Quem diria que os carros chineses iriam ditar o mercado daqui para a frente por conta da eletrificação? Prova disso é que, em recente entrevista, o CEO da Ford, Jim Farley, declarou que quer que o mundo abrace novamente os carros pequenos. O foco da marca é fazer um elétrico compacto na faixa de US$ 30 mil. E quem está nesse segmento? BYD Dolphin.
Segundo Farley, durante sua entrevista na CNBC, “precisamos voltar a ter amor por carros pequenos. É super importante para a nossa sociedade para a adoção dos carros elétricos. Estamos apaixonados por esses carros gigantescos e eu os amo também, mas o maior problema deles é o peso”.
Por isso, a Ford quer desenvolver novamente carros de pequeno porte, mas focados em eletrificação. Há um plano da marca do oval azul em produzir um modelo na faixa de US$ 30 mil em 2027. Esse valor é a faixa na qual o BYD Dolphin está, principalmente na Europa, onde tem obtido bastante sucesso.

Mas vai ser um SUV?
O que ainda não ficou claro é como a marca fará isso. Como está focada atualmente em SUVs e picapes, esse novo elétrico da faixa do BYD Dolphin pode ser um SUV de pequeno porte. Contudo, a marca pode voltar atrás e ressuscitar o Fiesta ou o Ka como um elétrico para rivalizar com o BYD Dolphin e com o GWM Ora 03, além de outros elétricos.
O que se temos certo por enquanto é que o Puma, sucessor do EcoSport, terá uma variante 100% elétrica em breve. O SUV é focado na Europa, mas pode ser vendido nos EUA e em outros mercados com o objetivo de ampliar a gama de carros 100% elétricos da Ford. Só que, vale lembrar, recentemente a marca começou a desistir da eletrificação total.

Você acha que o tipo de carro elétrico ideal é um modelo como o BYD Dolphin? Conte nos comentários.
![Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Ka-FreeStyle-01_edited-1200x719.jpg)

Queria saber em que momento o BYD Dolphin foi citado pelo CEO da Ford pra ter sido destacado na matéria
o que tem a ver?
A entrevista está no Youtube da CNBC.
A pergunta "Mas vai ser um SUV?" é afrontosa.
Por que a "imprensa especializada" só fala de SUV.
Pelo amor de Deus!!!!!
SUV é um engodo. Isso não é automóvel…
Em minha opinião aqui no Brasil a Ford não emplaca mais no segmento compacto de alto volume, deixou muita desconfiança e decontentamento depois de sair do país e fechar mais da metade de suas consecionarias colocando os que tinham carro da marca em uma situação bem ruim …