Home » Novidades » Ford Ranger ganha mais uma versão aventureira além da Storm e Raptor

Destaque

Ford Ranger ganha mais uma versão aventureira além da Storm e Raptor

Ford vive a teoria da prosperidade: por que tem somente uma versão off-road da picape Ranger se você pode ter três totalmente diferentes?

3 min de leitura

Produtos globais, por mais que sejam praticamente idênticos em todos os países em que são vendidos, vez ou outra passam por adaptações locais. Quer seja uma lanterna diferente, um para-choque mudado ou motorizações diversas, alguma adaptação existe. Prova disso é que a Ford Ranger agora tem três versões off-road.

Aqui no Brasil temos a Storm, que é a mais barata com motor 3.2 e única com visual e uma leve preparação para o fora-de-estrada. Lá na Europa e Oceania, a Ranger Raptor segue por uma abordagem mais radical, com direito a motor exclusivo e carroceria alargada.

Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]
Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]
Agora se junta ao grupo de versões off-road da Ranger a nova Wildtrak X. A princípio essa versão será exclusiva do mercado australiano. Ou seja, não há chances de que ela seja vendida no Brasil em um curto prazo. Afinal, esse papel é muito bem cumprido pela versão Storm recentemente avaliada pelo Auto+.

Coincidências com a Storm

Não é a primeira vez que a Ford Ranger conta com essa variante. Mas em seu retorno ao mercado australiano, a marca do oval azul decidiu por uma abordagem mais radical. A fórmula é parecida com a da Ranger Storm brasileira, tanto que as duas versões usam motor 3.2 cinco cilindros turbo diesel com câmbio automático de seis marchas.

Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]
Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]
A Ranger Wildtrak X ainda conta com opção de motor 2.0 quatro cilindros biturbo, mas esse incorpora transmissão automática de dez marchas do Ford Mustang. Como ela é posicionada como versão topo de linha da Ranger, ao contrário da Storm que é intermediária, a Wildtrak X tem mais itens de conforto.

Estão lá faróis com LEDs e projetor, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, estacionamento automático e monitor de pressão dos pneus. Em comum à Ranger Storm está a tração 4×4, painel parcialmente digital, central multimídia e assistente de descida.

Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]
Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]
Esteticamente a Ranger aventureira carrega para-lamas alargados pintados em preto brilhante, mesmo tratamento que a grade frontal recebeu. Há um quebra-mato na dianteira com direito a uma barra de LED que atua como luz auxiliar.

Ao contrário santantônio da versão Storm que é feito metal, o da Wildtrak X é o mesmo de plástico usado pela Ranger Limited. Há ainda barras no teto, retrovisores e maçanetas em cinza acetinado, rodas de liga-leve de 18 polegadas pretas e lanternas traseiras escurecidas.

Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]
Ford Ranger Wildtrak X [divulgação]

>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação

>>Avaliação: Chevrolet S10 High Country: não contavam com minha astúcia

>>Ford diz que próxima Ranger será melhor que a Volkswagen Amarok

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar