Na China, a Toyota tem uma joint venture com a GAC e ambas planejam novidades para o futuro, incluindo o sedan elétrico premium bZ7. Ele deverá ser posicionado como carro chefe da marca japonesa para o mercado chinês, está com lançamento previsto para acontecer no começo de 2026 e guarda diversas novidades. Aliás, ele poderá estrear tecnologias da Huawei e até da Xiaomi para se destacar no mercado.
A marca japonesa revelou essas novidades no Toyota Technology Day 2025, que aconteceu em solo chinês. No evento, a fabricante dona do Corolla anunciou as próximas gerações da minivan Sienna e do SUV parrudo Highlander. Por lá, ela tem união com a GAC e ambas anunciaram projetos de novas plataformas para carros elétricos e novas parcerias com a Xiaomi e Huawei para futuros modelos.
As montadoras terão uma arquitetura otimizada para veículos de até cinco metros e outra para modelos com mais de 5,3 m de comprimento. Elas poderão acomodar motorização elétrica, híbrida plug-in e até com extensor de autonomia. O novo bZ7 será o sedan principal da Toyota para os clientes chineses e ele vai usar a maior plataforma. A expectativa é que ele seja lançado no primeiro trimestre de 2026 e atazane o Tesla Model S.

Inteligência artificial é o futuro?
O sedan premium elétrico também trará como principal destaque o inédito sistema de motorização Huawei DriveOne. O recurso combina motor, inversor e mais componentes em apenas uma unidade integrada. Aliás, a marca especialista em celulares vai aparecer também de outro modo no sedan. Ela vai fornecer o sistema Huawei Hongmeng. Este recurso é especializado em conectividade.
Para se destacar no mercado, o sedan elétrico premium da Toyota trará diversos itens de condução semiautônoma ADAS e por meio de sensores LiDAR. Inclusive, a união GAC e Toyota está trabalhando para conseguir evoluir ao máximo e integrar a inteligência artificial com os novos itens ADAS e cockpits inteligentes para seus futuros carros.

Por exemplo, a GAC tem o desejo que o assistente de voz dos carros seja aprimorado e que até 2028, ele seja um recurso bem mais inteligente do que o software atual. Além disso, a Toyota anunciou parceria com a Xiaomi. A empresa dona do sedan SU7 Ultra vai se unir com a fabricante japonesa para aperfeiçoar o sistema de áudio e comunicação entre os passageiros dianteiros e traseiros dos automóveis por meio de telas e câmeras.
Todo mundo vai conhecer essas novidades?
As montadoras ainda pretendem desenvolver uma arquitetura que utilize inteligência artificial. Neste caso, o chassi seria capaz de entender qual a situação da via em que o veículo está sendo conduzido e assim pode ajustar a suspensão, amortecedores e mais componentes. Assim, a viagem dos ocupantes fica mais cômoda. A inteligência artificial ainda deve ser implementada nos setores de manufatura, pesquisa e desenvolvimento e mais áreas.
No entanto, uma dúvida permaneceu após a apresentação da Toyota. Não há confirmação que tanto o sedan premium elétrico quanto as demais novidades sejam lançadas em outros mercados além do chinês.
O que você achou do visual do novo sedan premium elétrico da Toyota? O que acha da inteligência artificial nos carros? Conte nos comentários


