Home » Novidades » Futuro do Nivus e do T-Cross está na mão do novo VW T-Roc 2026

Novidades

Futuro do Nivus e do T-Cross está na mão do novo VW T-Roc 2026

Segunda geração do Volkswagen T-Roc será determinante para o que a marca fará com Nivus e T-Cross no Brasil no futuro

4 min de leitura

Olhe bem para o novo Volkswagen T-Roc 2026 apresentado na Europa. O segundo SUV mais vendido da marca no mundo e rei do segmento na Europa será forte influência para o futuro de Nivus e T-Cross no Brasil. Além disso, é o primeiro híbrido HEV da VW e que emprestará seu sistema para os modelos brasileiros.

Futuro do presente

Visualmente falando, o Volkswagen T-Roc 2026 já traz fortes influências da nova identidade visual da marca parcialmente empregada no Nivus. Os faróis são finos e levemente arredondados, sendo conectados por uma barra luminosa e que também traz LEDs no logotipo, tal qual o Golf GTI.

O para-choque tem uma abertura de ar única, que tem formato de T nas versões normais do SUV, incluindo pontos na cor da carroceria. Já no T-Roc R-Line, a parte inferior da entrada de ar lateral se conecta com a central e tudo é em preto brilhante. Dependendo da cor escolhida, o teto tem pintura contrastante. 

Volkswagen T-Roc R-Line 2026 amarelo com teto preto de frente
Volkswagen T-Roc R-Line 2026 [divulgação]

A traseira tem vidro inclinado em um meio termo entre o Nivus e o T-Cross, trazendo um certo ar de Honda HR-V da Volkswagen. As lanternas são conectadas e o visual como um todo é bem limpo. A coluna C grossa foi mantida, como uma clara indicação de que esse é o SUV do Golf.

Cabine tipo Audi

Por dentro, o Volkswagen T-Roc traz visual moderno e acabamento de qualidade, ao contrário da maioria dos VW nacionais. As portas tem desenho limpo, com maçaneta camuflada como na antiga Fiat Idea, além de pontos de LED que passam pelo tecido. Toda a porta tem acabamento macio.

interior volkswagen t-roc 2026
Volkswagen T-Roc 2026 [divulgação]

O volante é o mesmo do Nivus, que agora voltou a ter comandos físicos ao invés dos irritantes touch de antes. Painel de instrumentos totalmente digital é feito por uma tela grande e flutuante fazendo par com a central multimídia. O ar-condicionado é controlado por comandos touch abaixo da tela. Já o console central alto traz esportividade.

Meio do caminho

Nas medidas, o Volkswagen T-Roc 2026 se encaixa perfeitamente entre o T-Cross e o Taos. São 4,37 m de comprimento para o novo SUV cupê contra 4,21 m do SUV mais vendido do Brasil e 4,46 m do SUV médio mais esquecido do país. Em relação à geração anterior, o T-Roc cresceu 12,2 cm.

No entre-eixos, que agora mede 2,63 m, o SUV está 2,8 cm maior. Boa parte do crescimento do modelo foi para ampliar o espaço interno o porta-malas, que agora carrega 465 litros (20 a mais do que antes).

Futuro híbrido da Volkswagen do Brasil

Além de servir de base de design para as próximas gerações de T-Cross e Nivus no Brasil, o Volkswagen T-Roc também é o ponto de partida para o tão prometido sistema híbrido nacional. Toda gama de motores do SUV é baseada no 1.5 TSI que estreará no nosso país com o Taos reestilizado.

Volkswagen T-Roc 2026 traseira
Volkswagen T-Roc 2026 [divulgação]

As versões de entrada usam o motor 1.5 TSI em variante de 116 cv ou 150 cv, sendo que ambas são semi-híbridas. O torque é de 22.5 kgfm no modelo menos potente e de 25.5 kgfm  no modelo de 150 cv. Ou seja, repetindo os números do 1.4 TSI usado no Brasil, mas com muito mais economia. A transmissão é sempre dupla embreagem com sete marchas.

A grande estrela da gama, contudo, fica por conta do T-Roc Hybrid. O SUV híbrido combina o motor 1.5 TSI com um motor elétrico em duas configurações de potência, mas sempre o mesmo torque de 31,2 kgfm. A versão híbrida de entrada do Volkswagen tem 136 cv, enquanto o mais caro vai a 170 cv. Futuramente, a VW oferecerá o T-Roc R com o 2.0 TSI.

Você teria um Volkswagen T-Roc se fosse oferecido no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

0 comentário em “Futuro do Nivus e do T-Cross está na mão do novo VW T-Roc 2026”

  1. Bastos

    Não compraria pois detesto carros híbridos e elétricos!!!!!!

  2. Josemar Barbosa

    Boa tarde com certeza quero possui um já estou no aguardo da chegada

  3. Fabio Toledo de Lima

    Lógico que eu teria um T-Roc, agora eu não sei o que a VWB está insistindo nesse taos natimorto! Manter a identidade da marca é fundamental, não façam veículos com paralamas de Jeep!

  4. Rodolfo Zubaty

    Não de carros elétricos ou híbridos

  5. Rodolfo Zubaty

    Não de carros elétricos ou híbridos prefiro gasolina

  6. Francisco Miguel

    Muito bonito.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar