
A parceria recente entre a Volkswagen e a Ford pode fazer com que o Fiesta volte a ser produzido no futuro. O que acontece é que as marcas compartilham suas expertises e também plataformas. Desse modo, o hatch compacto norte-americano pode se inspirar nos futuros ID.1 e ID.2 para voltar a viver e assim atazanar o BYD Dolphin e companhia.
O último Fiesta 0km saiu da linha de produção na Alemanha em 2023. Agora, ele poderia se inspirar no futuro ID.2all, por exemplo, para renascer. Eles podem compartilhar a plataforma MEB Entry e a parte mecânica. Martin Sander, chefe de vendas e marketing da Volkswagen, foi entrevistado pelo Auto Express e deu indícios do que o público pode esperar para o futuro.
De acordo com Sander, a parceria entre as marcas está sendo muito bem sucedida e que ambas fabricantes não descartam projetos futuros e que compartilhem tecnologias. Desse modo, o Ford Fiesta poderia voltar a ser produzido. Só que, como elétrico e teria um visual bem diferente do que ele tinha até pouco tempo atrás.

Vai ressuscitar mesmo?
Por mais que a montadora dona da Ranger foque atualmente em modelos mais caros, seja no mercado internacional ou brasileiro, ela segue atenta ao mercado. Isso quer dizer que os executivos da fabricante estão de olho na demanda do público e pode investir conforme “a música tocar”.
Vale lembrar que a parceria entre a Volkswagen e a Ford não resulta apenas na possível volta do Fiesta. Atualmente, os SUVs Capri e Explorer usam diversos componentes vistos em carros da marca alemã. O Auto Express ainda fez uma projeção de como poderia ser a nova geração do Fiesta.

Na imagem, o hatch traz na dianteira um ar mais futurista. Os faróis são arredondados e interligados por uma barra iluminada e a grade central é fechada, típico de carros elétricos. Além disso, há uma ampla entrada de ar na parte inferior do para-choque. Contudo, por mais que o ID.2all, a “inspiração” do novo Fiesta, não deve demorar para ser lançado oficialmente, o hatch da Ford ainda não tem confirmação de vinda e nem data de lançamento.
No Reino Unido, por exemplo, o modelo mais barato da montadora norte-americana é o Puma Gen-E e ele parte de £ 29.995 ou cerca de R$ 192 mil. E se o Fiesta renascer, ele poderia ser posicionado abaixo e assim ter um preço mais competitivo.
Será que o Fiesta vai voltar mesmo? Você gostava do hatch compacto? Conte nos comentários