Home » Novidades » Chinesa GAC quer construir fábrica em Goiás

Novidades

BYD e GWM que se preparem

Chinesa GAC quer construir fábrica em Goiás

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro com executivos da GAC e a marca anunciou novidades para o Brasil

3 min de leitura

O mês de maio ainda reserva boas novidades para o mercado automotivo. A chinesa GAC lançará oficialmente sua linha no próximo dia 23 de maio. Aliás, o Presidente da República do Brasil esteve em reunião com o presidente da montadora e eles debateram a entrada da marca em solo nacional. Os executivos já anunciaram investimentos para cá. Havia rumor de uso da fábrica da Mitsubishi Goiás para produzir seus modelos, mas não será assim.

Em uma reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da marca chinesa, Feng Xingya, contou que a montadora quer produzir inicialmente três modelos em solo brasileiro. Ele também afirmou que o investimento que a fabricante fará para o Brasil será de US$ 1,3 bilhão ou aproximadamente R$ 7,4 bilhões. Esse montante servirá para custear a produção dos veículos e para mais novidades.

A marca quer ter um centro de pesquisa e desenvolvimento próprio no Nordeste do Brasil. Mas, o principal destaque mesmo dessa reunião foi sobre a instalação fabril da montadora. O que acontece é que os executivos da GAC querem uma fábrica em Goiás. A planta de Catalão, da HPE Automotores, representante da Mitsubishi deveria ser usada para iniciar a fabricação dos GAC. Essa instalação produz atualmente a caminhonete média japonesa Mitsubishi Triton.

Entretanto, uma nota oficial enviada aos nossos parceiros do Motor1 afirma que a fábrica da Mitsubishi está fora de cogitação. Uma nova planta própria deve ser erguida, no entanto.

2025 será agitado

Mas, mais detalhes ainda seguem em segredo. A conversa entre os executivos e o Presidente brasileiro ainda rendeu outros debates. Feng e sua equipe chegaram a oferecer para Lula, uma frota de carros elétricos da sua fabricante para serem usados na próxima COP30. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, vai ser realizada no próximo mês de novembro, em Belém, no Pará.

GAC Aion Y Plus amarelo com detalhes pretos, visto de cima
GAC Aion Y Plus [Divulgação]

Por fim, a GAC terminou o encontro com o Presidente Lula reafirmando seu compromisso com o mercado brasileiro. Sua estreia oficial ocorrerá nos últimos dias de maio e seu portfólio oferecido será baseado em modelos elétricos, híbridos e até a combustão. Assim, a marca entende que pode surfar melhor em solo nacional e ter vendas mais expressivas.

A montadora afirmou ter investido pesado em pós-venda e que já possui um centro de distribuição de peças para o mercado brasileiro. Eles revelaram que os carros que chegarem e também que forem produzidos em solo brasileiro passaram por adaptações para atender melhor a clientela. Entre os carros cotados para serem os primeiros estão os elétricos da linha Aion.

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente e de lateral
GAC Aion UT [divulgação]

O UT é um hatch elétrico que quer atazanar o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. Outro modelo é o SUV Aion V, que pode ter 203 cv ou 224 cv e tem a minivan Aion Y Plus, com 4,53 m de comprimento e 135 cv. Outras opções ainda seguem em sigilo.

Você acha que a GAC fará sucesso entre os brasileiros? Acha que a BYD e a GWM devem se preparar para um embate acirrado com a nova marca chinesa? Conte nos comentários


YouTube video

Você também poderá gostar