreagem com seis marchas. Mas fiquem tranquilos, não se trata do problemático câmbio PowerShift que equipou alguns modelos da Ford no Brasil como EcoSport, New Fiesta e Focus.
A cabine é moderna com desenho que foge totalmente a outros modelos da Ford. Exemplo disso é a integração da central multimídia com o painel de instrumentos bem ao estilo Mercedes-Benz.
De olho no futuro
Por fora, o SUV segue a nova linguagem visual da marca. Grade frontal gigantesca e ovalada se liga aos faróis por um friso cromado. Por falar nos faróis, eles são divididos e totalmente formados por LEDs. A porção luminosa principal fica no meio do para-choque e conta com três blocos luminosos.
Ainda não há confirmação de venda do Ford Equator fora da China. Considerando a forte expansão da Ford no mercado de SUVs e a importação do Territory de lá para o nosso país, a vinda do novo SUV não seria grande surpresa.
>>VW Tiguan sobe de preço de novo e ganha pacote Black por R$ 226.830
>>CAOA Chery Tiggo 8 2022 chega mais equipado por R$ 175.620
>>Agora SUV, Ford Fusion deve contar com motor híbrido de 225 cv