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Ford Ranger XL x Toyota Hilux STD Power Pack: qual caminhonete manual de entrada você contrataria para o trabalho pesado?

O Auto+ fez um comparativo especial entre a Ford Ranger XL manual e a Toyota Hilux STD Power Pack manual. Qual delas você compraria?

6 min de leitura

As caminhonetes médias são modelos indicados para quem usa o veículo para o trabalho pesado e anda em vias mal conservadas. Elas aguentam o tranco e enfrentam sem medo o que estiver pela frente. De olho em quem busca um modelo assim, o Auto+ comparou as Ford Ranger XL e a Toyota Hilux STD Power Pack. Ambas contam com câmbio manual e bastante disposição para o trabalho.

Traremos detalhes de visual, tamanho, capacidades e itens de série. Dessa forma, você pode conhecê-las um pouco melhor e vai bem preparado para um test-drive com as rivais. Então, aperte os cintos e aproveite a leitura.

Nada de sofisticação

Um ponto interessante da Ford Ranger XL manual é que ela não é a versão mais barata da linha. Esse posto é cumprido pela variante Black. Mesmo assim, a XL conta com diversos apliques escurecidos espalhados pela carroceria. Na dianteira, a grade e o para-choque não possuem pintura. Ao primeiro olhar, ela transmite pegada mais robusta.

Os faróis contam com acabamento interno preto, são amplos e não há iluminadores de neblina. Dos lados, ela tem maçanetas, capa dos retrovisores e caixas de rodas escurecidas. As rodas são de aço de 16 polegadas e sem a companhia de uma calota. Por sorte, existe um degrau lateral que ajuda a acomodar melhor a carga na caçamba. O adesivo 4×4 nas laterais acabam atraindo olhares.

Ford Ranger XL branca parada de traseira na estrada de terra
Ford Ranger XL [Auto+/Rafael Pocci Déa]

Na traseira, o para-choque é proeminente, as lanternas são verticais e o nome do modelo é estampado em destaque. Surpreendentemente, essa versão da Ranger só pode ser pintada de branco Artico. Já a Toyota Hilux STD Power Pack manual é a variante mais barata da caminhonete japonesa equipada com cabine dupla.

Sua grade é ampla, mas menor do que o da Ranger e tem contorno geométrico diferenciado. Os faróis contam com máscara negra e também não há iluminador de neblina. Nas laterais, a Hilux manual tem maçanetas, capas dos retrovisores e rodas de 17 polegadas pintadas de preto.

Toyota Hilux STD Power Pack manual cinza vista de trás
Toyota Hilux STD Power Pack manual [Divulgação]

E na parte de trás, ela opta por um desenho mais limpo e sem extravagâncias. Lanternas amplas, para-choque saliente e emblemas pequenos compõe o visual. No entanto, essa variante pode ser pintada em cinco cores distintas e um chamariz é o tom vermelho Volcano.

Motorização e tamanho

A Ranger manual traz o motor 2.0 turbo diesel de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor. Ele entrega 170 cv a 3.500 rpm e 41,3 kgfm de torque a 2 mil rpm. A transmissão tem seis marchas e a tração é integral. A suspensão dianteira é independente com braços sobrepostos e a traseira é por eixo rígido. O freio dianteiro é a disco ventilado e o traseiro é a tambor. Ela pesa 2.149 kg.

Sua velocidade máxima é de 164 km/h e o 0 a 100 km/h é feito em 12 segundos. O consumo urbano é de 10,3 km/l e o rodoviário é de 11,2 km/l. A autonomia da cidade é de 824 km e a da estrada é de 896 km. A Ranger XL manual tem 5,35 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,88 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba comporta 1.250 litros ou 1.071 kg de carga. O tanque de combustível tem 80 litros.

Motor da caminhonete Ford Ranger XL visto do alto
Ford Ranger XL [Auto+/Rafael Pocci Déa]

O ângulo de entrada é de 30°, o de saída é de 26°, a altura em relação ao solo é de 23,5 cm e ela suporta áreas alagadas de até 80 cm. A Toyota Hilux STD Power Pack manual conta com o motor 2.8 turbo diesel de 204 cv a 3.400 rpm e 42,8 kgfm a 3.400 rpm. A transmissão também tem seis velocidades e a tração é integral. O conjunto de suspensão e freios são iguais às da Ranger.

A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos. O consumo na cidade é de 9,7 km/l e a autonomia é de 776 km. Já na estrada, ela marca 11,2 km/l e roda até 896 km. A Hilux MT possui 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura e 3,08 m de entre-eixos. A caçamba leva 1 mil litros ou 1 mil kg de carga e o tanque de combustível tem a mesma capacidade da rival.

motor diesel da Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus [Auto+ / João Brigato]

Seu ângulo de entrada é de 29°, o de saída é de 26° e a altura em relação ao solo é de 28,6 cm. Seu peso é de 2.090 kg. Sua direção tem assistência hidráulica, já a Ranger tem o sistema elétrico de série.

Equipamentos de série

A Ranger XL manual chega ao Brasil equipada com central multimídia vertical de 10 polegadas, painel de instrumentos de seis polegadas e sete airbags. Além disso, ela tem vidros elétricos nas quatro portas e com função um toque, piloto automático e assistente de partida em rampas. Controles de tração e estabilidade e de descidas se destacam.

Volante multifuncional, faróis halógenos, DRL’s, provisão elétrica de reboque e diferencial traseiro blocante chamam atenção. Contudo, sua caçamba não possui revestimento. Por sua vez, a Toyota Hilux STD Power Pack vem com sete airbags, assistente de reboque e de subida e luz de frenagem emergencial automática.

Ford Ranger XL [Auto+/Rafael Pocci Déa]

Central multimídia de nove polegadas, quatro alto-falantes, sensor crepuscular e DRL’s vêm de série. Bloqueio do diferencial traseiro, bancos com revestimento sintético, ar-condicionado manual, protetor de caçamba e desembaçador do vidro traseiro são seus chamarizes. Apple CarPlay e Android Auto sem fio, retrovisores com regulagem elétrica e ganchos espalhados pela caçamba são seus atrativos.

A imagem é meramente ilustrativa.

Preços

A única versão manual da caminhonete norte-americana é vendida aos brasileiros por R$ 267.900. A garantia é de cinco anos e ela pode tanto ser comprada por cliente final quanto CNPJ. Tem como acessórios amortecedor da tampa traseira, trava de rodas, dispositivo anti-furto para rodas e Santo Antônio. Capota marítima com kit vedação e sistema que pode ser retrátil manual ou elétrico. O protetor de caçamba também é a parte.

Já a Hilux STD Power Pack MT é vendida por R$ 278.790. Cores como cinza Granito, vermelho Volcano, preto Atitude ou prata Argentum deixam a etiqueta do modelo R$ 2.010 mais cara. De adicionais, ela pode ter apliques cromados, assistente de abertura da tampa da caçamba, calha de chuva, engate para reboque e estribo lateral.

Toyota Hilux STD Power Pack manual vermelha vista de lado
Toyota Hilux STD Power Pack manual [Divulgação]

Entre a Ford Ranger XL manual e a Toyota Hilux STD Power Pack manual, qual você escolheria? Conte nos comentários


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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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