A GAC chegou oficialmente no Brasil deixando claro que seu nome é “Gê-A-Cê”, não “gaque” como muita gente vem falando. Só que, para evitar o que aconteceu com o Oxxo, a marca chinesa vem divulgando vídeos e campanhas ensinando as pessoas a falarem da maneira certa. E isso pode ajudar a evitar o que aconteceu com o Oxxo e que quase afetou também a conterrânea BYD.
Apenas recapitulando, a rede de lojas de conveniência Oxxo chegou ao Brasil de maneira avassaladora abrindo diversas lojas no estado de São Paulo e em outras regiões. Por conta do nome exótico e sem propagandas, muita gente passou a chamar a rede de “ôcho”, como parecia lógico pela pronúncia brasileira.
Contudo, a empresa demorou a fazer ações para ensinar as pessoas que a pronúncia oficial é “Ó-quis-sô”, inclusive colocando placas abaixo do nome das lojas com a maneira correta de falar. O problema é que foi tarde demais para a rede de lojas de conveniência e muita gente já estava apegada à marca a chamando de “ôcho”.

Para evitar o efeito Oxxo, a GAC mal começou suas operações no Brasil e já impõe sua pronúncia oficial. A princípio, a marca chinesa tentou fazer pegar a pronúncia em inglês “Di Ei Ci”, tentando replicar o que a BYD fez. Só que, a fabricante do Dolphin Mini e do Song Plus tem como significado de seu nome a frase Build Your Dreams.
Mas, ciente de que o brasileiro não faria isso, mudou para “Ge-Á-Cê”, pronunciando cada letra separadamente. As ações da marca sempre reforçam o nome e até há um vídeo no instagram deles com vários famosos e funcionários reforçando a nomenclatura. Uma estratégia positiva para evitar que ela seja confundida com a JAC.

Você acha que a GAC vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.